Artigo | 2 de June

Os clientes do BPP estão revoltados e não pôem de parte uma greve de fomeMais de 70 clientes do Banco Privado Português (BPP) estão desde o meio-dia concentrados à frente à sede do banco, em Lisboa. Cerca de 20 invadiram as instalações e exigem uma resposta clara da administração e do governo, que decidiu congelar os depósitos por mais três meses. Os clientes estão revoltados com a inoperância do governo e com os salários milionários dos administradores, e já equacionam a realização de uma greve de fome.

Artigo | 2 de June

kim Jong-Il, actual líder da Coreia do Norte, filho do anterior líder Kim il-Sung, prepara mais uma sucessão dinásticaO governo de Seul diz que a Coreia do Norte prepara mais testes de mísseis de médio e longo alcance. Ao mesmo tempo, a Rússia e a China endurecem as posições contra o regime de Pyongyang, mais do que o habitual, embora ainda não se tenham pronunciado sobre sanções. Alguns analistas especulam que na origem dos ensaios militares estará uma demonstração interna de poder do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il, que quer designar o filho mais novo como sucessor, em vez do mais velho.

Artigo | 2 de June

Tanto a Fenprof como o Snesup apoiam a manifestação. Na foto de arquivo, reunião entre sindicalistas de ambas as estruturasEstá marcada para esta Quarta-feira, em frente à Assembleia da República, uma concentração dos professores universitários e do ensino superior politécnico. Os docentes contestam a proposta de revisão do Estatuto Profissional feita pelo governo que, alegam, mantém a precariedade a que estão sujeitos milhares de docentes e não traz a estabilidade profissional há muito ansiada.

Artigo | 2 de June

A associação defende a alteração dos estatutos da PSPFoi constituída a primeira associação que pretende defender os direitos dos polícias gays e lésbicas em Portugal. A associação chama-se IXY (Identidade XY) e o e-mail é [email protected]. A iniciativa partiu do Sindicato Unificado da Polícia, para combater a discriminação homofóbica entre polícias e de polícias para cidadãos. O Sindicato exige também a alteração dos estatutos da PSP para garantir a não discriminação em função da orientação sexual.

Artigo | 2 de June

Os trabalhaodres do IPAC estão em protesto durante esta semanaNo Instituto Português de Acreditação (IPAC), um organismo do Estado, só o director é que não está a recibos verdes. Em protesto contra a precariedade laboral, os 13 trabalhadores iniciaram uma semana de paralisação e divulgaram uma petição na internet. A situação já dura há cinco anos e mesmo assim o governo impede a integração destes profissionais, excluindo-os do concurso público.

Artigo | 2 de June

Em Portugal o desemprego continua a subir, sendo agora de 9,3%, segundo o eurostatO desemprego na zona Euro atingiu o valor mais alto dos últimos 10 anos, com 9,2% em Abril. Na União Europeia, a taxa de desemprego fixa-se nos 8,6%, mais duas décimas que em Março. Em apenas um ano, o número de desempregados cresceu 3,1 milhões na zona da moeda única e 4,653 milhões na UE27. Os dados do Eurostat indicam também uma subida do desemprego em Portugal, agora com 9,3%.

Artigo | 2 de June

O Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, conversa com o Ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, durante a sessão plenária sobre a proposta de nacionalização do BPN. Foto de arquivo da LusaComeçaram por ser 235 os milhões de euros injectados no BPN pela Caixa Geral de Depósitos, à data da nacionalização (Novembro de 2008). Mas este valor subiu para 315 milhões de euros nos dias seguintes. E, no final de 2008, a verba era já de 1,455 mil milhões de euros, tendo recentemente disparado para 2,55 mil milhões de euros, metade do capital social do banco. Francisco Louçã sublinha que estes números só reforçam o que já era óbvio: "a nacionalização foi uma decisão errada, feita à custa dos contribuintes".

Artigos Opinião Esquerda | 2 de June

Vieram de novo, aos milhares, de todos os pontos do país. Voltaram a encher as ruas de Lisboa com a sua luta, e a sua perseverança na defesa de um modelo democrático da escola pública. Dizendo "categoria só há uma - professor e mais nenhuma". Nem mais.