You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de August

Yukio Hatoyama, líder do Partido Democrático do JapãoO Partido Democrático do Japão (PDJ) ganhou as eleições, pondo fim à hegemonia quase ininterrupta do Partido Liberal Democrático (PLD), ao longo dos últimos 54 anos. O PDJ prometeu melhorar as condições de vida dos mais desfavorecidos, nomeadamente aumentar as reformas e o salário mínimo, defender a gratuitidade do ensino secundário e ajudar a natalidade com abonos anuais de 2.300 euros por filho.

Artigo | 31 de August

Angela MerkelOs governos de direita da CDU perderam a maioria absoluta nos Estados de Thüringen e de Saarland nas eleições deste domingo em três estados na Alemanha. O Die Linke afirmou-se como partido cuja existência e dimensão se impõe cada vez mais à direita alemã e ao SPD.

Por João Alexandrino Fernandes, de Tübingen, Alemanha, para o Esquerda.net

Artigo | 31 de August

Taxa de desemprego real é superior a 11% - Foto da LusaOs números oficiais estão longe de representar a realidade do país, uma vez que escondem milhares de situações de trabalho precário, insuficiente e mal pago. Para chegar aos números reais do desemprego seria necessário ter acesso a dados não disponibilizados, quer pelo INE como por qualquer outra fonte oficial. Mas podem ser feitas aproximações...
Artigo de Mariana Mortágua

Artigo | 31 de August

Casos de Violência Doméstica registados em 2008 aumentaram 35% - Foto de Paulete MatosOs casos de violência doméstica registados pela PSP em 2008 aumentaram 35% em relação a 2007. Já em 2007, o número de queixas de violência doméstica tinha aumentado em relação a 2006.
Em 2008 a PSP registou 17.647 processos, mais 4.597 do que em 2007.

Artigo | 31 de August

Sessão de encerramento do Fórum Socialismo 2009 - Foto de Paulete Matos“A crise tem responsáveis. Os responsáveis têm nome. É preciso acabar com a irresponsabilidade”. Assim sintetizou Francisco Louçã, no encerramento do Socialismo 2009, as ideias fundamentais do Bloco para estas eleições. Louçã fechou a iniciativa de debate e proposta do Bloco Esquerda em Almada (Cacilhas) com um discurso de alternativa ao “bloco central” e à direita. O coordenador do Bloco falou da necessidade de  “democracia e justiça na economia”, e adiantou medidas concretas para combater o desemprego, a crise e os seus responsáveis. Ver galeria de fotos do Socialismo 2009.