Artigo | 28 de May

Amnistia Internacional destaca a violência doméstica existente em PortugalNo relatório de 2008, a Amnistia
Internacional denuncia sobre Portugal a violência doméstica, os
maus tratos da polícia portuguesa e o facto de se continuar a nada
saber sobre os passageiros dos 56 voos da CIA de ou para Guantánamo,
que o governo português admitiu terem atravessado o território
nacional.

Artigo | 28 de May

Comissões representantes dos trabalhadores do Parque Industrial da Autoeuropa reuniram na passada Segunda feiraOs
representantes dos trabalhadores (comissões de trabalhadores,
comissões sindicais e representantes de sindicatos) das empresas do
Parque Industrial da Autoeuropa tomaram posição, solidarizando-se
com a CT e os trabalhadores da Autoeuropa, exigindo que "as
empresas tenham sensibilidade social" e apresentando um conjunto de
reivindicações ao governo.

Artigo | 28 de May

Briosa e Gala é actualmente representante de Durão Barroso para a ÁfricaO Bloco de Esquerda requereu nesta Quinta feira à presidente da comissão parlamentar de inquérito ao caso BPN um pedido de esclarecimento complementar a Oliveira e Costa: se confirma que José Briosa e Gala, ex-secretário de Estado de Durão Barroso, recebeu avenças da SLN.

Artigo | 28 de May

TC diz que só os órgãos autárquicos poderiam ter celebrado o contrato para a gestão do estacionamento em LisboaO Tribunal de Contas considerou ilegal o contrato assinado pela Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL) e a Street Park, para manutenção dos parquímetros e recolha das taxas na zona central de Lisboa. O Tribunal de Contas diz que o contrato "contém traços específicos de concessão de serviço público", que a concessão por empresa municipal "não tem previsão legal" e que uma eventual concessão é da responsabilidade dos órgãos autárquicos.

Artigo | 28 de May

Bloco vai chamar Ana Jorge ao parlamentoUm dia depois de o Ministério da Saúde ter prorrogado o contrato de gestão da Linha Saúde 24, a empresa LCS despediu a enfermeira que denunciou o caos no serviço.
O deputado João Semedo disse que o Bloco de Esquerda vai chamar a Ministra ao Parlamento, considerando que o despedimento é "gravíssimo" e demonstra que "os conflitos laborais estão longe de estar resolvidos". O secretário de Estado diz que vai pedir informações à LCS.

Artigo | 28 de May

Despedimentos colectivos crescem mais rapidamente que despedimentos individuaisOs despedimentos colectivos aumentaram terrivelmente nos primeiros quatro meses deste ano. O número de trabalhadores ameaçados de despedimento colectivo atingiu mais de cinco mil trabalhadores, seis vezes mais do que no período homólogo de 2008. 336 empresas iniciaram processos de despedimento colectivo, dez vezes mais do que entre Janeiro e Abril de 2008.

Artigo | 28 de May

Movimento pela Igualdade no acesso ao casamento civil tem já 700 apoiantesEstá a ser constituído um movimento que defende a legalização do casamento homossexual e que irá intervir este ano, na conjuntura eleitoral, procurando o compromisso dos partidos com a alteração do Código Civil para permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
O movimento conta já com a adesão de mais de 700 pessoas, entre as quais o psiquiatra Daniel Sampaio e os escritores José Saramago e Lídia Jorge, e será apresentado no próximo Domingo em Lisboa.

Artigo | 28 de May

John PilgerA liberdade está a perder-se na Grã-Bretanha. A terra da Magna Carta é agora a terra das ordens secretas de silenciamento, dos julgamentos secretos e do aprisionamento. O governo irá em breve ter conhecimento de cada telefonema, de cada e-mail, de cada mensagem de texto.
Artigo de John Pilger, publicado em Informação Alternativa