You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de July

Carro explodido à porta de uma mesquita em BagdadPelo menos 29 pessoas morreram e 136 ficaram feridas num conjunto de explosões em cadeia à porta de mesquitas xiitas de Bagdad. O principal ataque deu-se com um carro armadilhado que explodiu no parque de estacionamento da mesquita Al Chourufi, normalmente frequentada pelos partidários de Moqtada Al-Sadr.

Artigo | 31 de July

No Afeganistão morreram mais civis no primeiro semestre de 2009A ONU divulgou nesta Sexta feira que o
número de civis mortos no Afeganistão aumentou 24% nos primeiros 6
meses deste ano, em relação a 2008. Já em Fevereiro passado, a ONU
tinha anunciado que o número de civis mortos em 2008 tinha subido
40% em relação a 2008.

Artigo | 31 de July

Pingo Doce altera horários dos trabalhadores por imposição e de vésperaOs trabalhadores do Pingo Doce dizem
que a empresa não cumpre os horários de trabalho, nem actualiza os
salários desde Janeiro de 2008. Estão a realizar uma acção de
sensibilização, pedindo aos clientes e consumidores que preencham
um impresso de reclamação no interior das lojas ou enviem carta ou
e-mail ao presidente da Jerónimo Martins, gestora daquela cadeia de
distribuição.

Artigo | 31 de July

Casamento homossexual tem de ser resolvido pela alteração da lei no parlamentoO Tribunal Constitucional, numa decisão
dividida, rejeitou o casamento entre Teresa Pires e Helena Paixão,
considerando que a Constituição não consagra o direito de
homossexuais casarem.
A deputada Helena Pinto do Bloco de
Esquerda considerou que para resolver a questão é preciso alterar a
lei, lamentou que o PS tivesse chumbado o projecto apresentado pelo
BE e garantiu que o Bloco reapresentá-lo-á na próxima legislatura.

Artigo | 31 de July

No DNA deste novo milho foram introduzidos 8 novos genesO uso da variedade mais complexa de milho transgénico foi aprovado no Canadá e nos Estados Unidos sem uma investigação sobre os seus potenciais riscos para a saúde e o meio ambiente, alertaram activistas.

Artigo de Stephen Leahy da IPS

Artigo | 31 de July

Repressão policial da manifestação de 30 de Julho nas Honduras - Foto da LusaUma manifestação realizada na estrada
que liga a capital das Honduras, Tegucipalga, ao norte do país, foi
duramente reprimida pela polícia e pelo exército. 26 pessoas
ficaram feridas, entre as quais um professor atingido com um tiro na
cabeça e 88 pessoas foram detidas.
Segundo o sindicalista Juan
Barahona, esta terá sido a repressão mais brutal desde o início do
golpe de Estado.

Artigo | 31 de July

Francisco Louçã no comício de Vila Praia de Âncora"No mesmo momento em que anuncia o seu programa de Governo e aponta como prioridade a política social, o PS está a entregar dois hospitais públicos à gestão de privados durante 30 anos" denunciou Francisco Louçã num comício em Vila Praia de Âncora, referindo-se à recente decisão do governo de entregar a privados a gestão dos hospitais de Loures, Braga e Vila Franca de Xira. O deputado estabeleceu ainda a diferença entre as propostas do PS e as do Bloco. Ver fotos do comício

Artigo | 30 de July

Uma em cada seis pessoas está sub-alimentadaO Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, anunciou a redução do seu orçamento em 3 mil milhões de dólares. A situação pode atingir contornos dramáticos dado que mais pessoas necessitam de apoio: 1,02 milhões de seres humanos estão subalimentados. Vários governos cortaram nos donativos alegando os efeitos da crise económica, embora não tivessem tido a mesma atitude para com os bancos.

Artigo | 30 de July

Carmona Rodrigues não escapa ao julgamentoO ex-presidente da Câmara de Lisboa Carmona Rodrigues e os ex-vereadores Fontão de Carvalho e Eduarda Napoleão vão a julgamento no caso da permuta de terrenos Parque Mayer/Feira Popular e podem ser punidos com pena de prisão até oito anos. Em causa está um negócio ruinoso para a autarquia lisboeta.  

Artigo | 30 de July

Fátima Felgueiras foi absolvidaDepois de em Novembro de 2008 ter sido condenada a três anos de pena suspensa no âmbito do processo "saco azul", a Presidente da Câmara de Felgueiras conseguiu sair ilesa no "processo do futebol", onde era acusada de sete crimes de participação económica em negócio e um de abuso de poder sob a forma continuada.

