You are here

Pesquisar

Artigo | 27 de December

Criança palestiniana passa junto a um dos alvos de Israel num dos dias mais sangrentos da história do conflito. Foto Lusa/EPA
Este sábado foi um dos dias mais sangrentos da história do conflito israelo-palestiniano. O bombardeamento aéreo de Israel sobre Gaza já fez mais de 200 mortos e 700 feridos, mas o primeiro-ministro Ehud Barak diz que isto "é só o começo". Os apelos para o fim dos bombardeamentos surgem de todo o mundo, à excepção dos Estados Unidos e Inglaterra, e os habitantes de Gaza, sem abrigos e com as fronteiras fechadas, não têm para onde fugir.

Artigo | 27 de December

Vista de BombaimBombaim não é o que era nas décadas
de 50 e 60. As fábricas continuam fechadas, e o seu valor está
agora reduzido a bens imóveis. As iniciais FSI estão na ordem do
dia: Finanças, Seguros e Imobiliário (FIRE - Finance, Insurance
and Real Estate). Não se pode permitir que 7 milhões de pessoas
(60% da população da cidade) vivam em favelas e acreditem que a sua
história tenha acabado.

por Vijay Prashad

Artigo | 27 de December

Atentados à bomba continuam a fazer o dia-a-dia no Iraque. Foto nukeit1/FlickrUm carro armadilhado explodiu este sábado num bairro xiita de Bagdade, matando 22 pessoas e deixando 25 feridos. Outro atentado com um carro-bomba matou um polícia e dois sunitas aliados dos Estados Unidos a 40 quilómetros a sul de Bagdade, fazendo mais dez feridos. Apesar dos norte-americanos afirmarem que o país está mais seguro, só nos três maiores atentados das últimas semanas no Iraque morreram 93 pessoas.

Artigo | 27 de December

Paul Krugman diz que só no fim de 2009 poderemos ver sinais de recuperação. Foto taekwonweirdo/FlickrO economista Paul Krugman diz acreditar que o fim da crise económica ainda vem longe e que é muito provável que apareçam mais escândalos financeiros como o de Bernard Madoff e mais nacionalizações de bancos nos EUA.

Artigo | 27 de December

Israel bombardeia Faixa de Gaza. Foto EPA
O ano termina em clima de guerra aberta na Faixa de Gaza, com a aviação israelita a disparar mísseis contra o território, alvejando instalações policiais em zonas residenciais. A cadeia televisiva al-Jazeera fala em mais de 140 mortos neste ataque, e o Hamas e a Jihad Islâmica apelam agora à vingança contra Israel. A população de Gaza continua sem acesso a ajuda humanitária desde que as fronteiras foram encerradas do lado israelita.