You are here

Pesquisar

Artigo | 16 de January

Governo levou meses a admitir cenário de recessão para 2009. Foto Guano/FlickrO governo divulgou na sexta-feira as novas previsões para a economia portuguesa, poucas semanas após a aprovação do Orçamento de Estado assente em previsões optimistas. A oposição criticou as medidas "tardias" e a CGTP considera que a mudança súbita de discurso "descredibiliza" o governo e não serve para mobilizar o país para enfrentar a crise.

Artigo | 16 de January

O bairro 6 de Maio é um locais que a exclusão social transformou em gueto. dos Foto streetology/Flickr"Os pobres estão a pagar a crise", diz o convite para a audição sobre a exclusão social no distrito de Lisboa que o Bloco de Esquerda promove este sábado às 15h no Auditório da Câmara da Amadora. "Há uma emergência social em Portugal e esta recessão vai aumentá-la, daí a necessidade de debater ideias e encontrar políticas que resolvam estes problemas”, afirmou Francisco Louçã, que intervém na abertura do encontro.

Artigo | 16 de January

Afinal, a bala foi disparada a menos de um palmo da cabeça do jovem de 14 anos. Foto Filipeb/FlickrA morte de Elson Sanches, o jovem de 14 anos baleado por um agente da PSP na Amadora, e as contradições na versão policial dos acontecimentos, levaram o Bloco de Esquerda a pedir explicações ao governo. Para este sábado está marcada uma manifestação para "exigir justiça" e não deixar "que este caso caia no esquecimento como os anteriores".

Artigo | 16 de January

Cravinho diz que há ainda A regulação do sistema financeiro mundial terá de incluir um "ataque" aos offshores, que têm estado no centro das "malfeitorias" e escândalos financeiros em todo o mundo, afirmou o ex-ministro socialista João Cravinho. Para reconstruir o sistema financeiro, o actual presidente do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento diz que "não é possível criar um sistema de auto-regulação" dos mercados financeiros.

Artigo | 16 de January

Operários chineses protestam à porta de uma fábrica de brinquedosQual será o impacto da crise económica sobre a economia
chinesa e sobre a massa dos trabalhadores e dos camponeses chineses? Quais
foram, até agora, as respostas do governo? Quais são os novos actores
independentes presentes no debate e os novos elementos que podem fazer pressão?
Qual o significado que terá esta crise sobre os desenvolvimentos políticos e
económicos do país?

Texto de Lee Lin.

Artigo | 16 de January

Indústria automóvel já sente sinais da crise em Portugal, só Manuel Pinho não deu por isso... Foto Lemonfridge/FlickrOs sinais da crise da indústria automóvel acumulam-se em Portugal. Depois da dispensa de 250 trabalhadores temporários na Autoeuropa, a fábrica da Peugeut/Citröen de Mangualde vai despedir 400 trabalhadores até ao fim deste trimestre, durante o qual deve parar a produção por quinze dias. Mas apesar das primeiras saídas terem ocorrido ainda em 2008, o ministro da Economia afirma agora que a notícia "é uma surpresa" para o governo.

Artigo | 16 de January

Professores fazem greve no dia 19 de Janeiro e recusam entrega de objectivos individuais previsto no modelo de avaliaçãoAs escolas e agrupamentos escolares que se manifestam contra o "modelo simplex de avaliação", cujos professores declaram não entregar os objectivos individuais, já ultrapassam a centena. Na segunda-feira há greve nacional de professores contra o modelo de avaliação e pela revisão do estatuto da carreira docente.

Artigo | 16 de January

Walden BelloA Social-democracia Global não mereceu até agora muita
discussão crítica, talvez porque o grosso dos progressistas siga empenhado na
última guerra, isto é, a guerra contra o neoliberalismo. Mas fazer a sua
crítica é urgente, e não só porque a Social-democracia Global é o candidato
mais provável à sucessão do neoliberalismo.

Texto de Walden Bello.

Artigo | 16 de January

Francisco Louçã acusou o primeiro ministro de ter faltado à verdade no debate quinzenal no Parlamento, numa resposta sobre as taxas de juro praticadas pelo BPN. Sócrates disse que o banco nacionalizado está a praticar taxas semelhantes aos restantes, mas o seu site está a anunciar taxas que são o dobro das da Caixa Geral de Depósitos.

Artigo | 16 de January

Funeral do ministro do Interior do Hamas, atingido por um bombardeamento israelita. Foto Lusa/EpaA sessão pública de solidariedade com o povo palestiniano juntou no Fórum Lisboa cerca de duzentas pessoas para ouvir testemunhos e apelos ao fim da invasão israelita. Porque "as palavras não estão gastas", como disse Domingos Lopes do Forum pela Paz, organizador do evento. Os eurodeputados Francisco Assis e Miguel Portas, que esteve em Gaza no princípio da semana, partilharam a mesa da sessão com Luís Moita e Ulisses Garrido.