Artigo | 2 de April

Os manifestantes formaram um cordão humano de mais de 300 pessoas durante a manifestação deste sábado, 2 de Abril, à volta do Largo da Independência, em Luanda, para exigir Liberdade de Expressão. Ouviram-se gritos de ordem como "O povo, unido, jamais será vencido!" e "ZéDú Fora!".

Artigo | 2 de April

Neste sábado, um cordão humano em volta da estação de Vila Real reivindicou o regresso do comboio da Linha do Corgo, que foi encerrada há dois anos por razões de segurança. A acção foi convocada pelo Movimento Cívico pela Linha do Corgo.

Vídeo Esquerda | 2 de April

Miguel Portas fala da realidade das companhias de teatro estranguladas financeiramente pelos cortes do Ministério da Cultura.

Vídeo Esquerda | 2 de April

Após o despedimento ilegal de 70 falsos recibos verdes do Museu do Design e da Moda, estes trabalhadores concentraram-se à frente do Museu para ler uma carta que entregaram de seguida na Câmara Municipal de Lisboa.

Artigo | 2 de April

Entrevista com o Brigadeiro Matafrakuxz, que num concerto de hip hop em Luanda, denunciou a cultura do medo e incitou a plateia a vaiar o poder. Alinhou numa manifestação que não chegou a acontecer e está na marcha pela liberdade de expressão em Angola que decorre hoje. Marta Lança entrevistou-o para buala.org

Artigo | 2 de April

A integração da RTPN na direcção de informação da RTP foi oficializada numa comunicação interna na quarta feira. João Teixeira Lopes, dirigente do Bloco de Esquerda, considera que “é um péssimo sinal e uma cedência à agenda do PSD”.

Artigo | 2 de April

No dia 2 de Abril de 1976, o Padre Maximino Barbosa de Sousa e a sua aluna Maria de Lurdes, de 19 anos, foram assassinados pela explosão de uma bomba no carro em que seguiam. O atentado foi da autoria do movimento fascista MDLP, mas os seus autores nunca foram condenados.

Artigo | 2 de April

Numa conferência organizada pelo GUE/NGL no PE, os ex-ministros das finanças da Alemanha e Grécia, Oskar Lafontaine e Yannis Dragasakis, defenderam uma ruptura com a mentalidade neoliberal. Miguel Portas diz que em Portugal, depois dos planos de austeridade são precisas ainda mais pessoas para fazer um rico.

Artigo | 2 de April

Os trabalhadores despedidos concentraram-se junto ao Museu do Design e da Moda, responsabilizaram a Câmara de Lisboa pelos 70 despedimentos por e-mail e divulgaram uma carta que dirigiram ao presidente da Câmara, António Costa.

Artigos Opinião Esquerda | 2 de April

Este acidente mostra, mais uma vez, que não existe algo como o risco nulo e que as consequências da sua ocorrência são imprevisíveis, de difícil contenção e de uma gravidade alarmante para a saúde pública e o ambiente.

Artigos Opinião Esquerda | 2 de April

Este é um movimento revolucionário que não conhece fronteiras no interior do mundo árabe.

Artigo | 2 de April

A “família real” Al Khalifa não parece correr o risco de ser destronada, apesar dos protestos, o que poderá acarretar custos elevados. Por Michael Hudson.

Artigo | 2 de April

Ricardo Antunes, sociólogo do Trabalho, veio a Portugal lançar o livro "Infoproletários" e explicou ao esquerda.net as transformações em curso nas relações laborais e nas lutas dos trabalhadores nos dias de hoje.