You are here

Pesquisar

Artigo | 4 de May

Manuel AlegreNum editorial do seu site , Manuel Alegre condena "sem equívocos nem ambiguidades" os incidentes ocorridos durante a manifestação do 1º de Maio com Vital Moreira. O vice-presidente da Assembleia da República fora atacado pelo dirigente socialista José Lello , que disse que "verifica-se afinal que há sempre uma voz que se cala".

Artigo | 4 de May

Obra de arte contemporânea que simboliza a crise. Foto de Pierre Marcel, no FlickrDurante os meses de Maio e Junho, a UNIPOP, no seguimento dos seminários de introdução ao pensamento crítico contemporâneo, e o CRIA, centro em rede de investigação em antropologia, promovem um ciclo de debates sobre economia, "interrogando os próprios limites da divisão entre económico, político, social e cultural". Francisco Louçã, Maurizio Lazzarato e Hugo Dias estão entre os oradores.
 

Artigo | 4 de May

Professores em luta. Foto de Paulete MatosA Plataforma sindical dos professores convocou para o próximo dia 30 de Maio uma nova manifestação nacional contra a política educativa de Maria de Lurdes Rodrigues. A manifestação será precedida de uma jornada de protesto, de luta e de luto no dia 26 de Maio, quando os docentes paralisarão dois tempos lectivos (90 minutos), durante os quais aprovarão posições de escola.

Artigo | 4 de May

As sessões decorrem no auditório do SPGL e têm entrada livreA Cultra promove a partir desta quinta feira um conjunto de cinco conferências com o objectivo de apresentar e discutir os principais contributos para a História do Movimento Operário ao longo do século XX, em Portugal e na Europa. A primeira sessão abordará o "Socialismo Reformista" e contará com a presença de António Reis (Insituto de História Contemporânea) e Walter Baier (Transform! Europe).

Artigo | 4 de May

José LelloO deputado e dirigente socialista José Lello, ex-Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, voltou a atacar o seu colega de bancada Manuel Alegre, acusando-o de manter silêncio diante do incidente que envolveu Vital Moreira no 1º de Maio. Em Março, o mesmo Lello acusara Manuel Alegre de "falta de carácter".

Artigo | 4 de May

Instalações da PlatexOs 240 trabalhadores da Platex, Indústria de Fibras de Madeira de Tomar, decidiram em plenário aguardar pela apresentação de uma proposta da administração para a resolução da crise que a empresa atravessa. Decidiram também que só haverá a retomada da produção com o pagamento dos salários de Abril, que estão atrasados.

Artigo | 4 de May

Crise. Foto de salvez, FlickRA Comissão Europeia reviu mais uma vez em baixa as previsões para a economia portuguesa. O Produto Interno Bruto deve contrair-se em 3,7% (a previsão de Janeiro era de -1,6%) e o desemprego chega perto de 10% em 2010. O défice orçamental, bandeira do governo Sócrates, deve disparar este ano para 6,5%.

Artigo | 4 de May

Augusto Boal. Foto de am or, FlickRO dramaturgo Augusto Boal, de 78 anos, morreu neste domingo, vítima de insuficiência respiratória. Fundou o Teatro do Oprimido, uma metodologia que pretende que o teatro seja apropriado por todos, em particular aqueles que têm menos poder e que sofrem mais. Boal viveu em Portugal dois anos, trabalhando com A Barraca, com quem dirigiu a montagem de "A Barraca Conta Tiradentes" (1977), onde actuou, entre outros, Mário Viegas.