Artigo | 31 de October

No mesmo dia em que reviu em forte baixa o crescimento económico da zona euro, diminuindo de 2% para 0,3% as estimativas de aumento do produto para 2012, a OCDE avisou a Europa sobre os níveis incomportáveis de desemprego. O número de pessoas à procura de trabalho voltou a subir em Portugal e o país regista já a quarta taxa de desemprego mais elevada da Europa.

Artigo | 31 de October

A União dos Sindicatos de Lisboa anunciou duas acções de protesto para o dia 24 de Novembro: há concentrações de trabalhadores a partir das 11h no Rossio e das 15h na Assembleia da República.

Artigo | 31 de October

O "elefante branco" construído em 1995 em Santa Maria da Feira pela Associação Empresarial de Portugal teve o Estado como fiador. O Bloco acusa o Governo de não ter tirado o Estado dessa posição em Agosto, acabando agora por pagar os 30 milhões que a AEP não quis pagar.

Artigo | 31 de October

No fim da reunião da concertação social, CGTP e UGT criticaram o aumento de meia hora no horário de trabalho diário e dizem que a sua aplicação no sector privado "equivale a um sábado por mês de borla". Os patrões aplaudem e o ministro Álvaro Santos Pereira estuda agora o corte os dias de férias.

Artigo | 31 de October

A Federação Nacional dos Médicos não aceita a extinção do Instituto da Droga e da Toxicodependência e do seu "importante trabalho reconhecido e elogiado a nível internacional”. O governo quer acabar com o trabalho integrado no apoio e tratamento de alcoólicos e toxicodependentes, dispersando-o pelas Administrações Regionais de Saúde.

Artigo | 31 de October

As agências de "rating" atribuem, de forma reiterada e sistemática, notações mais exigentes e mais baixas aos Estados e autarquias do que às empresas e, principalmente, ao sector financeiro, diz um recente estudo académico.

Vídeo Esquerda | 31 de October

A troika e o governo adaptam um famoso anúncio da época de Natal para desejar boas festas aos portugueses.

Artigo | 31 de October

Não se sabe aonde, nem a que horas, mas algures no planeta deverá nascer hoje o habitante 7000 milhões. Faz apenas 12 anos que se celebrou o nascimento da criança 6000 milhões, no salto demográfico mais explosivo da história da humanidade. Todos os anos há mais 86 milhões de pessoas, a esmagadora maioria nos países mais pobres.

Artigo | 30 de October

Revista britânica The Economist analisa os resultados da cimeira europeia e diz que não se trata da 'grande bazuca', mas que, pelo contrário, pode empurrar a zona euro para a catástrofe.

Artigo | 30 de October

Coordenador do Bloco de Esquerda acusa Passos Coelho de admitir ajustes do memorando única e simplesmente para financiar os bancos, e diz que a greve geral representa o "renascer da democracia".

Artigo | 30 de October

Primeiro-ministro diz que o governo procura “encontrar soluções de maior flexibilidade” e que é irrealista o pressuposto de que as empresas públicas portuguesas financiem as suas dívidas no mercado internacional.

Artigo | 30 de October

Activistas virtuais de Egipto, Arábia Saudita e Paquistão fazem relatos sobre a importância dos novos média para a articulação do movimento crítico nos seus países. Entretanto, avanço maior da onda democrática ainda pára na repressão dos governos, bloqueio de sites e questões culturais. Por Marcel Gomes, Carta Maior

Artigo | 30 de October

Filme de Gonçalo Tocha sobre a ilha do Corvo vence a competição internacional. “Práxis”, de Bruno Cabral, vence a competição nacional de curtas-metragens.

Artigos Opinião Esquerda | 30 de October

O plano do governo sobre os transportes públicos na capital é um atentado ao direito democrático à mobilidade e tornará Lisboa numa cidade fantasma.

Vídeo Esquerda | 29 de October

Mariana Aiveca, José João Abrantes e Tiago Gillot falaram ao esquerda.net sobre a ofensiva contra os direitos dos trabalhadores e a resposta social necessária.

Artigo | 29 de October

Cartas de Angola não é um filme sobre a intervenção cubana em Angola, mas sim sobre a memória dessa guerra, sobre as marcas desse passado recente no presente dos cubanos. Por António Tomás, Buala.org

Artigo | 29 de October

Kristinn Hrafnsson, porta-voz da organização, diz-se confiante no sucesso da campanha para romper o bloqueio económico a que foi submetida a Wikileaks pelas grandes corporações. Por Natália Viana, Carta Capital.

Artigo | 29 de October

Proposta prevê que tempo de trabalho possa ser acumulado durante quatro semanas e ser usado na semana seguinte, quando a empresa poderá solicitar ao funcionário que labore mais dez horas.

Artigo | 29 de October

O anúncio de Pedro Mota Soares de que os trabalhadores independentes vão beneficiar este ano de um alívio de 270 euros decorre apenas da aplicação do Código Contributivo, uma legislação que já está em vigor desde Janeiro e que ele mesmo combateu abertamente no passado.

Artigo | 29 de October

Cortes de verbas no Orçamento de 2012 para a conservação da natureza “arriscam a destruição, potencialmente irreversível, de valores como a biodiversidade e o património natural”.