Artigo | 21 de May

Lista A ganha eleições para todos os órgãos do SPGLCom resultados de mesas validadas correspondentes a 89% do universo de eleitores, a lista A vai à frente das eleições para o Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, com uma vantagem que lhe garante a vitória. Para a mesa da Assembleia Geral e a direcção central, a lista A tem 2.869 votos e a B 1.641. A lista A é afecta à anterior direcção e a lista B reivindicava ter apoiado Mário Nogueira para secretário-geral da Fenprof.

Artigo | 21 de May

Trabalhadores da Qimonda vão realizar uma concentração de protesto até final de Maio de 09Um plenário de trabalhadores da Qimonda, que juntou nesta Quarta feira cerca de 500 trabalhadores, decidiu convocar uma concentração de protesto junto à fábrica até ao final do mês de Maio. Bruno Maia da Comissão Instaladora de Trabalhadores disse que o objectivo será "alertar e pressionar o Governo e entidades competentes para a situação da Qimonda".

Artigo | 21 de May

António Chora coordenador da Comissão de Trabalhadores da AutoeuropaA Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa diz que a administração da empresa "quer impor a sua proposta através de métodos de pressão", responde "não vamos ficar de braços caídos e permitir que isso aconteça" e convoca plenários para Sexta feira dia 29 de Maio, de manhã e de tarde. A CT declara ainda que tudo irá fazer para que sejam reabertas as negociações.

Artigo | 21 de May

Teixeira Lopes, Jorge Magalhães e Moisés Ferreira apresentaram campanha contr o desempregoO Bloco de Esquerda do Porto lançou, nesta Quarta feira, uma campanha contra o desemprego no distrito, que tem actualmente 110.000 pessoas desempregadas. João Teixeira Lopes, Jorge Magalhães e Moisés Ferreira apresentaram em conferência de imprensa a campanha e também medidas para enfrentar o problema.
Ler mais em porto.bloco.org

Artigo | 21 de May

O Cardeal Sean Brady saúda a publicação, mas a Igreja Católica tudo fez para a retardarAo longo de 60 anos, mais de 2.000 crianças foram torturadas e violadas, por padres e monges, em internatos da Igreja Católica na Irlanda, concluiu a Comissão de Inquérito sobre o Abuso de Crianças. O chefe da Igreja Católica na Irlanda, Cardeal Sean Brady, disse que "lamenta profundamente o que aconteceu". O relatório denuncia o silêncio da Igreja. O Vaticano não se pronuncia.

Artigo | 21 de May

As empresas israelitas que fabricam produtos potencialmente perigosos instalam-se em territórios palestinos para evitar as rígidas leis que controlam as operações em território do Estado Judeu Israel deita lixo, inclusive resíduos
perigosos, no território palestino da Cisjordânia, cuja população
não está em condições de protestar. O Estado judeu o faz "há
anos, como uma alternativa mais barata e fácil do que processar
esses dejectos perigosos no seu território, em locais adequados ao
seu manejo", disse à IPS o subdirector da Autoridade Ambiental
Palestina, Jamil Mtoor.
Artigo de Mel Frykberg da IPS

Artigo | 21 de May

491.635 pessoas estavam inscritas como desempregadas no final de Abril de 2009O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) tornou público nesta Quinta feira o número de desempregados inscritos no final de Abril, que teve a maior subida desde 2003 - mais cem mil desempregados do que um ano antes. Só nesse mês o número de desempregados inscritos aumentou 1,5% em relação ao mês anterior, mais 7.504 pessoas - 250 novos desempregados por dia. O Bloco de Esquerda disse que estes números revelam o fracasso absoluto do Governo.

Artigo | 21 de May

António Chora acusou a administração da Autoeuropa de intransigência e má fé na negociação - foto da Lusa (arquivo)A administração da Autoeuropa rompeu
ontem as negociações com a Comissão de Trabalhadores. Em causa
estava unicamente o pagamento do trabalho suplementar ao Sábado, que
a empresa quer passar a pagar como um dia normal de trabalho. A
administração faz outras ameaças, os trabalhadores devem reunir em
plenário na próxima semana.

Artigos Opinião Esquerda | 21 de May

A notícia de que 15 mil registos de desempregados terão sido temporariamente apagados das listas do Instituto do Emprego e Formação Profissional é grave. É grave porque evidencia duas verdades que se vinham já intuindo: (1) os números do desemprego atingem patamares muito mais significativos do que aqueles que o PM admite e (2) o governo PS, sem pejo nenhum, no que diz respeito ao maior problema que o país enfrenta, mente descaradamente aos portugueses.