Artigo | 17 de November

Deputados bloquistas acompanham a preparação da greve geral e a resposta dos sindicatos e trabalhadores às ameaças de privatização das empresas de transportes e de redução do serviço público.

Artigo | 17 de November

A indústria do entretenimento nos EUA exerce pressão, com vários projetos de lei, para reforçar os meios contra a pirataria. Querem liberdade para autorizar ataques, concretamente bloqueando o acesso a sites.

Artigo | 17 de November

Interrogado sobre a posição da troika no sentido de o sector privado proceder a reduções salariais, à semelhança do que acontece no sector público, o primeiro-ministro português frisou que “o sector privado em Portugal também tem uma dívida que precisa de ser paga”. Patrões pedem, por sua vez, aumento da carga horária laboral, medida já proposta pelo governo.

Artigos Opinião Esquerda | 17 de November

O uso da fórmula salazarista pelo conselheiro de Passos Coelho terá sido um deslize freudiano?

Artigo | 17 de November

O movimento Precário Inflexíveis (PI) organizou, esta quinta-feira, um protesto em frente ao local onde se realizou o congresso da Confederação da Indústria Portuguesa, acusando os seus membros de serem os verdadeiros “beneficiários dos planos de austeridade”. O PI apelou à mobilização de todos os trabalhadores precários para a Greve Geral. Ver galeria de fotos.

Artigo | 17 de November

No ano passado, os lucros das concessões municipais e multimunicipais de serviços de água ascenderam a 72,2 milhões de euros, o dobro do que foi obtido em 2009. Sistemas municipais concessionados a privados atingiram um lucro de 14 milhões, o maior desde, pelo menos, 2002.

Artigo | 17 de November

A carência económica e o atraso no pagamento das bolsas de estudo justificam o abandono dos estudos por parte dos estudantes universitários. Nos primeiros 2 meses do atual ano letivo registou-se um aumento de 20% no número de desistências face a todo o ano letivo de 2010/2011.

Artigo | 17 de November

O Bloco de Esquerda iniciou o dia de mobilização para a greve geral com a distribuição de milhares de folhetos nos principais interfaces de transportes públicos em Lisboa. Seguiu-se uma reunião com o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal que discutiu a greve e os ataques que o Governo prepara para o setor.

Artigos Opinião Esquerda | 17 de November

O governo prepara-se para construir mais nove barragens. Ao todo, serão gastos dezasseis mil milhões de euros com as barragens, podendo-se antecipar um aumento de 10% nas tarifas de eletricidade como consequência.

Artigo | 17 de November

No 3º trimestre de 2011, registaram-se mais 22,8 mil jovens desempregados. A taxa de desemprego na faixa etária entre os 16 e os 24 anos cifra-se agora nos 30%, contra os 27% registados no trimestre anterior.

Artigo | 17 de November

Os planos de reforma do Fundo Monetário Internacional (FMI) prevêem que os trabalhadores aufiram pensões vitalícias a partir dos 50 anos. Ao mesmo tempo que impõe cortes salariais e diminuição das pensões em países como Irlanda, Grécia e Portugal, o FMI distribui pelos seus ex-funcionários pensões que chegam a ultrapassar os 7 mil euros mensais.

Artigo | 17 de November

O continente está a destruir os fracos para proteger os fortes. Mas será suficiente? Por James K. Galbraith.

Artigo | 17 de November

Se a sra. Merkel e o presidente do Deutschebank se reúnem para discutir, quem manda?, questiona Klaus Ernst, copresidente do Die Linke alemão. Em entrevista ao Esquerda.net, ele defendeu a separação do financiamento dos Estados dos mercados financeiros privados, através da criação de um banco público para os empréstimos públicos.