Artigo | 22 de May

Estudantes manifestaram-se contra Sócrates e a Minsitra. Foto da Lusa. Clica para ampliarA visita de José Sócrates à escola António Arroio, em Lisboa, não lhe podia ter corrido pior. Os alunos brindaram-no com uma vaia monumental, protestando contra o desinvestimento nas artes e contra a forma como as obras se desenrolam na escola. "Governo fascista é a morte do artista" foi um dos cânticos mais entoados. Sócrates teve que sair pela porta lateral para evitar os manifestantes.

Artigo | 22 de May

Mário Brochado Coelho obteve 16 votos, mais oito do que o número de deputados do BlocoO advogado Mário Brochado Coelho, o nome proposto pelo Bloco de Esquerda para próximo Provedor de Justiça, obteve a preferência de 16 deputados, mais oito do que o número de deputados do Bloco. Jorge Miranda, proposto pelo PS, foi o candidato mais votado (113) mas não obteve maioria de dois terços, o que obriga a uma segunda volta.

Artigo | 22 de May

A Lista A voltou a vencer as eleições no maior sindicato do paísContabilizados todos os votos, a Lista A - afecta à anterior direcção e que congrega diversas correntes políticas e sindicais - venceu as eleições para o Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, com 63%, 3813 votos. A Lista B - que apoiou Mário Nogueira para Secretário Geral da Fenprof no último congresso da estrutura sindical - ficou-se pelos 2122 votos.

Artigo | 22 de May

Cartaz da Iniciativa Internacionalista. Clica para ampliarDepois do Tribunal Supremo ter anulado a candidatura da coligação Iniciativa Internacionalista - Solidariedade entre os Povos - eis que o Tribunal Constitucional Espanhol aceitou o recurso dos candidatos excluídos e validou a formação, que se declara anti-capitalista e que condena a violência. A decisão que anula a anterior foi tomada por unanimidade.

Artigo | 22 de May

Manifestação das trabalhadoras da Cofaco, nos Açores, em Fevereiro de 2008. Foto de arquivo da Lusa De acordo com um estudo da CGTP, feito com base em dados do INE, entre 2005 e 2008 verificou-se um aumento de 11 por cento do peso das mulheres entre os trabalhadores não qualificados, ao mesmo tempo que desceu a sua representação nos postos mais elevados, em cerca de 37%. As mulheres continuam a ganhar menos 19% do que os homens e são as mais afectadas pelo desemprego.

Artigo | 22 de May

O ministro da economia e Belmiro de Azevedo estiveram sintonizados na exigência de mais mobilidade e flexibilidade dos trabalhadoresNo parlamento, Manuel Pinho deixou um recado aos trabalhadores: "a flexibilidade é fundamental" para que a Autoeuropa "seja competitiva". Horas depois Belmiro de Azevedo secundou o Ministro: "era muito bom que houvesse cada vez mais discursos pró mobilidade". O Bloco acusa o governo de estar de joelhos ao lado da Volkswagen. Vê o comunicado do Grupo Parlamentar

Artigo | 22 de May

Miguel Portas e Francisco Louçã estiveram com os trabalhadores na passada sexta-feiraApesar dos lucros obtidos, a Makro quer despedir 90 trabalhadores. E quer fazê-lo com toda a rapidez, instando os trabalhadores a não comparecerem ao serviço ainda antes de concluídos os prazos legais para o processo de despedimento colectivo. O Bloco quer que o governo tome medidas urgentes.

Artigo | 22 de May

A dimensão da manifestação superou as expectativas dos sindicatos. Foto da LusaMais de oito mil polícias manifestaram-se em Lisboa por melhores salários, condições de trabalho e estabilidade no emprego. Um protesto expressivo, tendo em conta que existem 22 mil polícias em Portugal. A manifestação reuniu pela primeira vez em 20 anos os nove sindicatos da PSP.