You are here

Pesquisar

Artigos dossier | 2 de July

A Assembleia da República aprovou por unanimidade um voto proposto pelo Bloco de Esquerda de condenação do golpe de estado nas Honduras e que se associa à exigência da OEA para o regresso imediato do presidente às funções para as quais foi democraticamente eleito. A AR decidiu também apoiar "os esforços para garantir a reposição da legalidade democrática nas Honduras. "

Artigo | 2 de July

Manuel Pinho brindou os deputados com esta triste figura...O debate anual do Estado da Nação ficou marcado por um gesto insultuoso de Manuel Pinho, dirigindo-se aos deputados quando Sócrates respondia a Francisco Louçã acerca da promessa falhada de empregos nas minas de Aljustrel. Na sequência deste episódio, o ministro da Economia demitiu-se e Teixeira dos Santos passa a acumular a pasta da Economia. Louçã reagiu, considerando a demissão de Pinho como "uma decisão inevitável"

Artigo | 2 de July

Habitantes do Delta do Niger sofrem calamidade ambiental por causa de petrolíferas. Foto usnico/FlickrA Amnistia Internacional divulgou um relatório que envolve a petrolífera Shell nos maiores desastres ambientais no delta do Niger. "É uma tragédia para os direitos humanos", diz a organização, que acusa igualmente o governo nigeriano de nada fazer para responsabilizar a multinacional.

Artigo | 2 de July

O sector do calçado é o que mais emprega menores em trabalho ao domicílioEsta sexta-feira, o parlamento vota o projecto de lei bloquista que defende a proibição da prestação de trabalho de crianças com menos de 16 anos, em qualquer actividade profissional. A proposta será votada em alternativa à lei do PS que permite aos menores de 16 o trabalho domiciliário.

Artigo | 2 de July

A parada LGBT realizou-se pela primeira vez nas principais cidades da India na semana que antecedeu a decisão histórica. Foto nickjohnson/FlickrA justiça de Nova Deli pôs um ponto final na lei que nos últimos 148 anos criminalizou as relações sexuais entre adultos do mesmo sexo. "A discriminação é a antítese da igualdade", diz a decisão histórica da justiça indiana.

 

Artigo | 2 de July

O dinheiro que o Estado concede às vítima de violência doméstica é desviado para contas conjuntasOs adiantamentos das indemnizações,
concedidos pelo Estado às vítimas de violência doméstica, está,
em alguns casos, a ser desviado para pagar as dívidas dos
agressores. Os bancos aproveitam assim para saldar as dívidas
contraídas pelos agressores, desviando-o para contas conjuntas, com
dinheiro que devia estar a servir para autonomizar as vítimas.

Artigo | 2 de July

Clique para ampliar. Activistas da Greenpeace penduraram faixa gigante à porta da Jerónimo Martins. Foto Lusa Contra a "ausência de uma política sustentável de compra de peixe" pelos supermercados da Jerónimo Martins, os ambientalistas da Greenpeace bloquearam a sede da empresa em Lisboa com uma enorme faixa onde se lia "Jerónimo Martins destrói os oceanos". (clique na foto para ampliar)

Artigo | 2 de July

Dias Loureiro diz que há coisas que lhe "passaram completamente ao lado" nos negócios sob suspeitaDias Loureiro foi interrogado sobre a sua participação em dois negócios sob suspeita e saiu do Departamento Central de Investigação e Acção Penal com termo de identidade e residência. À saída, negou ter cometido irregularidades e disse que só agora percebeu as implicações do negócio da Biometrics.

Artigos Opinião Esquerda | 2 de July

Agora que o presidente Obama apoiou tão aberta e publicamente o conceito de uma "solução" de dois estados para a controvérsia/luta israelo-palestiniana, uma tal "solução" pode bem ser conseguida nos próximos anos. A razão é simples. Afirmada de forma abstracta, uma tal solução tem apoio esmagador na opinião política mundial.

Artigos Opinião Esquerda | 2 de July

A propósito da crise económica, nos últimos dias, ouvimos Teixeira dos Santos dizer que se aproxima do fim e Ferreira Leite afirmar que se trata de um abalozinho. Estas declarações são bem elucidativas da forma desnorteada como PS e PSD lidaram, lidam e pelos vistos se preparam para continuar a lidar com a questão da crise.