You are here

Pesquisar

Artigo | 25 de January

O empreendimento freeport não respeitou todas as exigências ambientaisO modo como foi licenciado o projecto Freeport fragiliza a posição do primeiro-ministro e do Governo dado que "não respeitou todas as regras", sustenta o coordenador da comissão política do Bloco de Esquerda, que propõe três soluções para evitar novos casos "Freeport". Também o líder da Quercus, em declarações à TSF, lembra que neste caso "nem todas as exigências ambientais foram cumpridas".  

Artigo | 25 de January

Líder indígena na BolíviaOs bolivianos votam este domingo "sim" ou "não" à nova Constituição proposta por Evo Morales. O novo texto amplia os direitos sociais e económicos dos povos indígenas, num país em que 80% da população é formada por indígenas e mestiços que nunca se viram representados pelos governos de elite branca. A oposição é mais forte nas regiões da meia lua, que reclamam maior autonomia e denunciam a norma constitucional que permite a recandidatura de Morales.

Artigo | 25 de January

Na ilha italiana de Lampedusa estão detidos centenas de imigrantes que vêm à procura de melhores condições de vidaMais de mil imigrantes conseguiram escapar de um centro de detenção da ilha italiana de Lampedusa para se manifestarem, frente à Câmara Municipal, contra as condições desumanas em que estão alojados e contra a agilização das expulsões. Belusconi é acusado de mentir e de desprezar as vidas destas pessoas ao ter reagido ao incidente dizendo que os imigrantes podem sair "para beber uma cerveja".
 

Artigo | 25 de January

O irmão Raul Castro sucedeu a Fidel CastroQuando se completam 50 anos da vitória da revolução em Cuba, que balanço pode ser feito de um acontecimento que influenciou, durante décadas, toda a América Latina? E quais são os principais problemas enfrentados hoje por esse país?

Artigo de Ignacio Ramonet, adaptado da tradução de Katarina Peixoto para a Carta Maior

Artigos dossier | 25 de January

Em termos históricos, é impossível separar a ofensiva de Israel contra o Hamas em Gaza do longo historial de conflitos e queixumes mútuos na região. Em termos geográficos, a guerra sobre uma minúscula parcela de terra não pode ser desligada do envolvimento mais alargado e dos interesses estratégicos de outros países: Síria, Egipto, EUA, Irão.

Artigos dossier | 25 de January

Depois desta guerra, a divisão já não é entre a Fatah e o Hamas, mas adquire outro significado: será a divisão entre a escolha de resistir contra a ocupação e uma aceitação passiva das condições políticas de Israel e dos EUA.