Artigo | 29 de September

Cavaco Silva agrava artificialmente querela institucional, considera o Bloco de Esquerda - Foto da LusaComentando a declaração de Cavaco Silva ao país, o deputado Luís Fazenda do Bloco de Esquerda considerou-a "ambígua", que "agrava artificialmente a querela institucional" e é "deveras lamentável no actual período político e no início de uma outra campanha eleitoral". Fazenda afirmou ainda que "não se compreende porque é que mais cedo [Cavaco Silva] não tomou as devidas medidas junto das autoridades competentes", se tinha dúvidas sobre a segurança do seu sistema informático.

Artigo | 29 de September

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil, Celso Amorim. Foto de World Economic Forum O ministro dos Negócios Estrangeiros
do Brasil, Celso Amorim, pediu à secretária de Estado americana,
Hillary Clinton, "maior engajamento" dos EUA na crise política
das Honduras. O mesmo pedido foi feito ao secretário-geral da ONU,
Ban Ki-moon, e ao da OEA, José Miguel Insulza. O presidente Lula da
Silva, do Brasil, disse domingo que não aceita ultimatos de um
governo "golpista" e que o Brasil não negoceia com quem
"usurpou o poder".

Artigo | 29 de September

submarinoO Ministério Público está a realizar buscas nas sedes da Vieira de Almeida & Associados e na Sérvulo & Associados, escritórios de advogados que terão intervido no negócio de aquisição de dois submarinos U-214 pelo então ministro da Defesa Paulo Portas. A busca realiza-se no âmbito do inquérito que apura suspeitas de corrupção, tráfico de influências e financiamento ilegal de partidos políticos. A notícia é da Sábado.

Artigo | 29 de September

O presidente da France Telecom, Didier LombardUm funcionário de 51 anos da France
Telecom, casado e pai de dois filhos, cometeu suicídio na
segunda-feira. Desde Fevereiro de 2008, é o 24º funcionário da
empresa a suicidar-se na gigante de telecomunicações francesa. O
secretário-geral da CGT, Bernard Thibault, criticou a exigência de
metas "inalcançáveis" a que estão submetidos os
trabalhadores. O NPA, o PCF e o Partido da Esquerda exigiram a
demissão do presidente da empresa.

Artigo | 29 de September

O Secretário-Geral da CGTP-IN, Carvalho da Silva, fala aos jornalistas sobre os resultados das eleições legislativas, esta tarde na sede do sindicato em Lisboa, 28 de Setembro de 2009. MIGUEL A. LOPES/LUSANo seu primeiro pronunciamento após os resultados eleitorais, a comissão executiva da CGTP exigiu uma governação à esquerda, considerando que os portugueses deram "um claro voto à esquerda" nas eleições de domingo. No entender da central, o PS foi penalizado por ter seguido políticas de direita e práticas de afrontamento aos trabalhadores; mas durante a campanha eleitoral fez promessas de mudança e de valorizar políticas sociais.

Artigos Opinião Esquerda | 29 de September

Os resultados das eleições parecem claros: uma queda do PS que perde 9% e a maioria absoluta, um colapso do principal partido da direita com uma subida da extrema-direita parlamentar, um reforço extraordinário do Bloco de Esquerda e também, em menor escala, da CDU. Mas estes resultados exigem uma leitura mais detalhada.