Para a Via Campesina, organização internacional da qual faz parte, entre outros, o Movimento dos Sem-Terra do Brasil, os governos continuam indiferentes diante do aquecimento do planeta. A seguir, a sua declaração no final da Cimeira de Cancún.
Manuel Alegre apresentou este domingo o seu manifesto eleitoral, dizendo que se candidata para defender o direito ao trabalho, assumindo o papel de "regulador e moderador político" em defesa do Estado Social. Em Lisboa, no CCB, mil pessoas ouviram também Jorge Sampaio e Maria de Belém.
O coordenador da Comissão Política do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, disse este sábado que as medidas anunciadas pelo Governo em matéria de reforma laboral, nomeadamente “o fundo para facilitar os despedimentos”, vão “destruir a economia nacional”.
Depois de algumas idas e voltas Lisboa-Madrid-Lisboa, e de outras idas e voltas Maputo-Joanesburgo-Maputo comecei a encontrar pontos de encontro entre a viagem no Sudoeste europeu e a viagem no Sudeste africano. Por Nuno Milagre/Buala.org.
A WikiLeaks fez esta sexta-feira uma coisa incrível: lançou um telegrama secreto do Departamento de Estado que trata, em parte, de mim e do meu filme Sicko, em Cuba. Por Michael Moore.
Os dois maiores sindicatos espanhóis, a UGT e as CCOO, promoveram este sábado cerca de quarenta manifestações contra o aumento da idade de reforma, juntando dezenas de milhares de pessoas em Madrid.
O Irão está a vencer e Israel a perder. Eis a surpreendente evidência a que se chega observando-se o rumo que as coisas tomaram no Médio-Oriente nos dois anos durante os quais foram redigidos a maioria dos telegramas do Departamento de Estado sobre dificuldades regionais do Irão. Por Juan Cole.
O debate de urgência marcado pelo Bloco, sobre a situação social e laboral, ficou marcado pela recusa do governo em garantir a actualização do salário mínimo nacional, prevista para 2011 e acordada na concertação social. Por João Semedo.
Manuel Alegre diz que a política de austeridade está a comprometer o futuro da Europa e a qualidade da democracia e defende que "o capitalismo financeiro não tem legitimidade para pôr em causa os órgãos democraticos".
… e o que pode ser feito para preveni-lo. A Guerra Que Não Se Vê é o novo filme de John Pilger relacionado com o papel dos media na promoção e limpeza das guerras contemporâneas. Entrevista por Daniel Trilling.