You are here

Pesquisar

Artigo | 18 de September

Apesar dos cartazes, nem a JS nem o PS se chegaram à frente para agendar um projecto de lei sobre o assunto. Clique para ampliar
De acordo com a Lusa, na reunião da bancada parlamentar do PS, a maioria das intervenções dos deputados foi no sentido de contestar a proposta da direcção do Grupo Parlamentar de votar contra os projectos do BE e de "Os Verdes" e impor a disciplina de voto. Em declarações à imprensa portuguesa, um dirgente do PSOE saudou a iniciativa do Bloco de Esquerda. O assunto está agendado para o dia 10 de Outubro.  

Artigo | 18 de September

Os juros dos empréstimos na compra de habitação voltam a subir. Foto de Lucas Braga, no FlickrSão más notícias para todos os que recorrem ao crédito para comprar a sua habitação, pois a subida das mensalidades parece inevitável. Isto porque a taxa Euribor a seis meses, o indexante mais utilizado nos empréstimos à habitação em Portugal, atingiu o seu valor mais alto de sempre (5,22%), ultrapassando o máximo histórico de há 8 anos atrás (5,20%). Em três anos a taxa Euribor mais do que duplicou. A actual instabilidade dos mercados financeiros é apontada como principal responsável por este último aumento.
 

Artigo | 18 de September

As mulheres ganham menos e ascendem mais raramente a cargos de chefiaAs mulheres ganham em média menos 17% do que os homens e só uma em cada 40 mulheres pode vir a ocupar um cargo de chefia, ao contrário dos homens, em que a relação é de um para oito. O relatório das Nações Unidas divulgado esta quinta-feira mostra também a importância das quotas no aumento de mulheres nos parlamentos nacionais de todo o mundo, representando agora 20% dos deputados.
 

Artigo | 18 de September

O PSD mostra o seu agrado com a cambalhota do PSO líder parlamentar do PSD considera que o PS está a ir "no bom caminho" em matéria de legislação laboral, tendo abandonado as posições que defendia na oposição com "uma cambalhota de 180 graus". Paulo Rangel anunciou ainda que a sua bancada terá "uma posição de abstenção construtiva" na votação do Código do Trabalho na generalidade.

Artigo | 18 de September

Mercado do Bolhão já não vai ser demolidoA Plataforma de Intervenção Cívica considera "uma grande vitória da cidade" a decisão da Câmara do Porto de anular a adjudicação da requalificação do Mercado do Bolhão à empresa TramCroNe (TCN). Rui Rio foi obrigado a voltar atrás perante a oposição do IGESPAR a um projecto que não garantia a preservação do edifício original. O Bloco de Esquerda afirma que se trata de uma vitória dos cidadãos e "uma derrota do conluio Câmara / Interesses imobiliários".  Lê o comunicado do Bloco/Porto  

Artigo | 18 de September

Belmiro de Azevedo duplicou a sua fortuna muito à custa da precariedade que impõe aos seus trabalhadoresDepois de denunciar as aventuras de Vitalino Canas como rei do trabalho temporário, a Marcha Contra a Precariedade, promovida pelo Bloco, prepara-se para enfrentar o segundo homem mais rico de Portugal, Belmiro de Azevedo.  O Bloco de Esquerda denuncia a precariedade imposta pelo patrão da Sonae aos seus trabalhadores, cujo salário para quem atinge o topo da carreira é de 550 euros. A acção de protesto é já este sábado, às 12h30, em S.João da Madeira.  

Artigo | 18 de September

Houve mais deputados do PSD a votar a favor da nova leiDepois do veto político de Cavaco Silva, a nova lei do divórcio voltou a ser aprovada pelo parlamento. Apenas com alterações pontuais que mantêm o essencial, ou seja, o fim da noção de violação culposa dos deveres conjugais, o diploma passou com mais força, dado que 11 deputados do PSD (mais quatro que na anterior votação) votaram a favor.
Vê o vídeo da intervenção da deputada Helena Pinto  

Artigo | 18 de September

Protesto dos trabalhadores do sector da construção. Foto de arquivo de João Miranda/LusaO debate desta quinta-feira no parlamento sobre a revisão do código do trabalho ficou marcado pelas críticas ao governo. Os partidos à esquerda do PS acusam o governo de fazer o jogo dos patrões e diversos especialistas ouvidos pela Agência Lusa confirmam o carácter nefasto do diploma para os trabalhadores, que ficarão mais desprotegidos e com "menos vida". 
Vê as intervenções dos deputados do Bloco no site do grupo parlamentar

Artigos dossier | 18 de September

A cada dia, o sonho americano de balcanizar a América do Sul vai-se tornando pesadelo, pois o continente é um exemplo mundial de convívio respeitoso e de amadurecimento nas relações. Não existe unilateralismo no continente. A estratégia da oligarquia petro-militar dos EUA de dividir o continente mais viável do mundo será mais uma vez derrotada.

Artigos dossier | 18 de September

Os conflitos que a Bolívia enfrenta hoje são uma nova etapa de uma antiga guerra. A história do país é uma história de massacres de indígenas, camponeses e trabalhadores, desde os tempos coloniais até hoje. A diferença, hoje, é que a oligarquia boliviana está a ser governada por um "índio", algo inaceitável para ela.

Artigos dossier | 18 de September

Um grupo de intelectuais, activistas e lideranças de movimentos sociais e políticos de vários países divulgaram um manifesto em defesa do presidente da Bolívia, Evo Morales, e em repúdio às agressões fascistas contra a democracia.