You are here

Pesquisar

Artigos Opinião Esquerda | 20 de November

A forma como o novo executivo vier a tratar o fenómeno da corrupção pode bem ser uma das medidas da sua estatura. Vier a tratar porque até agora tem destratado, logo tem sido conivente e, em consequência, co-responsabilizável pela ambiência de impunidade que, no que diz respeito à criminalidade económica, tem vindo a vigorar.

Artigos Opinião Esquerda | 4 de November

Alguma diferença se pressente, desde que terminou o ciclo eleitoral, no jeito de estar de José Sócrates: menos arrogância e menos prepotência, mais candura e afabilidade. Anda quase que meigo. Nunca falou tanto em diálogo e em consenso. Nem parece o mesmo José Sócrates que durante os últimos quatro anos governou impondo reformas, irresponsáveis e insensíveis, como, por exemplo, as do sector da educação e da saúde, impostas contra tudo e contra todos. A questão é que estas metamorfoses, de estilo, mais não são do que transformações acessórias porque, no essencial, no conteúdo, parece que vem ai mais do mesmo.

Artigos Opinião Esquerda | 12 de August

Surgiu, nos últimos dias, a notícia de que o número de desempregados sem qualquer subsídio de desemprego está a crescer ao dobro da subida do desemprego. As estatísticas divulgadas confirmam não apenas a tendência da escalada vertiginosa do desemprego, indicam também a subida impetuosa tanto dos desempregados de longa duração quanto dos desempregados jovens. Quando se estimam em quase 30% os desempregados já sem qualquer tipo de subsídio, é evidente a dimensão da crise social que o país vive.

Artigos Opinião Esquerda | 16 de July

Muito se tem reflectido sobre as dimensões e as abrangências da crise. A propósito não apenas da sua vertente económica, bem como do seu âmbito social. Importa acumular ainda que estamos perante uma crise de governabilidade. O fracasso da governação dos partidos do rotativismo neoliberal é sinónimo do estado de retrocesso do país. Enquanto as antigas elites, com todas as suas concepções desusadas e todo o seu consenso podre governarem, o país não sairá do pântano vigente. Nem o país, nem as autarquias.

Artigos Opinião Esquerda | 2 de July

A propósito da crise económica, nos últimos dias, ouvimos Teixeira dos Santos dizer que se aproxima do fim e Ferreira Leite afirmar que se trata de um abalozinho. Estas declarações são bem elucidativas da forma desnorteada como PS e PSD lidaram, lidam e pelos vistos se preparam para continuar a lidar com a questão da crise.

Artigos Opinião Esquerda | 17 de June

Toda a gente percebeu que o Banco de Portugal tem sido incompetente. Toda a gente menos Vítor Constâncio que, na sua ultima audição da Comissão de Inquérito à nacionalização do BPN na Assembleia da Republica, tudo o que conseguiu dizer foi que, quando muito, talvez tivesse havido alguma ingenuidade por parte da entidade supervisora.

Artigos Opinião Esquerda | 4 de June

A requalificação do Terreiro do Paço é mais um elemento exemplificativo do jeito autoritário com que o PS, o de António Costa em Lisboa, como o de José Sócrates no país, tem vindo a governar: de costas voltadas para os cidadãos.

Artigos Opinião Esquerda | 21 de May

A notícia de que 15 mil registos de desempregados terão sido temporariamente apagados das listas do Instituto do Emprego e Formação Profissional é grave. É grave porque evidencia duas verdades que se vinham já intuindo: (1) os números do desemprego atingem patamares muito mais significativos do que aqueles que o PM admite e (2) o governo PS, sem pejo nenhum, no que diz respeito ao maior problema que o país enfrenta, mente descaradamente aos portugueses.