You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de July

Carro explodido à porta de uma mesquita em BagdadPelo menos 29 pessoas morreram e 136 ficaram feridas num conjunto de explosões em cadeia à porta de mesquitas xiitas de Bagdad. O principal ataque deu-se com um carro armadilhado que explodiu no parque de estacionamento da mesquita Al Chourufi, normalmente frequentada pelos partidários de Moqtada Al-Sadr.

Artigo | 31 de July

No Afeganistão morreram mais civis no primeiro semestre de 2009A ONU divulgou nesta Sexta feira que o
número de civis mortos no Afeganistão aumentou 24% nos primeiros 6
meses deste ano, em relação a 2008. Já em Fevereiro passado, a ONU
tinha anunciado que o número de civis mortos em 2008 tinha subido
40% em relação a 2008.

Artigo | 31 de July

Repressão policial da manifestação de 30 de Julho nas Honduras - Foto da LusaUma manifestação realizada na estrada
que liga a capital das Honduras, Tegucipalga, ao norte do país, foi
duramente reprimida pela polícia e pelo exército. 26 pessoas
ficaram feridas, entre as quais um professor atingido com um tiro na
cabeça e 88 pessoas foram detidas.
Segundo o sindicalista Juan
Barahona, esta terá sido a repressão mais brutal desde o início do
golpe de Estado.

Artigo | 30 de July

Uma em cada seis pessoas está sub-alimentadaO Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, anunciou a redução do seu orçamento em 3 mil milhões de dólares. A situação pode atingir contornos dramáticos dado que mais pessoas necessitam de apoio: 1,02 milhões de seres humanos estão subalimentados. Vários governos cortaram nos donativos alegando os efeitos da crise económica, embora não tivessem tido a mesma atitude para com os bancos.

Artigo | 30 de July

As multinacionais recorrem a mão de obra barata e sobre-explorada em países como as Honduras apra fabricarem os seus artigosVárias multinacionais escreveram uma carta a Hillary Clinton pedindo que se cumpram as resoluções internacionais que defendem o regresso de Zelaya. A Nike e a Adidas sub-alugam grande parte da sua produção a fábricas na américa central, e estão preocupadas com a baixa produção nas Honduras, devido à greve, ao recolher obrigatório e aos bloqueios de estrada.

Artigo | 30 de July

ebiya Kadeer, líder dos uigures, de 62 anos, vive exilada nos Estados Unidos desde 2005A líder uigur Rebiya Kadeer, em conferência de imprensa no Japão, afirmou que quase 10 mil uigures desapareceram numa só noite de repressão, aquando dos tumultos ocorridos no início de Julho na província chinesa de Xinjiang. O governo chinês lamentou que o Japão tenha recebido uma representante dos uigures, lamentando o apoio a actividades separatistas.

Artigo | 28 de July

os lucros do deutsche bank cresceram quase 400 milhõesO maior banco alemão, o Deutsche Bank aumentou os seus lucros do
segundo trimestre deste ano em 68 por cento. Segundo revelou o banco
esta terça-feira, a subida dos resultados foi impulsionada pela
banca de investimentos, apesar do aumento das provisões para o
crédito malparado.

Artigo | 28 de July

Hillary Clinton e Ehud BarakRobert Gates, secretário de Estado da defesa dos Estados Unidos da América terminou ontem a sua viagem a Israel com um ultimato ao Irão para que terminem os ensaios nucleares. Caso contrário, os EUA ameaçam endurecer a sua política. Segundo a imprensa israelita, os EUA querem assim tranquilizar Israel. Benjamin Nethanyahu e Ehud Barak, por sua vez, pedem que sejam adoptadas sanções ao Irão e prosseguem ensaios militares.

Artigo | 27 de July

Militar hondurenho arrasta apoiante de Zelaya, na zona de fronteira com a NicaráguaO presidente legítimo das Honduras, Manuel Zelaya, criticou Hillary Clinton por ter deixado de falar em "golpe de Estado" e por perder firmeza na condenação dos golpistas. Zelaya exige uma clarificação da posição dos EUA, enquanto aumenta a repressão sobre as centenas de pessoas que se dirigem à fronteira com a Nicarágua. Há relatos de tortura e assassinato de um manifestante e de que os militares barram a ajuda humanitária.
 

Artigo | 27 de July

Os professores temem represálias se fizerem denúncias formaisO Grupo GPS Educação e Formação, que detém mais de 20 escolas e colégios privados no país, exige aos professores a assinatura de cartas de despedimento no início de cada ano lectivo, para evitar a futura integração nos quadros e manter uma relação laboral de total precariedade. Alguns docentes são obrigados a trabalhar 60 horas semanais, à mercê de ameaças e inúmeras ilegalidades.

