You are here

Pesquisar

Artigo | 15 de January

Os estudantes estão contra os novos directores das escolas, que concentrarão em si todos os poderesA Plataforma Estudantil "Directores Não" vai entregar esta sexta-feira no Ministério da Educação um abaixo-assinado com 10 mil assinaturas exigindo a demissão de Maria de Lurdes Rodrigues. Os alunos começam a concentrar-se de manhã junto ao Ministério, onde vão permancer durante "10 mil segundos" - um segundo por cada aluno do secundário que assinou o documento - contra o Estatuto do aluno e o novo modelo de gestão escolar.
 

Artigo | 15 de January

Hugo Chavez quer recandidatar-se em 2012A Assembleia Nacional da Venezuela aprovou na noite desta quarta-feira uma proposta de emenda constitucional que prevê a reeleição ilimitada de todos os cargos de eleição popular. No entanto, a proposta será ainda referendada pelos venezuelanos no próximo mês de Fevereiro. Se vencer o "sim", Chavez poderá concorrer ao cargo de presidente pela terceira vez consecutiva em 2012, embora uma sondagem recente não preveja esse desfecho.

Artigo | 15 de January

O Bloco quer que a Educação Sexual seja uma realidade nas escolas portuguesasEsta quinta-feira, o parlamento discutiu um projecto-lei do Bloco de Esquerda e outro do PCP,  que defendem a implementação da educação sexual nas escolas. O Bloco critica a inacção dos vários governos nesta matéria e por isso propõe a introdução de uma área curricular não disciplinar de 90 minutos semanais, de frequência obrigatória, no final de cada ciclo (4º, 6º, 9º e 12º anos), e a formação de professores para o efeito.  

Artigo | 15 de January

 Cerimónia evocativa do assassinato de Rosa Luxemburgo 15 de Janeiro de 2009 - No dia em que se comemoraram 90 anos sobre o assassinato de Rosa Luxemburg e Karl Liebknecht, uma delegação do Bloco esteve presente na cerimónia evocativa em Berlim.

Veja fotos da cerimónia evocativa em Berlim.

Texto de Renato Soeiro

Artigo | 15 de January

Joaquim Oliveira é o presidente da ControlinvesteA Controlinveste, um dos maiores grupos de comunicação social em Portugal, deu início a um processo de despedimento colectivo que abrange 122 trabalhadores, justificando a medida com a "retracção do mercado na área da imprensa". Jornal de Notícias, Diário de Notícias, 24 Horas, o gratuito Global, o desportivo O Jogo, a TSF e a Sport TV, são alguns dos órgãos de comunicação que fazem parte deste grupo.
  

Artigo | 15 de January

O exército israelita bombardeia o centro de GazaO exército israelita não dá tréguas e bombardeia o centro de Gaza, obrigando milhares de pessoas a fugir de casa. Esta manhã, foi atingida a sede da ONU para a ajuda humanitária aos palestinianos, de nada valendo o facto de os responsáveis das Nações Unidas terem informado expressamente Israel sobre as coordenadas deste edifício. Também um prédio que abrigava vários órgãos de imprensa, incluindo a Reuters, não resistiu aos ataques israelitas.
 

Artigo | 15 de January

Protesto do Bloco de Esquerda contra o desemprego. Foto de arquivo da LusaO Partido Socialista anunciou que vai chumbar todas as propostas da oposição para alterar as regras do subsídio de desemprego, argumentando que "os números do desemprego não implicam uma solução de emergência". No seu projecto de lei, o Bloco de Esquerda defende o alargamento da duração do subsídio e o aumento do montante a atribuir a cada desempregado, prevendo também a redução do prazo de garantia exigido para que os trabalhadores tenham direito a esta prestação.  

Artigos dossier | 15 de January

Chegou o momento. Há muito que chegou. A melhor estratégia para pôr fim à cada vez mais sangrenta ocupação é converter Israel em objectivo do tipo de movimento mundial que ajudou a pôr fim ao regime do apartheid na África do Sul.

Artigos Opinião Esquerda | 15 de January

No meio da crise económico/financeira que parece piorar a cada dia, do contínuo desastre político e militar no Médio Oriente e da expectativa global em torno da presidência de Obama, pouca atenção mundial tem sido dada a um grande evento geopolítico em meados de Dezembro de 2008. Cuba está de volta!