You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de April

A Câmara Municipal de Santa Comba Dão homenageou o ditador Salazar no passado dia 25 de AbrilO parlamento aprovou esta quinta-feira um voto de protesto do Bloco de Esquerda que condena a atitude da Câmara Muncipal de Santa Comba Dão, ao inaugurar uma praça com o nome do ditador Oliveira Salazar, no passado dia 25 de Abril. PS, PCP, Bloco, PEV, a deputada Luísa Mesquita (independente) e a deputada Zita Seabra (PSD) votaram a favor. PSD e CDS votaram contra.

Artigo | 30 de April

Rafael Correa. Foto de Presidencia de la República del Ecuador, FlickRO governo equatoriano é o único no mundo que empreendeu, nos anos 2000, uma auditoria integral da dívida pública. Em Novembro de 2008, o Equador suspendeu o pagamento de uma parte das dívidas contraídas pelos governos anteriores sob a forma de bónus, e propôs aos seus detentores que aceitem uma redução do seu valor em 70%. O futuro dirá se esta via permite aliviar de forma duradoura o peso do pagamento da dívida.

Por Éric Toussaint, publicado no site do CADTM

Artigo | 30 de April

Ministra da Educação diz que tudo não passou de um erro de<br />
comunciação, da responsabilidade da empresa contratada pelo PSConfrontada com a utilização de imagens de crianças com o computador Magalhães num tempo de antena do PS, a Ministra da Educação sacudiu as culpas para o PS e para a empresa contratada pelo partido. Afirmações que em nada batem certo com o que diz a Presidente do Conselho Executivo da escola em causa, que garante que foi um elemento da Direcção Regional de Portalegre a fazer o pedido em nome do Ministério da Educação.

Artigo | 30 de April

Cartaz do Festival. Clica para ampliarA partir desta sexta-feira, 1 de Maio, até Domingo, realiza-se a terceira edição do Festival Imigrarte, em Lisboa, estendo-se também a Almada e Cascais. A entrada é gratuita em todos os eventos e são esperados mais de 250 artistas imigrantes e vários debates, filmes, festas e workshops, para "ajudar a combater preconceitos".
 

Artigo | 30 de April

Quase todos os processos concluídos em 2009 deixaramos trabalhadores desempregadosNo primeiro trimestre de 2009 foram abertos processos de despedimento colectivo em 258 empresas, afectando quase 3500 trabalhadores, quatro vezes mais do que no mesmo período do ano passado, e quase metade da totalidade dos processos abertos em todo o ano de 2008. Quanto aos processos já concluídos este ano, 1356 das 1400 pessoas ameaçadas foram efectivamente despedidas
 

Artigo | 30 de April

O desemprego na União Europeia aumentou 25% num anoA taxa de desemprego na União Europeia atingiu os 8,3% em Março, o valor mais elevado desde 2005, anunciou hoje o Eurostat. São já mais de 20 milhões os desempregados na União Europeia, mais 4 milhões do que há um ano. A maior taxa de desemprego continua a pertencer à Espanha (17,4%), seguida pela Letónia (16,1%) e Lituânia (15,5%).
 

Artigo | 30 de April

Depois do PS negar qualquer procedimento errado, José Sócrates veio pedir desculpas aos pais das crianças cujas imagens foram utilizadas no tempo de antena do PS. Foto de arquivo da Lusa
Depois do gabinete de imprensa do PS e do Ministro Augusto Santos Silva terem garantido que as imagens de crianças com o Magalhães no tempo de antena do PS foram recolhidas de forma transparente, eis que José Sócrates acabou por enviar um pedido formal de desculpa aos pais das crianças de Castelo de Vide, lamentando o facto de não terem sido avisados da finalidade das filmagens. A deputada Ana Drago - que hoje interveio no parlamento sobre este assunto - considera que esta explicação não satisfaz, dado que o que está em causa é a "instrumentalização dos meios do Estado" para fins partidários.

Artigo | 30 de April

Um dos cartazes que promove a Parada, do blogue http//maydayporto.blogspot.comÉ já no dia 1 de Maio que em Lisboa e pela primeira vez no Porto, centenas de trabalhadores precários se juntam para protestar contra o abuso patronal, o desemprego e a ausência de direitos, em cortejos que prometem, além da revolta, muita animação e festa.

Artigo | 30 de April

O esquerda.net passa a disponibilizar uma área própria para a campanha eleitoralA área a fundo azul e na coluna central do Esquerda.net - antes identificada com o site "Políticas de Igualdade" - deu lugar às notícias, materiais, vídeos e acções do Bloco de Esquerda nas campanhas eleitorais que se avizinham, com destaque, nesta primeira fase, para as europeias.

Artigos Opinião Esquerda | 30 de April

A experiência governativa do Partido Socialista, da sua maioria absoluta aproxima-se do fim. Dentro de poucos meses, os portugueses farão a avaliação dessa prática governativa.

