You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de May

As emissões de gases com efeito de estufa atingiram um valor recorde no ano de 2010 e fazem da tentativa de controlar o aumento da temperatura da Terra em dois graus praticamente uma “utopia”, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE).

Artigo | 22 de May

“Foram disponibilizados pela UE 44 milhões de euros para a despoluição da Bacia do Rio Lis. Daí nada resultou. Uma parte desse dinheiro desapareceu.” Entrevista com Rui Crespo, porta voz da comissão de defesa da Ribeira dos Milagres (Leiria) e candidato independente do Bloco de Esquerda por Leiria.

Artigo | 22 de May

Entre os principais factores que afectam as colheitas, verificou-se que a precipitação não teve grande influência na produção média global. No entanto os efeitos produzidos pela variação da temperatura média revelaram-se importantes para cada um dos produtos agrícolas estudados.

Artigo | 12 de May

Nos últimos sete anos, experimentamos desastres relacionados a eventos extremos em todas as partes do mundo. Nesse período, não houve um só ano sem registo de desastres de grandes proporções. Uma parcela significativa é de desastres associados a eventos climáticos extremos. Por Sérgio Abranches, do Ecopolítica

Artigo | 8 de May

Fukushima marca, em matéria de energia atómica, o fim de uma ilusão e o início da era pós-nuclear. Classificado agora no nível 7 ou superior na escala internacional de incidentes nucleares (INES), o desastre japonês é comparável ao de Chernobyl (na Ucrânia, ocorreu em 1986) devido aos seus "efeitos radioactivos significativos sobre a saúde humana e o ambiente".

Artigo | 3 de May

A tragédia de Fukushima, no Japão, não fez a Índia desistir da construção do maior complexo nuclear do mundo em Jaitapur, na costa ocidental, embora o governo tenha anunciado que imporá um rígido regime de segurança. Por Ranjit Devraj/IPSnews.

Artigo | 1 de May

Com o actual desastre nas centrais nucleares de Fukushima no Japão, algumas pessoas perguntam: pode a energia nuclear ser segura? A resposta é não. A energia nuclear nunca poderá ser segura. Por Karl Grossman