Artigo | 27 de May

Estudantes sobem à estátua D.Dinis para pendurar corda ao pescoço. Foto de Paulo Abrantes, da Secção de Fotografia da AACOs estudantes da Universidade de Coimbra colocaram hoje uma corda ao "pescoço" da estátua de D. Dinis, para simbolizar a asfixia financeira das universidades e dos alunos. "Investir em época de crise no Ensino Superior é também uma forma de fugir dela", defendem os estudantes. Clica na foto para ampliá-la

Howard ZinnNo decurso da sua campanha, Obama disse
"Não se trata apenas de termos de sair do Iraque". Ele disse
"sair do Iraque" e não podemos esquecer-nos disso. Devemos
continuar a lembrar-lhe (...)
Mas escutem também a segunda parte.
A sua frase completa foi: "Não chega sairmos do Iraque; temos de
abandonar a mentalidade militar que nos levou ao Iraque".

Texto de Howard Zinn

Artigo | 27 de May

O Bloco de Esquerda vinha exigindo há meses a demissão de Dias Loureiro. Foto da Agência LusaManuel Dias Loureiro - envolvido no escândalo do BPN - demitiu-se do Conselho de Estado, tendo comunicado a decisão numa audiência com Cavaco Silva realizada esta quarta-feira ao princípio da tarde. Há meses que o Bloco de Esquerda já vinha fazendo esta exigência, que foi reforçada esta terça-feira pelo candidato às eleições europeias, Miguel Portas. O Presidente da República confirmou entretanto o pedido de demissão de Dias Loureiro e negou que tivesse tido influência na decisão.

Artigo | 27 de May

A Coreia do Norte ameaçou de guerra a Coreia do Sul, mas para já tudo parece ser retóricaAlém dos testes nucleares subterrâneos efectuados há três dias, a Coreia do Norte lançou mais seis mísseis de curto alcance, o último dos quais esta madrugada, existindo indícios de que terá reactivado uma central nuclear. As ameaças mútuas entre as duas Coreias subiram de tom e o Conselho de Segurança da ONU prepara sanções contra Pyongyang.

Artigo | 27 de May

Edifício do único call-center da Segurança Social em todo o país, situado em Castelo BrancoNo call center da Segurança Social, situado em Castelo Branco, trabalham cerca de 200 pessoas, com vínculos precários, contratados através de uma empresa de trabalho temporário. Depois de 68 dias "a insistir", finalmente os Precários Inflexíveis obtiveram uma resposta da Autoridade para as Condições do Trabalho, que garantiu que dará a este caso "tratamento inspectivo", "tão depressa quanto possível".

Artigo | 27 de May

UMAr exige separação dos dados no Relatório de Segurança InternaPelo menos 46 mulheres foram assassinadas por familiares ou pessoas próximas em 2008, 41 delas por companheiros ou ex-companheiros. No entanto, estes dados não se encontram tratados no relatório de Segurança Interna, que induz em erro quando refere a morte de apenas dez mulheres por violência doméstica, acusou ao Esquerda.net Maria José Magalhães, da UMAR.

Artigo | 27 de May

O processo de requalificação do Terreiro do Paço deve ser aberto à participaçãod e todos os cidadãos, defende a Assembleia Municipal de LisboaA Assembleia Municipal pronunciou-se contra a entrega exclusiva da requalificação do Terreiro do Paço à Sociedade Frente Tejo, exigindo um "Concurso Público de Ideias e Projectos" aberto à participação de todos os cidadãos. A proposta do Bloco de Esquerda teve o apoio do PSD, PCP, PEV e CDS e só o PS votou contra.

Miguel Portas. Foto de Paulete Matos
"A situação de Dias Loureiro ficou insustentável", declarou Miguel Portas, em nome do Bloco de Esquerda, na noite desta terça-feira. O cabeça-de-lista às eleições europeias lançou o desafio ao presidente da República: "Sabemos que não pode demitir Dias Loureiro, mas pode e deve declarar que perdeu a confiança no seu conselheiro de Estado". Miguel Portas afirmou ainda que Vítor Constâncio não tem mais condições políticas de continuar a ser responsável pela supervisão que nunca existiu.

Artigo | 27 de May

Um dos muitos cartazes que circulam na blogosfera eplando à participação na próxima manifestação de professoresConvocada pela Plataforma Sindical, a manifestação de professores que se realiza no próximo Sábado junta também os principais blogs e movimentos, que hoje publicam uma posição conjunta apelando à participação em mais um protesto contra a "arrogância" do governo e pela qualidade da escola pública.

Artigo | 27 de May

Piratas da Somália julgados no QuéniaSão estarrecedoras as notícias sobre piratas nas costas da Somália. Para mim, é quase como encontrar, hoje, dinossauros em plena Amazónia. Piratas eram, até agora, lendários personagens da minha infância.

Artigo de Frei Betto, publicado em Informação Alternativa