Artigo | 30 de July

As multinacionais recorrem a mão de obra barata e sobre-explorada em países como as Honduras apra fabricarem os seus artigosVárias multinacionais escreveram uma carta a Hillary Clinton pedindo que se cumpram as resoluções internacionais que defendem o regresso de Zelaya. A Nike e a Adidas sub-alugam grande parte da sua produção a fábricas na américa central, e estão preocupadas com a baixa produção nas Honduras, devido à greve, ao recolher obrigatório e aos bloqueios de estrada.

Artigo | 30 de July

ebiya Kadeer, líder dos uigures, de 62 anos, vive exilada nos Estados Unidos desde 2005A líder uigur Rebiya Kadeer, em conferência de imprensa no Japão, afirmou que quase 10 mil uigures desapareceram numa só noite de repressão, aquando dos tumultos ocorridos no início de Julho na província chinesa de Xinjiang. O governo chinês lamentou que o Japão tenha recebido uma representante dos uigures, lamentando o apoio a actividades separatistas.

Artigo | 30 de July

Gabriel Olim diz que tem o apoio da MinistraEm entrevista ao jornal i, Gabriel Olim defende que os gays que não assumam a sua orientação no momento de dar sangue devem ser ética, moral e criminalmente processados. Ao mesmo tempo, o Presidente do Insituto do Sangue - que garante ter o apoio da ministra - interpreta como uma "provocação" quem se assume como gay e queira dar sangue. Gabriel Olim acrescenta que defende uma certa abertura: "homens que foram violados, não devem ser excluídos".

Artigo | 30 de July

José Sócrates anunciou as principais linhas do programa do PSSe vencer as próximas eleições legislativas, o PS promete oferecer 200 euros por cada criança que nasça em Portugal, que ficarão no banco pelo menos até o jovem ter 18 anos. Já hoje, o governo Espanhol atribui 2500 euros por cada nascimento e vários países europeus superam esse valor. O Bloco considera a promessa do PS "ridícula".

Artigo | 30 de July

O presidente da Associação de Bancos, João Salgueiro, conversa com Ricardo Espírito Santo, presidente do BES. Foto Paulo Carriço/LusaA crise parece não ter chegado aos bolsos dos banqueiros. Os quatro maiores bancos privados portugueses apresentaram no final do primeiro semestre deste ano 760,7 milhões de euros de lucros, uma subida de 17,4 por cento em relação a 2008. Na prática, corresponde a 4 milhões de euros de lucros por dia. Por outro lado, os impostos pagos pelos bancos desceram 16,7%, menos 32,4 milhões de euros.
 

Artigo | 29 de July

paulo_campos.jpgPaulo Campos, secretário de Estado adjunto das Obras Públicas e Comunicações, convidou Joana Amaral Dias para integrar a lista do PS em Coimbra. A informação é avançada pela revista Visão, que precisa ainda que o governante teve "carta branca" de José Sócrates para fazer a sua escolha. Esta revelação põe em causa os sucessivos desmentidos do primeiro-ministro e do PS.

Artigo | 29 de July

desemprego continua a crescerO Governo não consegue esconder os números do desemprego dos licenciados. Segundo os dados divulgados pelo Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) do Ministério do Ensino Superior, no final de 2008 havia 38 mil diplomados sem emprego, mais seis mil do que no início do mandato de Sócrates. Os valores do desemprego de licenciados são bastante superiores.

Artigo | 29 de July

Programa eleitoral do Bloco já foi descarregado 50.000 vezesO programa eleitoral do Bloco de Esquerda já foi descarregado 50.414 vezes. O programa, que foi elaborado com base num debate público ao longo de cinco meses, apresenta como prioridade absoluta o combate ao desemprego e defende a necessidade de justiça na economia.

Artigo | 29 de July

Manuela Ferreira LeiteA líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, afirmou que não deve haver “uma perseguição social aos supostos ricos”. Ferreira Leite disse discordar da “dicotomia ricos/pobres” e que “mal vai o país se começa a olhar para os ricos com olhos de menos consideração”. A presidente do PSD afirmou ainda que “é bom que os ricos dêem muitas festas”.

Artigo | 29 de July

O TC considerou o contrato com a Liscont um erro As previsões de tráfego da Administração do Porto de Lisboa são bastante inferiores às previstas para 2009 e 2010 no contrato, em prejuízo do Estado e dos contribuintes e em favor da concessionária. O contrato que prorrogou a concessão do terminal de Alcântara por mais 27 anos à Liscont (empresa do grupo Mota-Engil, presidido por Jorge Coelho) tem vários defeitos graves, segundo a auditoria do Tribunal de Contas. O Tribunal concluiu que o Estado “não acautelou os interesses dos contribuintes”.

Pages