Artigo | 26 de July

Militar dos EUA dá treino a soldado hondurenho na base de Palmerola. Foto de army.mil, FlickROs principais meios de comunicação deixaram de focar um aspecto chave dos actuais acontecimentos nas Honduras: a base aérea dos EUA em Soto Cano, também conhecida por Palmerola. Antes do recente golpe de estado militar, o presidente Manuel Zelaya declarou que iria transformar a base num aeroporto civil, um desígnio a que o anterior embaixador do EUA se opunha. Mais ainda, Zelaya tencionava levar a cabo o seu intento recorrendo a financiamentos venezuelanos.
Por Nikolas Kozloff, Counterpunch

Artigo | 25 de July

Esfandiar Rahim Mashaie renunciou ao cargo horas depois de ter sido nomeadoNomeado muito recentemente para primeiro vice-presidente do Irão - posto que substitui o Presidente na sua ausência - Esfandiar Rahim Mashaie não resistiu à pressão do líder Supremo do Irão - que havia feito um ultimato -  e renunciou ao cargo. O episódio revela divisões no sector conservador da hierarquia iraniana.

Artigo | 25 de July

Entrada de Manuel Zelaya nas Honduras. Foto EPA/LUSAO presidente legítimo das Honduras, Manuel Zelaya, conseguiu entrar no seu país a partir da fronteira com a Nicarágua. Ainda dialogou com alguns militares mas, perante a ameaça de detenção, recuou, regressando à Nicarágua. Milhares de pessoas acorreram à zona da fronteira para receber Zelaya, tendo sido reprimidas com gás lacrimogénio pelos militares e polícia hondurenha. Veja aqui o vídeo.

Artigo | 24 de July

O Líder Supremo do Irão, Ali KhameneiA televisão pública do Irão informou que o Líder Supremo, Ali Khamenei, enviou uma carta ao presidente eleito Mahmoud Ahmadinejad exigindo que este desista de nomear Esfandiar Rahim Mashaie para o cargo de primeiro vice-presidente. Mashaie é um homem da confiança pessoal de Ahmadinejad. A carta põe a nu as divisões no chamado sector conservador da hierarquia iraniana.

Artigo | 24 de July

José Miguel Insulza. Foto de Pontificia Universidad Católica de Chile, FlickRSeis décadas depois de criada, a OEA
continua submetida à pressão de provar a sua utilidade e a vantagem
de os países latino-americanos e das Caraíbas compartilharem uma
organização regional com os seus vizinhos ricos do norte, Estados
Unidos e Canadá. O golpe nas Honduras aumentou esta pressão.

Por Humberto Márquez, de
Caracas para a IPS

Artigo | 22 de July

Michael TaylorO presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou Michael R. Taylor para o cargo de assessor sénior de Margaret Hamburg, presidente da Food and Drug Administration (FDA), órgão do governo americano que regulamenta alimentos e medicamentos. O passado de Taylor está intimamente ligado à aprovação dos transgénicos nos EUA (e, em consequência, no mundo). Artigo do Boletim ASPTA (Brasil).

Artigo | 22 de July

A central nuclear de KruemmelNo passado dia 4 de Julho a opinião pública alemã foi confrontada com a informação de que na central nuclear de Krümmel, em Geesthacht (Schleswig-Holstein), perto de Hamburgo, se tinha verificado uma avaria, tendo o reactor sido desligado e a central saído da rede de fornecimento de energia.
Por João Alexandrino Fernandes, de Tübingen para o Esquerda.net

Artigo | 21 de July

Julho foi um mês mortífero para as forças americanasNo mês mais mortífero para as forças
americanas desde o início da guerra, com pelo menos 27 mortos, novos
ataques suicidas de talibans mataram 6 pessoas, feriram 4 e criaram
sérios problemas às forças de segurança.

Artigo | 21 de July

os soldados destinam-se a missões no Iraque e no AfeganistãoApesar da anunciada retirada militar do Iraque, o secretário da Defesa norte-americano anunciou um aumento substancial das tropas para prosseguir a guerra no Afeganistão e no Iraque e “aliviar a pressão” do exército americano.

Artigo | 20 de July

zona franca da Madeira ou paraíso fiscal?A Madeira pode passar a ocupar a lista negra dos paraísos fiscais. Segundo os critérios mais apertados propostos agora pelo ministro da economia do governo italiano, Giulio Tremonti, a ilha ficará, no que toca a isenções fiscais, mais perto das Ilhas Cook e das ilhas Caimão.

Pages