Artigo | 6 de November

Militantes do Hamas responderem com bombas ao ataque da aviação israelitaUm ataque israelita que seis activistas palestinos na terça feira e o Hamas respondeu com o lançamento de bombas sobre Israel, na quarta. Foi o incidente mais grave desde o cessar-fogo assinado em junho sob a égide do Egipto. Nesse dia, o município de Jerusalém ordenou a demolição de várias habitações de palestinos na zona este da cidade, motivando protestos que levaram a dezenas de detenções.

Artigo | 6 de November

Em Marbella, as construções de grande altura chegam até à praiaA Junta da Andaluzia e a Câmara Municipal de Marbella aprovaram um Plano de Urbanização que enquadra, legitima e legaliza mais de 18.000 vivendas construídas ilegalmente ao longo do tempo em que o partido liderado por Gil e Gil esteve na presidência do município. A maior parte das vivendas são propriedade de cidadãos ingleses. Para os ambientalistas, trata-se de legitimar a especulação e a corrupção do "Gilismo".

Artigo | 6 de November

Na manifestação de Março foram mobilizados 600 autocarros; para a do próximo sábado já estão marcados 700O percurso para a manifestação de professores do próximo sábado foi alterado, realizando-se entre o Terreiro do Paço e a Praça Marquês de Pombal, em Lisboa. Mais de 700 autocarros estão mobilizados para transportar professores de todo o país a este gigantesco protesto. Este semana, mais algumas escolas decidiram suspender o processo de avaliação de professores.

Artigo | 6 de November

A crise internacional tem afectado a indústria catalãDezenas de milhares de trabalhadores das unidades industriais da Nissan, Frigo, Seat, Pirelii, Delphi e Tyco a operar na Catalunha manifestaram-se nesta quarta feira no centro de Barcelona. A manifestação foi convocada pelas principais centrais sindicais (Comisiones Obreras e UGT), em resposta aos milhares de postos de trabalho perdidos nos últimos meses, em consequência da crise internacional.

Artigo | 6 de November

FMI está a intervir em vários países europeusO FMI (quer dizer Fundo Monetário Internacional) anunciou esta quinta feira um empréstimo à Ucrânia no valor de 16.400 milhões de dólares, para "fortalecer a estabilidade económica e a confiança" nesse país. Este empréstimo segue-se ao que já havia sido contraído por outro país europeu (a Islândia) e reflecte um ganho de influência do FMI na Europa.

Artigo | 6 de November

Governo ofereceu à EDP e GALP monopólio da produção eólica nacional - Foto de João RomãoA EDP espera chegar ao final deste ano com mais de mil milhões de euros de lucros, o valor mais alto alguma vez conseguido pela empresa, mesmo sem apresentar quaisquer resultados extraordinários. A situação quase monopolista de que a empresa beneficia na distribuição eléctrica e as elevadas tarifas praticadas aos consumidores contribuem para esta alta rentabilidade, mesmo em tempo de crise.

Artigos dossier | 6 de November

Não podemos satisfazer-nos em falar apenas na crise financeira e na necessidade de regulação. Se não se fizer nada, de 20% a 30% de todas as espécies vivas poderão desaparecer daqui a um quarto de século. O nível e a acidez dos mares aumentarão perigosamente, o que pode gerar entre 150 e 200 milhões de refugiados climáticos a partir da metade do século XXI.

Artigos dossier | 6 de November

Vale a pena recordar que, há apenas 50 anos, era negado a afro-americanos o direito de votar em eleições presidenciais, quanto mais candidatar-se a esse lugar. Esses direitos apenas foram conquistados depois da luta de massas do movimento pelos direitos civis ter finalmente afastado o Partido Democrático do seu legado segregacionista.

Artigos dossier | 6 de November

Durante o debate eleitoral final para a Presidência dos EUA, na Universidade de Hofstra, em Hempstead, Nova York, membros dos Veteranos do Iraque Contra a Guerra (IVAW) solicitaram ao moderador, Bob Schieffer, que lhes permitisse colocar uma questão a cada um dos candidatos.