Artigo | 29 de January

Freeport - inauguração em 2004 - foto da LusaO primeiro ministro José Sócrates disse nesta Quinta feira, em conferência de imprensa, que as notícias sobre a sua pessoa veiculadas pela comunicação social, são "difamatórias" e constituem uma "campanha negra".
Em comunicado de imprensa, a Procuradoria da República considerou que "a carta rogatória inglesa não contém nenhum facto juridicamente relevante que acresça aos factos conhecidos e investigados pelas autoridades portuguesas".

Qimonda em DresdenOs trabalhadores da
Qimonda de Dresden, a principal fábrica da empresa na Alemanha, vão
manifestar-se em defesa dos postos de trabalho, na próxima Terça-feira naquela
cidade alemã.
Entretanto, o administrador de falência, o Dr. Michael Jaffé, estará em
Portugal nos próximos Domingo e Segunda-feira.
Artigo com a participação de João Alexandrino Fernandes, em Tübingen, Alemanha.

Artigo | 29 de January

Manifestação em Paris - 29 de Janeiro de 2009 - Foto da LusaSegundo a central sindical CGT, um milhão e meio de
franceses e francesas encheram hoje as ruas do país para protestar contra o
desemprego e o ataque do governo aos serviços públicos. Em Paris, a
manifestação juntou 100.000 pessoas segundo a CGT e 65.000 segundo a polícia. A
greve dos trabalhadores foi largamente seguida na função pública e nos
transportes.

TorturaA Ordem Executiva de Obama impede parte
- não a totalidade - dos oficiais norte-americanos de usarem a
tortura, mas não impede nenhum, inclusive ele próprio, de apoiar o
uso de tortura em território estrangeiro.

Por Allan Nairn,
publicado originalmente em News and Comment

Manifestação no Fórum Social Mundial - Foto de Renato Soeiro Depois da
gigantesca Marcha que assinalou o arranque do Fórum Social Mundial, começaram
na quarta-feira as mais de duas mil sessões de debate que compõem o seu
programa, distribuídas por grandes grupos temáticos que assinalam as grandes
reivindicações dos movimentos sociais do planeta.
Texto de João Romão e foto de Renato Soeiro, de Belém do Pará, Brasil, para o Esquerda.net

Artigo | 29 de January

Vale do Ave, Estarreja e zona norte de Lisboa são alguns dos locais que violam as normas comunitáriasA Comissão Europeia decidiu intentar uma acção contra Portugal e outros nove Estados-membros por incumprimento da norma comunitária de qualidade do ar em relação a partículas de suspensão perigosas. No conjunto destes 10 países, as infracções afectam 83 milhões de pessoas em 132 zonas diferentes, onze delas em Portugal.

Artigo | 29 de January

Arnold Schwarzenegger, governador da CalifórniaO Estado da Califórnia pode suspender pagamentos a partir de
1 de Fevereiro, avisou o secretário do Orçamento da Califórnia, John Chiang.
A Califórnia é o mais rico e o mais populoso estado norte-americano, com 36,5
milhões de habitantes, e se fosse um país independente seria a oitava economia
mundial. O estado tem sido duramente atingido pela crise e tem um défice orçamental
superior a 40 mil milhões de dólares. O governador Arnold Schwarznegger já pediu
ajuda federal a Obama.

Artigo | 29 de January

Para a banca há milhões, para os trabalhadores nem tostões. Concentração de trabalhadores da CGTP, foto de arquivo da LusaSó esta semana 384 trabalhadores foram despedidos em Portugal e mais de três mil têm os seus postos de trabalho em risco devido ao anúncio de encerramento de várias empresas. As instituições de solidariedade social registam um aumento dos pedidos de ajuda e temem o agravamento da situação. Também a Organização Internacional do Trabalho foi obrigada a rever as suas previsões e calcula em 50 milhões o aumento do número de desempregados no Mundo em 2009.

Artigo | 29 de January

Esperam-se fortes perturbações nos transportes, apesar da novidade da lei dos serviços mínimos.
Pela primeira vez em muitos anos, os oito principais sindicatos uniram-se para protestar contra o desemprego e o ataque aos serviços públicos e acusam o governo de, perante a crise económica , apenas proteger os banqueiros e os grandes empresários. Esperam-se cerca de 200 manifestações em todo o país, e a greve deve afectar transportes públicos, escolas, universidades, hospitais, correios, aeroportos, rádios e televisões públicas, bem como a indústria automóvel.

Artigo | 29 de January

Capa da VisãoA revista Visão desta quinta-feira afirma que um departamento de elite britânico de investigação de fraudes, o Serious Fraud Office, enviou para Portugal uma carta rogatória onde o primeiro-ministro José Sócrates aparece como suspeito de ter "solicitado, recebido ou facilitado" pagamentos no âmbito do processo de licenciamento do Freeport de Alcochete. A Procuradoria-Geral da República já fez saber que vai emitir esta quinta-feira um comunicado com esclarecimentos sobre este assunto.

Artigos dossier | 29 de January

O Fórum Parlamentar Mundial (FPM), promovido pelo Fórum de São Paulo da América Latina e pelo GUE/NGL do Parlamento Europeu, começou em Belém do Pará, juntando pela sexta vez representantes de vários países da América Latina e da Europa.

Artigos dossier | 29 de January

Depois da gigantesca Marcha que assinalou o arranque do Fórum Social Mundial, começaram na quarta-feira as mais de duas mil sessões de debate que compõem o seu programa, distribuídas por grandes grupos temáticos que assinalam as grandes reivindicações dos movimentos sociais do planeta.

Artigos dossier | 29 de January

Pouco depois de ter visto «Valsa com Bashir», vi na televisão imagens dos corpos dos palestinianos quebrados pelas bombas e os mísseis israelitas em Gaza no 22º dia de bombardeamento. Ao início, pensei que pouca coisa tinha mudado desde Sabra e Chatila. Mais uma vez, dizia-se a mesma desculpa insultante, segundo a qual, de qualquer forma, Israel não tem culpa.