Mas em poucas áreas de governação a experiência se mostrou tão desastrosa e tão desastrada como na área da Educação. E porque o Partido Socialista sabe disso lança mão de todos os expedientes e recursos para maquilhar os seus falhanços e intimidar os seus críticos.

Artigo | 29 de April

Coimbra recebeu o debate do Bloco. Foto Renata F. Oliveira/FlickrAs dificuldades da investigação científica em Portugal no contexto europeu foi o tema do debate promovido pelo Bloco no centro de Coimbra. O testemunho de jovens investigadores e bolseiros assinalou os obstáculos que se deparam num início de carreira marcado pela precariedade. Marisa Matias disse que a investigação científica em Portugal é um “sistema com pés de barro que pode desmoronar”.

Artigo | 29 de April

Obama tem razões para estar preocupado ao fim de 100 dias, apesar da popularidade se manter. Foto oficial da Casa BrancaNo dia em que completa 100 dias à frente da Casa Branca, Barack Obama recebeu um relatório económico dos primeiros três meses do ano que não traz razões para festejar. A Reserva Federal anunciou que o PIB norte-americano caiu 6,1%, mais que o previsto pelos economistas.

Artigo | 29 de April

PS usou imagens gravadas a pedido do Ministério no tempo de antena sem autorização dos pais das criançasA deputada Ana Drago defendeu a abertura de um inquérito interno sobre o caso das crianças da escola de Castelo de Vide filmadas para um tempo de antena do PS a pedido do Ministério da Educação. "Jamais qualquer governo tinha ido tão longe, ao usar os meios do Estado para envolver crianças em propaganda partidária", afirmou a deputada bloquista.

Artigo | 29 de April

Banqueiros e admnistradores receberam prémios milionários em tempo de crise. Foto higgs2007/Flickr

A crise não evitou o pagamento de prémios milionários aos administradores das grandes empresas portuguesas no ano passado. Os maiores foram os do BES, com 8,8 milhões a dividir por onze pessoas. Se nessa altura a lei do Bloco já estivesse em vigor, pagariam 75% desse valor em imposto.

Artigo | 29 de April

Inspectores do Ministério queriam que os estudantes de Fafe culpassem os professores pela chuva de ovos sobre carro da ministra. Foto Andy2/FlickrO protesto à porta da Escola Secundária de Fafe marcou um dos momentos mais embaraçosos do mandato da ministra da Educação, ao ser recebida com uma chuva de ovos em Novembro passado. No mês passado, os inspectores  interrogaram vários alunos, tentando que eles denunciassem os seus professores como estando por detrás daquela acção.

Artigo | 29 de April

Jornadas parlamentares do Bloco aprovam propostas para combater enriquecimento ilítico e corrupção. Foto guano/FlickrDepois da aprovação do levantamento do sigilo bancário, do fim "pára-quedas dourados" e da transparência nos salários dos gestores, as jornadas parlamentares do Bloco apresentaram novas medidas anti-corrupção. Louçã diz que “Portugal não é um país de corruptos mas há uma enorme corrupção que nunca foi combatida" e apresentou quatro projectos de lei para o debate na Assembleia.

Artigo | 29 de April

Cidade do México em alerta por causa da gripe suína. Foto Eric Castaneyra/FlickrO paradoxo deste pânico provocado pela gripe suína é que, apesar de ser totalmente inesperada, foi perfeitamente prevista. Há seis anos, a Science dedicou um artigo principal à evidência de que "depois de seis anos de estabilidade, o vírus da gripe suína norte-americana saltou para uma auto-estrada evolutiva".

Por Mike Davis para o Guardian

Artigos Opinião Esquerda | 29 de April

Quase toda a gente levou a reunião do G20 de 2 de Abril em Londres demasiado a sério. Especialistas e críticos analisaram-na como se o seu objectivo fosse introduzir algumas mudanças nas políticas dos estados que participaram. O facto é que todos os que compareceram sabiam antecipadamente que nada significativo iria mudar devido à reunião, e que as pequenas mudanças menores que nela foram adoptadas poderiam facilmente ter sido negociadas sem que a reunião tivesse ocorrido.

Artigo | 28 de April

Ciência e investigação preocupam os candidatos do BE ao Parlamento EuropeuMiguel Portas, Marisa Matias, Leonor David, Laura de la Rosa, Hugo Dias e Alda Sousa participam na quarta feira num debate sobre a investigação em Portugal e na UE., a partir das 15 horas, em Coimbra.

Artigo | 28 de April

Não houve acordo entre a Comissão e o Parlamento da União Europeia sobre horários de trabalhoApós cinco anos de negociações, a directiva comunitária sobre tempo de trabalho que pretendia fixar em 65 horas semanais o limite máximo de laboração foi definitivamente chumbada, por não haver acordo entre o Parlamento Europeu e os governos dos 27 países que integram a UE.

Pages