You are here

Pesquisar

Artigos Opinião Esquerda | 26 de March

Numa economia de mercado é aos privados que em primeiro lugar se devem pedir contas. As recentes implosões de instituições financeiras mostram que os vilões da história foram os "top managers". Até aqui estamos em linha com as (más) práticas internacionais. Contudo, com esta crise já se aprendeu uma coisa: a maior falência no sistema financeiro português é a do Banco de Portugal (BdP).

Artigo | 26 de March

Protesto nas universidades francesas já dura há oito semanas. Foto Ptit@l/FlickrAo fim de oito semanas de greve, centenas de professores e investigadores franceses decidiram ocupar parte das instalações no coração da universidade parisiense, contra a reforma do estatuto dos professores.

Artigo | 26 de March

Balde higiénico ainda faz parte do quotidiano dos presos de Pinheiro da Cruz. Foto poplechuguita/FlickrNuma visita ao estabelecimento prisional de Pinheiro da Cruz, onde ainda existe o "balde higiénico", uma delegação do Bloco de Esquerda lamentou a falta de investimento necessário para acabar com as "condições degradantes" em que muitos presos cumprem pena.

Artigo | 26 de March

Hillary Clinton e o presidente mexicano Felipe Calderon. Foto Dep. EstadoA viagem de Hillary Clinton ao México fica marcada pela declaração em que reconhece o fracasso da estratégia proibicionista que os norte-americanos obrigaram o mundo a adoptar no século XX. "É claro que o que temos vindo a fazer não funcionou", disse aos jornalistas que a acompanharam na viagem.

Artigo | 26 de March

Eric Toussaint aponta caminhos alternativos para a Esquerda"É preciso uma nova política anticapitalista, socialista e revolucionária que deve incluir uma dimensão feminista, ecologista, internacionalista, anti-racista. É preciso que estas diferentes dimensões sejam integradas de maneira coerente no que está em jogo no socialismo do século XXI."
Entrevista com Eric Toussaint, publicada no site do Instituto Humanitas Unisinos
 

Artigos dossier | 26 de March

O G20 é um fórum económico criado em 1999, que junta os ministros das finanças e governadores de bancos centrais de 19 países mais a União Europeia. A iniciativa da sua criação pertenceu ao G8, o grupo dos 8 países mais ricos do mundo, após as sucessivas crises financeiras dos anos 90.
Em Novembro de 2008, pela primeira vez, realizou-se em Washington uma cimeira do G20 juntando os presidentes ou primeiros-ministros do grupo. Em 2 de Abril de 2009, em Londres, realizar-se-á a segunda cimeira.

Artigos dossier | 26 de March

Para os próximos dias, nomeadamente entre 28 de Março e até 2 de Abril, quando tem lugar a cimeira do G20, estão convocadas dezenas de acções para exigir ao G20 mudanças sociais, económicas e ambientais.
A mais importante parece ser a Marcha pelo emprego, pela justiça e pelo clima convocada para Londres para Sábado, 28 de Março.

Artigos dossier | 26 de March

Um relatório da organização Attac de França, de que apresentamos aqui um resumo, aponta duas medidas urgentes a tomar para enfrentar a crise global: a supressão dos paraísos fiscais e a criação de taxas globais.

Artigos dossier | 26 de March

Numa pressão internacional sobre os governos do G20 para tirarem a economia global da recessão e empreenderem um novo curso para a criação de empregos, a regulação financeira e a governança global, os sindicatos de todo mundo estão a apresentar um conjunto comum de reivindicações aos seus governos nacionais. O plano sindical de cinco pontos, que inclui propostas políticas detalhadas, inclui as acções necessárias para combater a crise e construir uma economia mundial mais sustentável e justa para o futuro.

Artigos dossier | 26 de March

Com milhões de empregos e lares sob ameaça, e o planeta à beira de uma catástrofe ambiental, não podia ser mais clara a necessidade urgente de uma acção global sobre a economia. Mas as discussões da cimeira dos líderes do G20 em Londres não vão dar soluções.

Artigos Opinião Esquerda | 26 de March

No ano passado, a EDP teve quase 1100 milhões de euros de lucro, os maiores de sempre de uma empresa cotada na bolsa portuguesa. Mesmo assim, a EDP continua a cobrar 25% acima do que acontece em Espanha. E não hesita em cortar a luz a milhares de famílias que não conseguem pagar a conta da luz. Segundo a Deco, são cada vez mais as casas em que as opções mais drásticas já foram feitas.