You are here

Pesquisar

Artigo | 9 de May

Marcha de Lisboa junta 1500 pela legalização da canábis. Foto Lusa
A maior marcha de sempre a favor da legalização da canábis juntou perto de 1500 pessoas em Lisboa. Apesar da chuva, o ambiente foi de festa ao longo de todo o cortejo. Para além de Lisboa, Porto e Coimbra a Marcha Global da Marijuana realizou-se pela primeira vez em Braga. E lançou uma petição para que a Assembleia da República discuta as alternativas à proibição.

Artigo | 9 de May

Luís Fazenda participou nas primeiras jornadas parlamentares atlânticas do Bloco na Madeira. Foto Paulete MatosAs jornadas parlamentares atlânticas do Bloco de Esquerda juntaram deputados nacionais e insulares no Funchal. O Bloco defendeu que um novo estatuto político-administrativo da Madeira deve incluir um regime de incompatibilidades para os titulares de cargos políticos e a limitação do mandato do presidente do Governo Regional.

Artigo | 9 de May

Chávez retoma a posse estatal do transporte de petróleo no lago Maracaibo. Imagem VTVA lei aprovada em Caracas permitiu a expropriação das empresas que dominavam o transporte e os portos da extração de petróleo do lago Maracaibo, após anos de conflitos com os trabalhadores e cobrança de tarifas excessivas, graças ao seu monopólio. Entre as empresas a indemnizar pela Venezuela está a Halliburton, ligada ao ex-vice presidente dos EUA Dick Cheeney.

Artigo | 9 de May

O bispo emérito de Setúbal alerta para o "rastilho" que pode tornar-se num "incêndio" social como o da Grécia ou dos subúrbios francesesPela segunda noite consecutiva, os protestos contra a violência policial fizeram-se sentir na Bela Vista, em Setúbal. O bispo emérito D.Manuel Martins diz que este não é um caso isolado e que não é com polícia que se apagam «fogueiras» sociais.

Artigo | 9 de May

Vieira da Silva e José Sócrates mudaram o Código do Trabalho, mas o Tribunal não aceita rectificações aos erros na lei do PS. Foto José Goulão/FlickrO Tribunal da Relação de Évora confirmou as decisões de primeira instância, ao considerar uma "fraude à lei" as rectificações do PS à sua revisão do Código do Trabalho para repor as multas quanto à falta de segurança, higiene e saúde no trabalho. Em resultado, pelo menos uma empresa já ficou livre de penalização após a morte dum trabalhador num acidente de trabalho.

Artigo | 9 de May

Olivier Besancenot, porta-voz do NPA, foi o convidado do comício bloquista. Foto Paulete Matos"A regulação do capitalismo é a crise e a bancarrota", disse Olivier Besancenot, o porta voz do Novo Partido Anticapitalista francês convidado para o comício "A Hora da Esquerda" que juntou quinhentas pessoas no Porto. Miguel Portas falou dos efeitos da crise em Portugal e a progressiva degradação do nível de vida em relação ao resto da UE. "Temos preços europeus e temos salários cada vez mais portugueses", diz o eurodeputado bloquista. Vê aqui as fotos do comício.

Artigo | 9 de May

Após
um primeiro de Maio inédito, no qual as 8 centrais sindicais
francesas desfilaram, pela primeira vez, de braço dado, vive-se em
França um clima de combate, de reivindicação, de luta até à
vitória final. Nos mais variados sectores encontramos
descontentamento e revolta, acompanhados de uma radicalização do
movimento social.
Texto de Margarida
Santos em França
.