Artigo | 31 de December

Após reunir com a Comissão de Trabalhadores da empresa, o deputado do Bloco João Semedo condenou esta semana a "distribuição discricionária de prémios, incentivos e horas extraordinárias” na Águas do Porto, que chegam a atingir os 35 mil euros mensais.

Artigo | 31 de December

A par do aumento do IVA, esperam-nos, em 2012, aumentos nas comunicações, electricidade, gás, saúde, transportes, habitação, portagens, acesso à cultura, entre outros. A par do aumento do custo de vida, o governo ataca os rendimentos das famílias.

Artigo | 30 de December

Petição dirigida à Assembleia da República, convite aos “Reis Magos a circular na via sem pagar”, realização de uma assembleia pública de utentes são algumas das iniciativas previstas.

Artigo | 30 de December

O ano de 2011 foi o pior quanto a número de nascimentos em Portugal desde que se faz esse registo. Pela segunda vez, o número de nascimentos no país ficou abaixo dos 100 mil. Ao mesmo tempo, mais de cem mil portugueses deixaram o país.

Artigo | 30 de December

Iniciativa Legislativa de Cidadãos já está perto de recolher as 35 mil assinaturas necessárias. Promotores apelam a um esforço final. Será a segunda vez que uma lei proposta por cidadãos vai a discussão e a votos na Assembleia da República.

Artigo | 29 de December

A Comissão de Trabalhadores da Soflusa denuncia a intenção da administração da empresa em cortar quase meia centena de ligações fluviais entre Lisboa e Barreiro. "Ao fim de semana vai ser um descalabro", dizem os trabalhadores da empresa.

Artigo | 29 de December

O Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra disponibilizou online a bibliografia de João Martins Pereira, estudioso da história do capitalismo português e um dos intelectuais de referência para a esquerda desde os anos 60.

Artigo | 28 de December

Sindicato Nacional dos Maquinistas (SMAQ) anunciou que irá manter a greve total de 1 de janeiro assim como a greve até ao final do próximo mês às horas extraordinárias, “porque a empresa se recusou a reavaliar” o “procedimento de perseguição disciplinar aos maquinistas à luz do acordo de 9 de Junho”.

Artigo | 28 de December

Quantas vezes pensamos no retorno, no passado, e permanecemos quietos, mudos, perante um silêncio colado aos dias que passam, quotidianamente, pelo calendário das nossas vidas e afectos? Quantos rostos e vozes serão necessários para construirmos uma imagem possível e verdadeira deste Portugal pós-colonial? Por Sheila Khan, Buala.

Artigo | 26 de December

Para além das certezas do novo ano, que até a imprensa não mascara – a manchete do Jornal de Negócios desta segunda-feira é “Mais trabalho por menos dinheiro” - sabe-se que o Governo preparou também um corte brutal na duração do subsídio de desemprego. Desempregados com idades entre 45 e 50 anos são quem sente o maior corte: de 720 para apenas 180 dias.

Artigo | 24 de December

Mesmo antes de governo ter definido os valores, empresas como a Rodoviária de Lisboa, a Vimeca Transportes, a Scotturb e a Barraqueiro, anunciaram na imprensa que a partir de 1 de janeiro haverá novas tarifas.

Artigo | 23 de December

Na próxima semana, os trabalhadores da Tobis irão concentrar-se em frente à Assembleia da República em protesto pelo pagamento dos salários em atraso e contra a possibilidade de fecho da empresa.

Artigo | 23 de December

De acordo com um estudo divulgado pela CGTP sobre o emprego e o estatuto social dos jovens, 51% dos jovens trabalhadores com menos de 25 anos têm um salário inferior a 500 euros. O mesmo acontece com 24,5% dos jovens entre os 25 e os 34 anos.

Artigo | 23 de December

A reunião da CP com o Sindicato dos Maquinistas, para tentar evitar a grevecom início à meia-noite não terá surtido efeitos. Maquinistas da CP fazem greve esta sexta-feira, assim como nos próximos dias 23, 24 e 25 de dezembro, 1 de janeiro e também nas horas extraordinárias até ao final do próximo mês.

Artigo | 23 de December

CGTP considera que aumento das taxas moderadoras constitui um “um forte ataque à universalidade e acessibilidade dos trabalhadores e das suas famílias e demais população aos cuidados de saúde prestados pelo SNS”.

Artigo | 22 de December

Uma carta do porta-voz da Polícia de Segurança Pública dirigida a jornalistas "amigos de jornada" está a provocar polémica. O comissário Paulo Flor queria mais sensacionalismo na notícia da detenção dos dois suspeitos de roubo e sequestro por carjacking em Lisboa, para que o juíz se sentisse pressionado a aplicar-lhes a medida de coação mais grave.

Artigo | 22 de December

Um grupo de professores contratados e desempregados foi até à residência oficial do primeiro-ministro com bilhetes de viagem só de ida para vários destinos do planeta e uma mensagem muito clara: "Emigra tu!".

Artigo | 21 de December

Mediante a classificação divulgada pela Economist Intelligence Unit, serviço de investigação do “Economist”, Portugal desceu um lugar no ranking, passando a figurar entre os países que têm democracias com falhas. Medidas de austeridade enfraqueceram a coesão social e diminuíram ainda mais a confiança nas instituições públicas.

Artigo | 20 de December

Dois ex-gestores da empresa Ferrostaal foram condenados por terem subornado gregos e portugueses. O ex-cônsul honorário de Portugal em Munique recebeu 1,6 milhões de euros para convencer o governo de Barroso e Portas, mas em Portugal ninguém investiga o destino do dinheiro. A deputada bloquista Cecília Honório estranha "o silêncio da justiça portuguesa".

Artigo | 19 de December

Movimentos afirmam que os erros, já admitidos pelo Ministro Pedro Mota Soares, nos escalões relativos à contribuição dos trabalhadores independentes para a Segurança Social, ainda não foram corrigidos. Amanhã termina o prazo para o pagamento da contribuição de Novembro.