Artigo | 30 de September

O Conselho Nacional da CGTP vai propor, nesta sexta feira num plenário de sindicatos e activistas sindicais, a realização de uma greve geral contra os sucessivos pacotes de austeridade.

Artigo | 30 de September

Perante as medidas anunciadas pelo Governo a maioria dos comentadores de televisões colocou apenas uma questão: se o pacote era ou não tardio. Nos blogues as críticas são mais vincadas e variadas.

Artigo | 29 de September

Milhares de trabalhadores manifestaram-se em Dublin e Galway, na República da Irlanda, e em Belfast e Derry, na Irlanda do Norte, contra a austeridade e sob o lema “Empregos sim, cortes não”.

Artigo | 29 de September

A Attac Alemanha, o Die Linke e outras organizações fazem um dia de acção de denúncia dos bancos e promovem uma ocupação simbólica do Banco da Alemanha.

Artigo | 29 de September

Uma amostra realizada pelas centrais sindicais em mil empresas de mais de 250 trabalhadores comprova o grande apoio. Sindicalistas denunciam violência policial contra os piquetes.

Artigo | 29 de September

No final da mobilização da CGTP em Lisboa, Carvalho da Silva diz que a central vai intensificar e ampliar a luta dos trabalhadores.

Artigo | 28 de September

Nas exposições “Viajar” e “Corpo”, integradas nas comemorações, há trabalhadores com contratação ilegal e que ainda não receberam, apesar de estarem a trabalhar desde Julho, denunciam os movimentos “Ferve” e “Precários Inflexíveis”.  O Bloco já questionou o Governo.

Artigo | 28 de September

As ligações fluviais entre Lisboa e Barreiro vão ser afectadas pela greve de duas horas por turno, terça e quarta feira, convocada pelo sindicato para protestar contra a perseguição aos mestres dos barcos.

Artigo | 26 de September

A tese historiográfica que considera a implantação do Estado Novo como a “causa natural do caos da I República” é uma interpretação "simplista e redutora", considerou o historiador e deputado do Bloco, Fernando Rosas.

Artigo | 26 de September

Walter Benjamin (Berlim, 15 de Julho de 1892 - Portbou, 27 de Setembro de 1940) foi um filósofo, ensaísta e crítico literário alemão, associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica. Na véspera do aniversário dos 70 anos da sua morte, e em jeito de homenagem, publicamos este ensaio de Michael Löwy.

Artigo | 25 de September

As comissões de utentes de todo o país estiveram reunidas e decidiram convocar uma jornada nacional de protesto contra as portagens nas SCUT, com buzinões e marchas lentas.

Artigo | 25 de September

Tim Berners-Lee, considerado o pai da web, defendeu em Londres a neutralidade da Internet. Em Portugal, o Bloco de Esquerda propôs na AR um projecto de resolução com esse objectivo.

Artigo | 25 de September

As universidades formam seres humanos e cidadãos plenos e não capital humano sujeito como qualquer outro capital às flutuações do mercado.

Artigo | 24 de September

Livro é já outra coisa, sim, mas continua o trabalho do José Luís Peixoto: a atenção à luta pela sobrevivência nos seres que podem amar.

Artigo | 24 de September

Profissionais da agência de notícias protestam contra a decisão da empresa de rejeitar negociar quaisquer aumentos salariais para o ano em curso. Administração recusa mesmo a proposta de conciliação de 1% de aumento salarial.

Artigo | 24 de September

Iniciativa levou o debate para as ruas de Lisboa, para “levar a democracia onde ela pertence”.

Artigo | 23 de September

A Procuradoria de Roma congelou 23 milhões de euros nas contas do Banco do Vaticano e lançou uma investigação contra o presidente da instituição, Ettore Gotti Tedeschi.

Artigo | 22 de September

O Ministério da Educação apresentou as metas para o sucesso escolar até 2015, mas já fez saber que não haverá mais investimento. Pais e professores contrapõem que faltam recursos às escolas para melhorar as aprendizagens.

Artigo | 22 de September

Nesta quarta feira, o Estado português colocou nos mercados financeiros 750 milhões de euros de obrigações do Tesouro. Os juros subiram significativamente e não faltaram compradores.

Artigo | 22 de September

O professor catedrático da Universidade de Coimbra apoia a iniciativa “Vamos à Luta”. Próxima acção é nesta quinta feira, em Lisboa no Largo de S. Domingos às 17.30h e no Porto às 18h em Santa Catarina.