Artigo | 14 de March

Bloco irá chumbar medidas de austeridade propostas pelo governo no PEC 4 que levam a economia portuguesa “para um abismo” e apresentará “alternativas de crescimento, alternativas de emprego, alternativas de justiça”.

Artigos Opinião Esquerda | 14 de March

Sob o título "BE vota a favor da intervenção da NATO na Líbia", Renato Teixeira no blogue 5 dias decidiu promover uma infame campanha contra o Bloco de Esquerda através do ataque aos eurodeputados deste partido. Em situação normal nem comentaríamos. Mas como uma mentira mil vezes repetida faz o seu efeito, aqui vai:

Author | 14 de March
Artigo | 14 de March

Um grupo de activistas dos movimentos Precários Inflexíveis e Mude Résistance estiveram à porta do desfile da Moda Lisboa, denunciando a existência de 70 falsos recibos verdes no MUDE. O Bloco de Esquerda interpelou o Ministério da Cultura.

Vídeo Esquerda | 14 de March

Imagens da manifestação em Ponta Delgada da "geração à rasca".

Artigo | 14 de March

A associação de psicólogos Psychologists for Social Responsability enviou uma carta aberta ao secretário americano de defesa, em que expressa uma profunda preocupação pelas condições de detenção de Bradley Manning, denuncia como injustificável a decisão de o manter nu na sela e apela ao fim do isolamento. Refere-se ainda que a literatura científica demonstra que este tipo de tratamento coloca em causa a possibilidade de um julgamento justo.

Artigo | 14 de March

Desde que iniciou a publicação de telegramas sobre a Tunísia, a WikiLeaks tem estado ligada à revolução no mundo árabe. A situação altera-se todos os dias, e a WikiLeaks continua a disponibilizar informação sobre a região. Perante a inevitável questão de saber se todos estes dados não dirão respeito a um mundo que já lá vai, a Foreign Policy elaborou um dossier sobre os "ArabLeaks", para determinar que informação se pode revelar pertinente para o presente e o futuro.

Artigo | 14 de March

O jornal sueco Expressen revela uma ligação nada inocente entre uma das acusadoras de Julian Assange e a oficial que deu início ao processo. A ligação entre as duas é política e pessoal, e remonta a um tempo anterior à visita de Assange à Suécia. Ao não ter alegado conflito de interesses e ao influenciar o desenvolvimento do processo, a oficial em questão é mais uma prova da irregularidade do processo e das dúvidas legitimas que têm sido levantadas quanto à possibilidade de um julgamento justo na Suécia.

Artigo | 14 de March

Pela primeira vez desde que se encontra detido, Bradley Manning faz um relato na primeira pessoa das condições em que tem sido obrigado a viver nos últimos meses. O documento, que foi divulgado no blogue do advogado do soldado que alegadamente terá passado os telegramas da diplomacia americana à WikiLeaks, confirma as denúncias que têm vido a público e nega categoricamente quaisquer comportamentos suicidas.

Artigo | 14 de March

Começou hoje à meia-noite a operação #blackmonday. Os Anonymous estão a divulgar na net emails trocados com um funcionário da seguradora Balboa, que trabalha com o banco. As alegações são de fraudes em grande número e condições de trabalho degradantes. A acompanhar durante o dia de hoje, apesar da instabilidade (previsível) do site do grupo.

Artigo | 14 de March

O Governador do Estado de Illinois, Pat Quinn, finalmente optou por promulgar esta semana uma lei que aboliu a pena de morte. Por Aline Cunico, da IPS

Artigo | 14 de March

A paralisação do transporte de mercadorias foi decidida pelas empresas do sector e teve início às zero horas desta segunda feira. As transportadoras fazem reivindicações sobre preço do gasóleo, descontos nas autoestradas SCUT e legislação laboral.

Artigo | 14 de March

Os trabalhadores do Metro de Lisboa paralisam nesta terça feira entre as 6.30h e as 10.30h. Outras greves estão marcadas no sector dos transportes. Os trabalhadores lutam contra os cortes salariais e exigem respeito pela negociação colectiva.

Vídeo Esquerda | 14 de March

Milhões de sobreviventes do sismo e do tsunami no Japão continuam sem água, electricidade ou comida no nordeste do país. Numa das regiões mais afectadas, já se calcula em 10 mil o número de mortos.

Artigo | 14 de March

Onze trabalhadores ficaram feridos na explosão, um deles com gravidade. Vítimas do terramoto e do tsunami estimadas em 20 a 30 mil. 600 mil pessoas estão abrigadas provisoriamente em instalações de emergência.

Artigo | 14 de March

Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se neste sábado em Madison, Wisconsin, contra a lei anti-sindical assinada pelo governador Scott Walker. Tendo sofrido uma derrota legislativa, os manifestantes afirmam-se determinados a prosseguir a luta e exigem a demissão do governador.

Artigo | 14 de March

PJ Crowley, porta-voz oficial do Departamento de Estado dos EUA, renunciou depois de ter dito publicamente: "O que o Departamento da Defesa está a fazer a Bradley Manning é ridículo, contraproducente e estúpido".