You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de January

Monumento à Uma escultura erigida no Iraque em
homenagem ao jornalista que em Dezembro atirou os sapatos contra
George W. Bush foi retirada por ordem das autoridades locais, depois
de ter permancedio apenas um dia num local público em Tikrit, cidade
natal do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein. As autoridades
locais argumentaram que os locais públicos não devem ser usados
para instalações com motivações políticas.

Artigo | 30 de January

Desemprego não pára de aumentar, mas Cavaco culpa os divórcios pelo surgimento dos "novos pobres"
Só em Dezembro, 230 mil pessoas passaram a fazer parte dos desempregados da zona euro, que somam já cerca de 12,5 milhões. O Eurostat divulgou os números, com Portugal a manter a tendência de subida. Com uma taxa de desemprego a aproximar-se dos 8%, o presidente Cavaco Silva foi a Fátima declarar que "a maioria dos casos de 'novos pobres' está associada a situações de divórcio" e voltou a atacar o fim do divórcio litigioso aprovado na Assembleia da República.

Artigo | 30 de January

Multinacional Manitowoc vai despedir em Gondomar e ParedesA multinacional norte-americana Manitowoc anunciou o despedimento de 2100 trabalhadores das suas fábricas espalhadas pelo mundo. As unidades de Gondomar e Paredes vão sofrer com a medida e mais de 250 operários já têm os seus contratos a prazo suspensos.

Artigo | 29 de January

Qimonda em DresdenOs trabalhadores da
Qimonda de Dresden, a principal fábrica da empresa na Alemanha, vão
manifestar-se em defesa dos postos de trabalho, na próxima Terça-feira naquela
cidade alemã.
Entretanto, o administrador de falência, o Dr. Michael Jaffé, estará em
Portugal nos próximos Domingo e Segunda-feira.
Artigo com a participação de João Alexandrino Fernandes, em Tübingen, Alemanha.

Artigo | 29 de January

Vale do Ave, Estarreja e zona norte de Lisboa são alguns dos locais que violam as normas comunitáriasA Comissão Europeia decidiu intentar uma acção contra Portugal e outros nove Estados-membros por incumprimento da norma comunitária de qualidade do ar em relação a partículas de suspensão perigosas. No conjunto destes 10 países, as infracções afectam 83 milhões de pessoas em 132 zonas diferentes, onze delas em Portugal.

Artigo | 29 de January

Para a banca há milhões, para os trabalhadores nem tostões. Concentração de trabalhadores da CGTP, foto de arquivo da LusaSó esta semana 384 trabalhadores foram despedidos em Portugal e mais de três mil têm os seus postos de trabalho em risco devido ao anúncio de encerramento de várias empresas. As instituições de solidariedade social registam um aumento dos pedidos de ajuda e temem o agravamento da situação. Também a Organização Internacional do Trabalho foi obrigada a rever as suas previsões e calcula em 50 milhões o aumento do número de desempregados no Mundo em 2009.
 

Artigo | 28 de January

Grupo Groz-BeckertA fábrica de agulhas industriais
Euronadel, de São Domingos de Rana, vai encerrar definitivamente a
actividade, uma decisão que implica o despedimento dos seus 182
trabalhadores. O anúncio foi feito pelo grupo alemão Groz-Beckert,
que justificou o fecho pela "deterioração de diversos factores
do mercado global, em particular da indústria têxtil" - da
qual a fábrica depende totalmente - o que colocou a necessidade de
reduzir a sua "sobrecapacidade produtiva".

Artigo | 28 de January

Manifestação de professores em Belém. Foto de Paulo Carriça, LusaA Fenprof acusa o governo de não cumprir um acordo que permitiria que se
aposentassem os professores que leccionavam em regime de monodocência
e que, até 31 de Dezembro de 2010, completassem 32 anos de serviço
e 52 de idade. Este incumprimento de um compromisso negocial obriga
estes docentes a trabalhar mais 13 anos, diz a Fenprof. Esta
quarta-feira, governo e professores voltam à mesa das negociações.

Artigo | 27 de January

A rede ex Aequo alerta para o bullyng que se exerce sobre jovens homossexuaisPelo menos seis jovens agredidos por causa da sua orientação sexual abandonaram precocemente a escola, segundo o relatório de 2008 da Rede Ex Aequo - Associação de Jovens Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgéneros e Simpatizantes. A associação recebeu um total de 92 denúncias de discriminação - 19 das quais relatam agressões físicas - e exige do governo medidas urgentes para mudar esta realidade.
 

Artigo | 27 de January

O gigante farmacêutico Pfizer anunciou o despedimento de 19 mil pessoasSó nesta segunda-feira foram anunciados 72 mil despedimentos, na Europa e nos EUA, por oito multinacionais que no total empregam mais de um milhão de trabalhadores. Mas este número não pára de aumentar: já esta terça-feira a IBM anunciou que vai cortar 2 800 postos de trabalho e a Fiat avisou que se não tiver ajuda do governo italiano vai despedir 60 mil pessoas.
 

Artigo | 26 de January

Bandeiras da Qimonda e da Infineon junto às suas instalações em Neubiberg, perto de Munique (Alemanha)Em todo este processo à volta da falência da Qimonda existem algumas circunstâncias que, e é o mínimo que se pode dizer, causam alguma estranheza. Se forem tomadas isoladamente, passam-nos despercebidas, mas vistas em conjunto levam-nos a uma conclusão diferente.

