You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de July

Francisco Louçã no comício de Vila Praia de Âncora"No mesmo momento em que anuncia o seu programa de Governo e aponta como prioridade a política social, o PS está a entregar dois hospitais públicos à gestão de privados durante 30 anos" denunciou Francisco Louçã num comício em Vila Praia de Âncora, referindo-se à recente decisão do governo de entregar a privados a gestão dos hospitais de Loures, Braga e Vila Franca de Xira. O deputado estabeleceu ainda a diferença entre as propostas do PS e as do Bloco. Ver fotos do comício

Artigo | 30 de July

Carmona Rodrigues não escapa ao julgamentoO ex-presidente da Câmara de Lisboa Carmona Rodrigues e os ex-vereadores Fontão de Carvalho e Eduarda Napoleão vão a julgamento no caso da permuta de terrenos Parque Mayer/Feira Popular e podem ser punidos com pena de prisão até oito anos. Em causa está um negócio ruinoso para a autarquia lisboeta.  

Artigo | 30 de July

Fátima Felgueiras foi absolvidaDepois de em Novembro de 2008 ter sido condenada a três anos de pena suspensa no âmbito do processo "saco azul", a Presidente da Câmara de Felgueiras conseguiu sair ilesa no "processo do futebol", onde era acusada de sete crimes de participação económica em negócio e um de abuso de poder sob a forma continuada.

Artigo | 30 de July

José Sócrates anunciou as principais linhas do programa do PSSe vencer as próximas eleições legislativas, o PS promete oferecer 200 euros por cada criança que nasça em Portugal, que ficarão no banco pelo menos até o jovem ter 18 anos. Já hoje, o governo Espanhol atribui 2500 euros por cada nascimento e vários países europeus superam esse valor. O Bloco considera a promessa do PS "ridícula".

Artigo | 29 de July

paulo_campos.jpgPaulo Campos, secretário de Estado adjunto das Obras Públicas e Comunicações, convidou Joana Amaral Dias para integrar a lista do PS em Coimbra. A informação é avançada pela revista Visão, que precisa ainda que o governante teve "carta branca" de José Sócrates para fazer a sua escolha. Esta revelação põe em causa os sucessivos desmentidos do primeiro-ministro e do PS.

Artigo | 29 de July

Programa eleitoral do Bloco já foi descarregado 50.000 vezesO programa eleitoral do Bloco de Esquerda já foi descarregado 50.414 vezes. O programa, que foi elaborado com base num debate público ao longo de cinco meses, apresenta como prioridade absoluta o combate ao desemprego e defende a necessidade de justiça na economia.

Artigo | 29 de July

Manuela Ferreira LeiteA líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, afirmou que não deve haver “uma perseguição social aos supostos ricos”. Ferreira Leite disse discordar da “dicotomia ricos/pobres” e que “mal vai o país se começa a olhar para os ricos com olhos de menos consideração”. A presidente do PSD afirmou ainda que “é bom que os ricos dêem muitas festas”.

Artigo | 28 de July

Apoio aos desempregados está quase paradoJosé Sócrates anunciou em Março uma medida de apoio aos desempregados que tinham crédito à habitação, que consistia no adiamento de metade do pagamento da prestação, financiado por uma linha de crédito de 150 milhões de euros. A medida, estimava o governo, beneficiaria 300 mil famílias. Mas até agora os bancos aprovaram apenas 59 pedidos.

Artigo | 28 de July

O encontro já ficou conhecido como "flopconf" "Internet em diferido é ligeiramente ridículo, não é?" - este era um dos comentários que circulava no twitter depois do verdadeiro fiasco que foi a #Blogconf, o nome com que foi baptizado o encontro do primeiro-ministro José Sócrates com 20 bloggers. A transmissão em directo por vídeo ficou bloqueada, e não houve técnico que conseguisse pôr online a tertúlia. O Esquerda.net faz corriqueiramente transmissões directas online, e muitas vezes de manifestações de rua.

Artigo | 27 de July

Joana Amaral Dias revelou à imprensa e ao Bloco de Esquerda que recebeu um convite do PSJoana Amaral Dias disse à TVI e ao jornal Público que recebeu um convite para integrar as listas do PS em Coimbra ou, em alternativa, dirigir o Instituto da Droga e da Toxicodependência. O PS desdobrou-se em desmentidos e exigiu um pedido de desculpas de Louçã, que acusara Sócrates de "tráfico de influências". O dirigente do Bloco sublinha que "o PS atirou a pedra e agora está a querer esconder a mão, porque está aflito com o assunto".  

Artigo | 26 de July

Máscara de protecção. Foto ■ Guerry, FlickRA decisão do governo de equiparar a quarentena por gripe A a situações de doença vem prejudicar os trabalhadores, que recebem menos do que se fosse aplicado o artigo do Código do Trabalho referente a encerramento ou a diminuição de actividade da empresa "devido a caso fortuito ou de força maior". Pior ainda, "a decisão desresponsabiliza totalmente o patronato", acusa a deputada Mariana Aiveca.

