You are here

Pesquisar

Artigo | 26 de December

Uma das promessas de campanha do presidente Barack Obama foi proteger a liberdade na internet. Em dezembro de 2010, pode-se dizer que o presidente dos Estados Unidos não está a cumprir esse compromisso.

Artigos Opinião Esquerda | 17 de December

Graças às mensagens diplomáticas publicadas pelo WikiLeaks recentemente, os Estados Unidos, o maior contaminador da história do planeta, está envolvido em "um negócio muito, muito sujo".

Artigos Opinião Esquerda | 1 de December

Wendel Potter, ex porta-voz da gigante dos seguros de saúde Cigna, mencionou uma reunião de estratégia industrial na qual se tratou do tema de como responder ao documentário “Sicko”, de Michael Moore.

Artigos Opinião Esquerda | 25 de November

Vários documentos secretos do Kopassus mostram o nível de repressão política violenta exercida por este comando especial das forças armadas, agora, pela primeira vez em mais de uma década, com o apoio dos EUA.

Artigos Opinião Esquerda | 20 de November

“Guantánamo vai continuar aberta no futuro imediato”, disse esta semana um funcionário não identificado da Casa Branca ao “Washington Post”. Para ter um exemplo de como proceder com a tristemente célebre base naval norte-americana em Cuba, o Presidente Barack Obama devia olhar para um velho edifício da armada argentina em Buenos Aires.

Artigos Opinião Esquerda | 12 de November

As [últimas] eleições legislativas foram as mais caras na história dos Estados Unidos: custaram quase 4 mil milhões de dólares, dos quais 3 mil milhões foram gastos em publicidade.

Artigos Opinião Esquerda | 6 de November

Os bancos recuperaram a propriedade de 102.134 moradias no mês de Setembro de 2010, o que dá em média, uma casa a cada trinta segundos.

Artigos Opinião Esquerda | 31 de October

“Não posso entender que Blair ainda tenha vida pública. Parece-me que um político que tenha levado o seu país à guerra, utilizando pretextos falsos, cometeu o maior dos pecados”, diz o escritor.

Artigos Opinião Esquerda | 26 de October

Entre 1932 e 1972, o governo dos EUA levou a cabo estudos sobre os efeitos da sífilis, infectando centenas de pessoas e não as tratando.

Artigos Opinião Esquerda | 22 de October

Com os EUA a financiarem o governo iraquiano, o tratamento de prisioneiros é também claramente um problema norte-americano.

Artigos Opinião Esquerda | 30 de August

Alguém poderia afirmar com seriedade que não deveria existir uma igreja cristã junto ao local da explosão na cidade de Oklahoma apenas por Timothy McVeigh ser cristão?

Artigos Opinião Esquerda | 19 de July

As notícias sobre a negação de acesso dos média acumulam-se como bolas de alcatrão na praia.

Artigos Opinião Esquerda | 4 de July

A Administração Obama dá prosseguimento a detenções sem acusação em Guantánamo e na base aérea da Bagram e recorre aos privilégios do “segredos de estado” para fugir a acções legais.  

Artigos Opinião Esquerda | 21 de June

A raiva é palpável ao longo do Delta do Mississipi, diante das consequências da maior catástrofe ambiental na história dos EUA.

Artigos Opinião Esquerda | 27 de May

O poder e a riqueza da BP e de outras empresas petrolíferas quase não têm paralelo no mundo, e constituem uma ameaça às vidas dos trabalhadores, ao ambiente e até à democracia.

Artigos Opinião Esquerda | 26 de February

O Presidente Barack Obama vai enveredar pela via nuclear. Anunciou os iniciais oito mil milhões de dólares em garantias de empréstimo para a construção das primeiras novas centrais nucleares nos Estados Unidos, em perto de três décadas.

Artigos Opinião Esquerda | 28 de January

Port-au-Prince, Haiti - Tè tremblé é o crioulo haitiano para "terramoto". A sua tradução literal é: "A terra tremeu". Depois do enorme terramoto que devastou o Haiti, o fedor a morte está em todo o lado.

Artigos Opinião Esquerda | 25 de January

Uma acção destinada a tornar-se um marco histórico está a decorrer num Tribunal Federal de Nova York. As vítimas do apartheid na África do Sul apresentam queixa contra as corporações que, dizem, ajudaram o regime pré-1994. Entre as empresas multinacionais encontram-se a IBM, a Fujitsu, a Ford, a GM e os gigantes da banca UBS e Barclays. A acção judicial acusa as corporações de "participação por conhecimento em e/ou cumplicidade com os crimes do apartheid; de execuções extrajudiciais; de tortura, prolongada detenção ilegal e tratamento cruel, desumano e degradante. O pedido de indemnização por danos, apresentado pelos advogados, ascende a 400 mil milhões de dólares.

Artigos Opinião Esquerda | 18 de January

Dennis Brutus partiu pedras ao lado de Nelson Mandela quando estavam encarcerados juntos na tristemente célebre prisão da ilha Robben. O seu delito, semelhante ao de Mandela, foi lutar contra a injustiça e o racismo, desafiar o regime do apartheid na África do Sul. As armas de Brutus foram as suas palavras: elevadas, fulgurantes e poéticas. Foi excluído, censurado, e alvejado. Mas o seu compromisso, activismo de poeta e a sua defesa dos pobres, nunca vacilaram. Brutus morreu enquanto dormia a 26 de Dezembro na Cidade do Cabo, aos 85 anos de idade, mas viveu com os olhos bem abertos. A sua vida resume o século XX, e, inclusive até aos seus últimos dias, inspirou, guiou e mobilizou as pessoas na luta pela justiça no século XXI.