Artigo | 20 de October

Louçã discutiu a crise económica com os eurodeputados do GUE/NGL. Foto Paulete Matos"2010 pode ser o ano mais perigoso da crise" na UE, disse Francisco Louçã no encontro com os eurodeputados do GUE/NGL em Estrasburgo para debater a crise económica. Louçã defendeu uma política europeia de "controlo de saneamento das finanças públicas, mas promovendo um investimento de qualidade que melhore a saúde, a educação e, sobretudo, as pensões mais pobres".

Artigo | 20 de October

O presidente Tabaré Vasquez conclui o mandato no próximo domingo, esperando o fim da lei da impunidadeA lei que impede as acusações por crimes contra os direitos humanos durante a ditadura militar no Uruguai foi aprovada em 1986 e contestada desde sempre. Em vésperas de voltar a ser referendada pelos uruguaios, o Tribunal Constitucional declarou-a inconstitucional.

Artigo | 20 de October

Jovens à procura de primeiro emprego são vulneráveis à pobrezaOs jovens à
procura do primeiro emprego e os trabalhadores precários ou com
baixos salários são vistos como os novos grupos vulneráveis à
pobreza em Portugal, segundo os resultados preliminares de um
inquérito sobre "Percepções da pobreza em Portugal". O
estudo mostra ainda que os portugueses consideram que a pobreza está
a aumentar, e mostram-se pessimistas e com baixas expectativas quanto
à capacidade de recuperação.

Artigo | 20 de October

Após a fraude generalizada à primeira, as eleições presidenciais vão ter segunda volta.A ONU decidiu anular a vitória de Hamid Karzai, após encontrar "provas claras e convincentes de fraude nos sufrágios", passando de 54,6% para 48,3% dos votos. Sem maioria, Karzai aceitou a decisão e enfrentará Abdullah Abdullah a 7 de Novembro na segunda volta das presidenciais.

Artigo | 20 de October

Combate as paraísos fiscais fica adiado mais uma vez na Europa. Foto Up Your Ego//FlickrEra necessária a unanimidade dos 27 países-membros da União Europeia para mandatar a Comissão a elaborar acordos de troca de informações com os paraísos fiscais europeus. Mas a Áustria e o Luxemburgo vetaram o projecto que poderia abrir portas ao fim do segredo bancário na Europa.

Artigo | 20 de October

Empresas de segurança privada continuam a atropelar os direitos dos trabalhadoresOs trabalhadores das empresas de vigilância Bonne-Segur e Fénix manifestam-se esta quarta-feira contra os salários em atraso. O sindicato marcou igualmente uma concentração para dia 28 em protesto contra o despedimento de um delegado sindical na Esegur.

Artigo | 20 de October

João Miguel Tavares viu o tribunal arquivar de novo a queixa de SócratesUm juíz do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa arquivou a queixa do primeiro-ministro contra João Miguel Tavares, o autor do artigo de opinião "José Sócrates, o Cristo da política portuguesa". É a segunda vez que a justiça decide o arquivamento deste processo, no dia em que os Repórteres Sem Fronteiras anunciaram que Portugal caiu 14 lugares no ranking dos países que mais respeitam o trabalho dos jornalistas.

Artigo | 20 de October

Narciso Miranda é um dos 147 militantes que o PS quer expulsarOs militantes do PS que apoiaram candidaturas independentes em Matosinhos, Valongo e Porto irão enfrentar processos de expulsão do partido. A distrital do PS diz que está a cumprir os estatutos, mas Narciso Miranda insurge-se contra "a purga" interna.

Artigo | 20 de October

Projectos de arquitectos suspeitos escapam de investigação na Câmara. Foto *L/FlickrUma das conclusões da sindicância à Câmara de Lisboa foi a existência de quatro arquitectos com um elevado número de projectos aprovados em obras particulares. O executivo decidiu por unanimidade a "reapreciação jurídico-técnica" desses projectos. Mas agora, o vereador Manuel Salgado diz que isso "é impraticável" porque os processos são muitos.

Artigo | 20 de October

Patrões pressionam governo a não aumentar os salários. Foto Victoriapeckham/Flickr
O governo ainda não foi escolhido, mas o patronato já veio a público dar a Sócrates a sua receita para a economia: não aumentar salários no próximo ano. Depois de Van Zeller, agora foi a vez dos patrões do turismo, da agricultura e do comércio alinharem pelo mesmo discurso. Os sindicatos respondem que não aumentar salários seria "absurdo".