Artigo | 12 de May

Procurador-geral da República propôs inquérito disciplinar a Lopes da Mota. Foto Grumbler/FlickrO procurador Lopes da Mota será inquirido num processo disciplinar sobre as pressões exercidas junto dos procuradores do caso Freeport. A proposta foi do procurador geral da República e foi aprovada pelo Conselho Superior do Ministério Público. O Bloco de Esquerda diz que o ministro Alberto Costa não pode continuar em silêncio.

Artigo | 12 de May

Manifestação dos enfermeiros juntou cerca de 2500 pessoas em LisboaA grande maioria dos enfermeiros juntou-se à greve marcada no Dia Internacional da classe e os sindicatos falam em mais de 80% de adesão. Em Lisboa, milhares manifestaram-se contra a precariedade e a inexistência de uma carreira, numa profissão em que falta gente mas o desemprego aumenta.

Artigo | 12 de May

Dinheiro dos depositantes deve ser devolvido até aos 100 mil euros da garantia legal. Foto Eric Caballero/Flickr

Após a reunião com um grupo de clientes do BPP, Francisco Louçã disse que o governo não pode adiar mais o anúncio duma solução. O Bloco defende que "se o BPP não tem condições de cumprir as suas responsabilidades, deve encerrar e o Estado deverá accionar a garantia dos depósitos até 100 mil euros, devolvendo o dinheiro aos depositantes". Já sobre o BPN, Louçã defendeu o fim da marca e a integração na Caixa Geral de Depósitos.

Artigo | 12 de May

Deputados açoreanos querem legalizar a 26 deputados regionais do PS, PSD, CDS e PPM querem legalizar o "espectáculo" da agonia do touro. O Bloco/Açores votará contra uma lei "escandalosa" e diz que quem se prepara para "estrear o Estatuto Politico-Administrativo com luxos perversos, não está preocupado com o bem-estar dos açorianos".

Artigo | 12 de May

Sistema da Energie era bomba de calor vendida como colector solar térmicos para beneficiar de apoio do Estado. Foto coincoyote/FlickrJosé Sócrates e Manuel Pinho visitaram em Março a empresa Energie, considerada um exemplo da campanha de apoio à instalação dos painéis. Mas a certificação à tecnologia vendida por esta empresa sempre foi alvo de polémica, e foi agora retirada. O Bloco de Esquerda diz que não se pode enganar assim os consumidores e aponta outras falhas nesta campanha de apoio à instalação de painéis solares.

Artigo | 12 de May

Lucros do BCP disparam, mas os spreads não se mexem. Foto Domingos MoreiraO Banco Comercial Português divulgou os lucros do primeiro trimestre do ano, que aumentaram para 106,7 milhões. Em tempos de crise, os lucros do banco dispararam 625% em relação ao mesmo período de 2008, mas os "spreads" cobrados aos clientes vão manter-se inalteráveis.

Artigo | 12 de May

Professores em luta. Foto Paulete MatosA pouco mais de duas semanas da manifestação nacional, a Plataforma Sindical dos Professores escreveu uma carta aberta a José Sócrates, censurando o governo pela "postura anti-negocial que imperou ao longo destes quatro anos" de mandato. As organizações sindicais reafirmam o seu desacordo com as políticas educativas do governo.