Artigo | 31 de December

Após reunir com a Comissão de Trabalhadores da empresa, o deputado do Bloco João Semedo condenou esta semana a "distribuição discricionária de prémios, incentivos e horas extraordinárias” na Águas do Porto, que chegam a atingir os 35 mil euros mensais.

Artigo | 31 de December

O primeiro-ministro enviou um pedido de revisão do regime fiscal da zona franca da Madeira para a Comissão Europeia. Em 2009, das 3.000 empresas sediadas no Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) 2930 não pagaram impostos.

Artigos Opinião Esquerda | 31 de December

O ritmo de trabalho nas fábricas chinesas faz com que o trabalho de Chaplin no famoso “Tempos Modernos” pareça uma brincadeira.

Artigos Opinião Esquerda | 31 de December

A marca das lições aprendidas dos dois lados do Mediterrâneo em 2011 sobre a democracia foi a da simetria.

Artigo | 31 de December

A par do aumento do IVA, esperam-nos, em 2012, aumentos nas comunicações, electricidade, gás, saúde, transportes, habitação, portagens, acesso à cultura, entre outros. A par do aumento do custo de vida, o governo ataca os rendimentos das famílias.

Artigo | 30 de December

Bloco de Esquerda entrega taça na sede da empresa do “Rei da Cortiça”, em Aveiro, ironizando as declarações do homem mais rico de Portugal que afirmou: "Não me considero rico. Sou trabalhador".

Artigo | 30 de December

Petição dirigida à Assembleia da República, convite aos “Reis Magos a circular na via sem pagar”, realização de uma assembleia pública de utentes são algumas das iniciativas previstas.

Event | 30 de December

Exposição e Palestra

Fotografias de Francisco Fiães e Mário Cinco-Reis. Palestra “Viagens no Tua, com Vasco Callixto. Ver cartaz.
Lisboa, Auditório da estação de Metro do Alto dos Moinhos, 18h.

Lançamento do livro "Desigualdades em Portugal"
Apresentação de Daniel Oliveira. Ed. Le Monde Diplomatique.
Lisboa, Livraria Almedina - Atrium Saldanha, 18h30.

Seminário Internacional Cidadania Sexual das Lésbicas em Portugal e Espanha
Mais informações.
Lisboa, Centro de Cultura e Intervenção Feminista/UMAR.

Event | 30 de December

Exposição e Palestra
Fotografias de Francisco Fiães e Mário Cinco-Reis. Palestra “O Rio e o Caminho de Ferro”, com o Dr. Jorge Trigo. Ver cartaz.
Lisboa, Auditório da estação de Metro do Alto dos Moinhos, 18h.

Artigo | 30 de December

O ano de 2011 foi o pior quanto a número de nascimentos em Portugal desde que se faz esse registo. Pela segunda vez, o número de nascimentos no país ficou abaixo dos 100 mil. Ao mesmo tempo, mais de cem mil portugueses deixaram o país.

Artigo | 30 de December

Iniciativa Legislativa de Cidadãos já está perto de recolher as 35 mil assinaturas necessárias. Promotores apelam a um esforço final. Será a segunda vez que uma lei proposta por cidadãos vai a discussão e a votos na Assembleia da República.

Artigo | 30 de December

Novo regime de arrendamento aprovado em Conselho de Ministros vai expulsar as pessoas das suas casas, sem resolver os problemas deste mercado, denuncia o Bloco. Aumento de rendas significa um novo imposto sobre as famílias e mais dificuldades.

Artigo | 29 de December

Em julho, um relatório revelou que os bancos britânicos têm cerca de 300 mil milhões de dólares investidos em títulos dos chamados PIIGS. Um efeito dominó do euro produziria um buraco nas finanças dos bancos. Por Marcelo Justo, correspondente da Carta Maior em Londres

Artigo | 29 de December

Os principais partidos da Croácia falam da adesão à UE como se já fosse um caso consumado. Mas a decisão final só será firmada no referendo através do qual os cidadãos vão decidir. Por Jelena Šimac

Artigo | 29 de December

Após a unanimidade alcançada no referendo local proposto pelo Bloco de Esquerda, devido à autarquia ter iniciado a o processo de concessão a privados de 820 lugares de Estacionamento na Cidade, a Assembleia Municipal do Cartaxo decidiu respeitar na íntegra o resultado saído das urnas.

Artigo | 29 de December

Segundo a imprensa, as consultas nos hospitais públicos ficarão apenas 5,00€ mais baratas que nas clínicas privadas. Compreende-se agora que a questão dos aumentos de preços, da austeridade correlacionada, enfim, da dita crise, tem, apesar das medidas aparentarem decisões desconexas, um objetivo claro: a privatização pura e dura dos serviços públicos. Contributo de Jaime Crespo.

Artigo | 29 de December

A Embaixada dos Estados Unidos na Argentina entregou à organização “Abuelas de Plaza de Mayo” um importante documento sobre a apropriação de crianças durante a última ditadura militar. Por Francisco Luque, correspondente em Buenos Aires da Carta Maior.

Artigo | 29 de December

No dia 1 de janeiro, o Governo vai encerrar metade dos 622 quilómetros que se propõe cortar em 2012. Esta quinta-feira, autarcas e ambientalistas portugueses e espanhóis protestaram contra o encerramento do ramal de Cáceres e da Linha do Leste, que servia passageiros entre Abrantes e Badajoz.

Artigo | 29 de December

A Comissão de Trabalhadores da Soflusa denuncia a intenção da administração da empresa em cortar quase meia centena de ligações fluviais entre Lisboa e Barreiro. "Ao fim de semana vai ser um descalabro", dizem os trabalhadores da empresa.

Artigo | 29 de December

O Bloco de Esquerda vai propor ao parlamento que o apagão do sinal analógico de televisão seja adiado, para que ninguém fique excluído do acesso à tv. E quer que a Televisão Digital Terrestre cubra de facto toda a população, ao contrário do que pretende a PT.