Artigo de João Alexandrino Fernandes, de Tübingen, Alemanha, para o Esquerda.net

Artigo | 26 de January

Um manifesto com o título "Não calem o JN" foi lançado por um grupo de pessoas do Porto e está a recolher assinaturas de jornalistas, autarcas, artistas e políticos. O manifesto foi lançado na sequência do despedimento de 122 trabalhadores do grupo Controlinveste, 23 dos quais jornalistas do Jornal de Notícias. O manifesto começa por salientar que o JN é o único "jornal de dimensão nacional sedeado fora de Lisboa".

Artigo | 26 de January

Qimonda, fábrica em Vila do Conde - Foto da Lusa
Os delegados sindicais da Qimonda vão hoje reunir com o Sindicato das Indústrias Eléctricas do Norte para discutirem as consequências imediatas do pedido de falência da casa-mãe alemã na fábrica de Vila do Conde. O delegado sindical Bruno Fonseca, em declarações ao DN, considera que de imediato estão em risco 1.150 postos de trabalho, dos 1.700 que a empresa actualmente possui em Portugal. A deputada do Bloco Alda Macedo visitou a Quiminda esta segunda-feira.

Artigo | 24 de January

Concentração de professores em frente ao Palácio de Belém - Foto da LusaEntre dois a três mil docentes,
segundo Mário Machaqueiro da Associação dos Professores em Defesa
do Ensino (APEDE), manifestaram-se neste Sábado em frente ao Palácio
de Belém.
O protesto foi convocado por diferentes movimentos
independentes de professores, que intervieram criticando a política
do governo e do ministério da Educação e defendendo a continuidade
da luta.

Artigo | 24 de January

Um relatório da Polícia Judiciária
aponta para um crime de homicídio não qualificado, mas negligente,
no caso do jovem “Kuku”, de 14 anos, morto a tiro por um agente
da PSP. Segundo o jornal Expresso deste Sábado, a versão do agente
da PSP já foi alterada várias vezes. O agente da PSP permanece ao
serviço, mas desarmado e sem contacto com o público.

Artigo | 24 de January

Instalações da Qimonda em Dresden - Foto da LusaSegundo as notícias
publicadas nesta Sexta feira na imprensa alemã, a empresa fabricante
de "chips" Qimonda está em situação de falência, tendo
apresentado nesta Sexta feira, pela manhã, o pedido de declaração
de falência no tribunal de primeira instância de Munique. O
requerimento vai agora ser autuado e distribuído, posto o que o juiz
a quem o processo couber decidirá sobre as diligências a serem
efectuadas.

Por João Alexandrino Fernandes, de Tübingen,
Alemanha, para o Esquerda.net

Artigo | 23 de January

Todos os dias há notícias de despedimentos, agora é no sector do calçadoOs despedimentos sucedem-se em catadupa. Desta vez é a fábrica de calçado Ecco`let que vai despedir 180 dos 300 trabalhadores da sua unidade de Santa Maria da Feira. O Sindicato do Calçado de Aveiro e Coimbra acusa a empresa de "deslocalizar o trabalho que faz em Portugal para outras empresas do grupo na Indonésia, Tailândia e China".
 

Artigo | 23 de January

Carvalho da Silva, Rui Tavares, João Romão e José Soeiro no debate promovido pelos Precários InflexíveisAs revoltas recentes da "geração-precária" na Grécia foram o pretexto para um debate organizado pelos Precários Inflexíveis na noite de quinta feira, em Lisboa. Mais de 60 pessoas assistiram a uma animada sessão, que se prolongou até à uma da madrugada. Os oradores foram Carvalho da Silva (coordenador nacional da CGTP), José Soeiro (sociólogo, recém chegado de uma visita a Atenas), Rui Tavares (historiador) e João Romão (economista e activista dos PI). Procurar espaços de convergência de interesses e possibilidades de acção conjunta era o principal objectivo da iniciativa.

Artigo | 23 de January

 LusaA empresa alemã Qimonda, fabricante de “chips” para computadores e maior exportadora em Portugal, entregou nesta sexta feira um pedido de falência no Tribunal de Munique, alegadamente por dificuldades no cumprimento de obrigações financeiras. A Qimonda emprega quase 2000 pessoas em Vila do Conde e estava a negociar com a banca uma injecção de capital para evitar o encerramento. Francisco Louçã considera este desfecho "completamente inaceitável", lembrando que a Qimonda recebeu nos últimos anos vários apoios do Estado, que, em última instância, "deveriam ser devolvidos".

Artigo | 21 de January

Cerca de 100 professores reuniram-se esta terça ànoite no ginásio da Escola Sebastião da GamaReunidos no ginásio da Escola Secundária Sebastião da Gama, cerca de 100 professores de Setúbal apelaram à não entrega dos objectivos individuais, saudando todos os colegas que têm resistido às ameaças e chantagens do governo. No documento aprovado, expressam ainda o seu apoio à manifestação do próximo sábado em frente ao Palácio de Belém, promovida por cinco movimentos de professores.
 

Pages