You are here

Pesquisar

Artigos Opinião Esquerda | 5 de December

O Health Cluster de Portugal divulgou, com pompa e circunstância, um estudo sobre a sustentabilidade e o financiamento do SNS. Sem surpresas, o estudo sentenciou a morte do SNS.

Artigos Opinião Esquerda | 26 de November

Ninguém no governo acredita que este orçamento seja cumprido. Encerrada a sua discussão a única dúvida que resta é saber quantos dias o ministro das finanças ainda responderá por um orçamento que perpetua a crise económica e social do país.

Artigos Opinião Esquerda | 21 de November

A greve geral de dia 24 separa as águas. Com a greve estão os que dizem não a este orçamento, contra a greve estão todos aqueles para quem este orçamento é um verdadeiro brinde.

Artigos Opinião Esquerda | 22 de October

O governo pretende poupar 250 milhões de euros na despesa com medicamentos. O que não diz, é que essa poupança vai ser feita à custa do bolso dos cidadãos.

Artigos Opinião Esquerda | 10 de October

Estão em discussão e confronto quatro projectos. Como é natural, há pontos comuns mas, também, diferenças mais ou menos acentuadas.

Artigos Opinião Esquerda | 26 de September

No dia 1 de Outubro, todos vão passar a pagar mais na farmácia. Há uma alternativa a estas medidas capaz de produzir poupança tanto para o estado como para o doente...

Artigos Opinião Esquerda | 10 de September

Tarde e a más horas, a ministra da saúde acabou por entregar o primeiro relatório anual sobre os tempos de acesso dos portugueses aos cuidados de saúde... é um retrato preocupante da situação em que se encontra o SNS.

Artigos Opinião Esquerda | 28 de July

Austeridade e sacrifícios? Para todos? Na banca não sabem o que é. Mas perguntem a quem trabalha...

Artigos Opinião Esquerda | 17 de July

A realidade revela que a aplicação da lei foi um sucesso e um enorme progresso.

Artigos Opinião Esquerda | 9 de May

Apenas duas semanas de audições bastaram para justificar a utilidade e importância do inquérito parlamentar à tentativa de compra da TVI.

Artigos Opinião Esquerda | 13 de April

O congresso do PSD consagrou uma linha política abertamente liberal e ultra-conservadora tanto na economia como nos direitos sociais. Para Pedro Passos Coelho a política deve servir o mercado, privatizando empresas e serviços públicos, alargando as possibilidades de negócio dos grandes grupos económicos e financeiros a quem, de mão beijada, o estado deve entregar a exploração e gestão da escola pública, do SNS e da segurança social para além, claro, de tudo o que seja empresa pública.

Artigos Opinião Esquerda | 29 de March

A política do medicamento dos governos do PS é de sentido único: poupar à custa do bolso do cidadão. Foi assim com Correia de Campos, continua a ser assim com Ana Jorge. Nestes cinco anos, os medicamentos ficaram mais caros, as comparticipações do estado baixaram e os portugueses viram crescer a parte que lhes cabe pagar sempre que compram um remédio na farmácia. E, claro, nem a indústria nem as farmácias se queixam: para uns e para outros, o negócio continua apetecível. É assim a política do PS.

Artigos Opinião Esquerda | 16 de February

O INEM é um serviço essencial do SNS. Dele depende, muitas vezes, a salvação de uma ou mais vidas. O INEM assiste as situações de urgência e emergência, é o primeiro socorro nos casos mais graves.

Artigos Opinião Esquerda | 30 de January

O Parlamento aprovou esta semana importantes benefícios para muitos doentes crónicos, cerca de meio milhão. Os portadores de epilepsia, doença inflamatória do intestino e psoríase passam a estar isentos de taxa moderadora e, para estes últimos, a comparticipação do estado no preço dos medicamentos será feita pelo escalão máximo. Os projectos foram apresentados pelo Bloco.

Artigos Opinião Esquerda | 3 de January

O ano de 2009 girou entre duas palavras: crise e abuso.

Um ano de abusos. Na banca, quer dos gestores do BPP e do BPN, quer do governo que descarrega sobre os contribuintes o custo dos sucessivos avales e financiamentos públicos para tapar o buraco de bancos "assaltados" e sem futuro.