Artigo | 25 de July

Francisco Louçã acusou ainda Sócrates de políticas de favorecimento, como no caso dos contentores de AlcântaraNum almoço-comício no Barreiro, Francisco Louçã acusou Sócrates de "traficâncias e política menor" ao oferecer lugares de Estado em troco de apoios eleitorais. Louçã felicitou Joana Amaral Dias por ter recusado entrar no jogo mesquinho de Sócrates, que lhe ofereceu a chefia de um instituto público caso entrasse nas listas do PS. "Um partido que em vésperas de eleições anda a distribuir mordomias é um partido que não merece governar", frisou o dirigente do Bloco.

Artigo | 24 de July

Maria José MorgadoA directora do Departamento de Investigação e Acção Penal, Maria José Morgado, avisou que ainda está a ser apurado se existem ou não "eventuais circunstâncias relevantes sob o ponto de vista penal", na decisão de prolongamento do contrato de concessão da exploração do terminal de contentores de Alcântara à empresa Liscont, do grupo Mota-Engil.

Artigo | 24 de July

Criança trabalha em costura. Foto de robincd123, alterada com filtroO PSD mudou o seu voto e juntou-se ao PS para aprovar na especialidade o regime jurídico do trabalho no domicílio, que permite que menores de 16 anos realizem "trabalhos leves" desde que tenham concluído a escolaridade obrigatória. O CDS-PP absteve-se, e Bloco de Esquerda, PCP e Verdes votaram contra. Na votação na generalidade, a 10 de Julho, o PS votara sozinho.

Artigo | 23 de July

O actual Presidente da Câmara do Porto prepara-se para alienar o parque da cidadeA concretizar-se o "negócio" do Parque da Cidade, o património subtraído ao Porto atinge, só no mandato de Rui Rio iniciado em 2005, mais de 200 milhões de euros. O Bloco de Esquerda afirma que é, provavelmente, a maior operação de subtracção do património após o saque e a destruição levada a cabo há 200 anos pelas tropas de Napoleão e depois pelos partidários de D. Miguel, há 180 anos. Lê mais no site do Bloco/Porto

Artigo | 23 de July

A tutela destas decisões é do pelouro de José Sá Fernandes, que decidiu integrar a lista de António Costa nas próximas eleiçõesA Câmara de Lisboa autorizou a colocação de um mega-cartaz publicitário sem o parecer vinculativo do Igespar. O cartaz da Renova tem 10,4 por 6,8 metros e já está há quase três meses no Rossio. Depois de pedida e recusada a legalização do anúncio, a autarquia não mandou tirá-lo. A responsabilidade é do pelouro de José Sá Fernandes - vereador que vai integrar a lista de António Costa - e que em 2006 contestou uma decisão idêntica de Carmona Rodrigues.

Artigo | 23 de July

Jorge Coelho lidera o Grupo Mota-Engil, que detém a Liscont. Foto de arquivo da Lusa Em apenas uma semana, o valor dos rendimentos líquidos dos accionistas da Liscont com o negócio dos contentores passou de 4,2 milhões de euros para 7,4 milhões de euros, refere o relatório do Tribunal de Contas. No parlamento o PS optou pelo silêncio, depois da intervenção da deputada do Bloco Helena Pinto, que classificou o negócio do Estado com a empresa do grupo Mota-Engil de "escândalo nacional".  

Artigo | 22 de July

Terminal de contentores de AlcântaraA deputada Helena Pinto, do Bloco de Esquerda, denunciou esta quarta-feira na Assembleia da República que a prorrogação da concessão à Liscont do terminal de contentores de Alcântara não é só um projecto megalómano; é sobretudo um projecto pensado e estruturado para garantir que a Liscont, empresa do Grupo Mota-Engil, presidido pelo ex-dirigente socialista Jorge Coelho, não corra riscos.

Artigo | 22 de July

Ana Jorge continua calada, apesar da Comissária Europeia ter desmentido a versão do seu gabineteEm resposta a um requerimento do Bloco de Esquerda, o gabinete da Ministra da Saúde disse que os homossexuais masculinos não podem doar sangue devido a uma norma europeia. Mas a Comissária Europeia da Saúde veio desmentir a existência de qualquer directiva nesse sentido, confirmando a justeza dos protestos de várias associações. Em pergunta enviada pelo deputado João Semedo, o Bloco quer saber por que motivo a ministra continua calada.

Artigo | 22 de July

Mário MurteiraMário Murteira, que foi ministro nos primeiros governos da democracia e é hoje professor catedrático de economia no ISCTE, intervém na campanha eleitoral do Bloco de Esquerda com um contributo para o debate sobre a democracia. O texto, que publicamos abaixo, sublinha o agravamento de dois riscos para a democracia: a sua fragilidade face à globalização e o crescimento da desigualdade, que destrói a solidariedade social que é o fundamento da democracia.

Pages