Artigo | 19 de May

Michael Martin demitiu-se da presidência do parlamento, uma acção inédita em 300 anosAlguns deputados do Reino Unido estão mergulhados num escândalo que envolve perto de 18 milhões de libras do erário público, gastos em despesas pessoais indevidas, como obras de renovação de casas ou viagens a locais exóticos. O Presidente do Parlamento anunciou a sua demissão e há quem peça eleições antecipadas.

Artigo | 19 de May

A administração não quer pagar os sábados como trabalho extraordinárioEm declarações ao Esquerda.net, o líder da comissão de trabalhadores da Autoeuropa, António Chora, não acredita num risco iminente de deslocalização da fábrica mas revela que a administração ameaça com o despedimento de 250 trabalhadores contratados se não se alcançar um acordo, que está dependente da forma como será valorizado o trabalho aos sábados.

Artigo | 19 de May

O IEFP apaga temporariamente desempregados dos registos para não figurarem nas estatísticasO Bloco de Esquerda divulgou documentos que provam que em Março de 2008 - e não apenas em 2009 - o Instituto de Emprego e Formação Profissional mudou a categoria de várias pessoas de desempregadas para empregadas, falseando assim as estatísticas dos desempregados do trimestre. Passados poucos dias, e depois de divulgados os números falsos, as mesmas pessoas voltavam à categoria de desempregadas.

Artigo | 19 de May

A vigília dos trabalhadores teve início às 11h da manhã de segudna-feira e tem continuado durante esta terça-feiraDezenas de trabalhadores Platex (Indústria de Fibras de Madeira, em Tomar) estão desde as 11h de segunda-feira à porta da fábrica para impedir a entrada e saída de camiões com material. A vigília já dura há mais de 24 horas, e os trabalhadores exigem que lhes sejam pagos os salários do mês de Abril e pedem também uma intervenção urgente do governo.

Artigo | 19 de May

Vieira da Silva ainda não reagiu a estas revelações incómodasCerca de 40 trabalhadores da Autoridade para as Condições do Trabalho - entidade fiscalizadora da aplicação da lei laboral - estão a exercer funções como "falsos recibos verdes", já que cumprem horário fixo e dependem da hierarquia da instituição. Quem o diz é a Associação Portuguesa dos Inspectores de Trabalho, que denuncia ainda que muitos processos prescrevem por falta de técnicos.

Artigo | 19 de May

Durante o governo Sócrates o número de desempregados aumentou siginificativamente. Foto de Paulete Matos, 1 de Maio de 2009Os últimos números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística revelam que existem em Portugal 496 mil desempregados (8,9%). No entanto, somando os inactivos disponíveis - pessoas efectivamente desempregadas mas que deixaram de procurar emprego - e todos aqueles que só trabalham umas horas por semana - obtém-se um número claramente superior, ou seja, mais de 600 mil desempregados.

Artigos Opinião Esquerda | 19 de May

Alguns comentadores atribuíram esta nova situação a uma mudança de liderança nos dois países. A explicação real assenta muito mais nas alterações da situação geopolítica - no conjunto do sistema-mundo e na América Latina em particular.