Artigo | 5 de May

Poluir será mais fácil com a nova proposta do governo, diz o BlocoO Bloco de Esquerda solicitou a presença, com carácter de urgência, do ministro do Ambiente no Parlamento para prestar contas aos deputados sobre a proposta, aprovada em Conselho de Ministros, que permite reduzir até 84% o valor das coimas associadas a contra-ordenações ambientais.

Artigo | 5 de May

A detenção de crianças de 12 anos por oito dias é também condenada pela ONUO Comité Antitortura das Nações Unidas denunciou a utilização pelo Serviço Geral de Segurança israelita de um centro secreto de detenção e interrogatórios, situado num local inacessível ao Comité Internacional da Cruz Vermelha e aos advogados dos detidos. O Comité recebeu queixas de torturas, maus-tratos e condições de detenção deficientes.

Artigo | 5 de May

Dias Loureiro não admite ter mentido e não dá sinais de querer largar o Conselho de EstadoOuvido pela segunda vez no Parlamento, Dias Loureiro garantiu que o negócio da compra e venda das empresas tecnológicas detidas por um testa de ferro do libanês el-Assir, em Porto Rico, e que deu um prejuízo ao BPN de 38 milhões de euros, foi conduzido "com boa-fé e podia dar imenso lucro aos accionistas". O Bloco de Esquerda voltou a exigir a demissão de Dias Loureiro do Conselho de Estado

Artigo | 5 de May

O poder de compra dos portugueses vai diminuir apesar da descida dos preçosA Comissão Europeia estima que Portugal e Irlanda vão ser os únicos países da Zona Euro com reduções reais nas remunerações em 2009. Os salários reais em Portugal vão cair 0,4%, isto apesar de uma diminuição de 0,3% nos preços. É a quarta vez em 30 anos que isto acontece, e uma das principais causas pode ser o aumento vertiginoso de processos de "lay-off".

Artigo | 5 de May

Vasco Granja morreu aos 83 anosO apresentador de televisão ficou na história da banda desenhada e do cinema de animação, divulgando, durante 16 anos, obras fora do circuito comercial, nomeadamente desenhos animados dos países do Leste da Europa. A sua ligação a movimentos de oposição ao Estado Novo e ao Partido Comunista Português valeram-lhe duas prisões pela PIDE. O funeral realiza-se esta terça-feira, pelas 15h.

Artigo | 5 de May

Francisco Louçã considera que a justiça na economia ficaria comprometida com um governo PS/PSDFrancisco Louçã afirmou que um governo PS/PSD seria "a pior de todas as soluções" e uma "batota eleitoral". O dirigente do Bloco defendeu políticas de "justiça na economia" e lembrou que PS e PSD "têm posto sempre as pessoas atrás dos poderes económicos". Um governo de Bloco Central seria "o reconhecimento da incapacidade de governar o país na crise" explicou Louçã.