Artigo | 3 de May

Multinacionais, lordes e milionários repartem o dinheiro dos contribuintes que a UE distribui em ajudas agrícolas. Foto Robert Crum/Flickr Desde que os países europeus são obrigados a publicar os nomes dos beneficiários dos 55 mil milhões de euros em ajudas da PAC, o escândalo regressa. São as grandes multinacionais, os milionários e a nobreza latifundiária que repartem entre si a maior fatia do bolo. Em Portugal há 38 entidades que receberam mais de um milhão em 2008. Mas o maior subsídio, de 10 milhões, tem como destino uma empresa espanhola.

Artigo | 3 de May

Reefugiados tamil são levados para campos de concentração no Sri Lanka. Foto aquaview/FlickrA investida das tropas governamentais sobre o território controlado pela guerrilha Tigres Tamil prossegue, apesar dos esforços diplomáticos para conseguir um cessar-fogo. Para além dos rebeldes, também 50 mil civis estão agora encurralados pelo exército numa pequena faixa do território.

Artigo | 3 de May

PSP diz que não paga os subsídios a que as grávidas têm direito porque o governo não homologou parecer da PGR. Foto tomazela/FlickrApesar dos pareceres da Procuradoria Geral da República e da Provedoria de Justiça determinarem o pagamento dos suplementos remuneratórios às agentes policiais em licença de maternidade, gravidez de risco e baixa médica, o Ministério da Administração Interna nunca os homologou. Por isso a PSP continua a não pagar estes subsídios que podem chegar aos 250 euros por mês.

Artigo | 3 de May

Egipto vai comprar novas máquinas para abater três mil porcos por dia. Foto Lionoche/FlickrA decisão do governo egípcio de abater todos os porcos do país para prevenir a propagação da gripe suína levou a confrontos entre a polícia de choque e os suinicultores do Cairo. Os manifestantes contestam o excesso da lei, até por não existir até agora nenhum caso identificado no país, e denunciam as motivações religiosas do governopara implementar esta medida.

Artigo | 3 de May

Ensino superior português afasta famílias de baixo rendimento. Foto confusedvision/FlickrUm estudo sobre o custo da frequência universitária revela que só os ingleses pagam mais que os portugueses para frequentar a Universidade. A diferença é que os portugueses são também os que menos apoios recebem face aos gastos do ensino. Comparando com o relatório de 2007 da OCDE, "Portugal apresenta o resultado mais desfavorável" no que respeita à equidade, diz Luísa Cerdeira, a autora do estudo.

Artigo | 3 de May

José Saramago quer que Jerónimo diga se vai expulsar os militantes envolvidos nos incidentes do 1º de Maio. Foto ningunterra/FlickrO prémio Nobel da Literatura desafiou o secretário-geral do PCP a expulsar os "agressores de Vital Moreira", a comprovar-se que se tratam de militantes do partido. E afirma que "alguma explicação haverá" para nunca ter sido convidado a ocupar um lugar de deputado. "Espero que não seja por me considerarem a mim também traidor", diz José Saramago.