You are here

Pesquisar

Artigo | 9 de April

O líder dos hammerskins apelou à compra de armas pelos nacionalistasMário Machado apelou hoje à compra legal de armas pelos "nacionalistas" dado que estes serão "o último baluarte" numa iminente "guerra racial e civil" em Portugal, como a que se assistiu em Paris. As declarações foram feitas em pleno Tribunal de Monsanto, no julgamento que leva 36 skinheads ao banco dos réus por crimes de discriminação racial, sequestros, ofensas corporais e posse ilegal de armas. Machado frisou também que não é racista para logo depois dizer que "há a propensão da raça negra para o crime".

Artigo | 9 de April

A decisão do Tribunal é uma derrota para Valter Lemos, autor do despacho polémicoO Tribunal Central e Administrativo do Sul considera que os docentes podem participar em reuniões sindicais fora das escolas, contrariando um despacho de 2006 do Secretário de Estado da Educação Valter Lemos. Esta é a segunda decisão de um Tribunal contra o Ministério da Educação, em apenas uma semana. Para a Fenprof, "esta é mais uma vitória dos professores" sobre uma "lamentável equipa ministerial que não olha a meios para atingir os seus fins".
 

Artigo | 9 de April

Administradores dos principais bancos ganham em média 1 milhão de euros por anoOs principais banqueiros da praça portuguesa receberam, em 2007, uma média superior a um milhão de euros por um ano de trabalho. A notícia é avançada pelo Diário Económico, e revela que as administrações do BES, BPI, BCP e Caixa receberam 40 milhões de euros em salários, distribuídos por 35 administradores. O BCP lidera esta lista,  tendo cada administrador seu arrecadado mais de 3 milhões de euros em 2007.

Artigo | 9 de April

Mesquita Machado e Armando Vara defendem Fátima Felgueiras. Foto de arquivo da LUSAEm mais uma sessão do julgamento de Fátima Felgueiras, acusada de 23 crimes e de ter lesado o município em quase 800 mil euros, várias figuras do Partido Socialista testemunharam em defesa da actual presidente da Câmara de Felgueiras. Armando Vara, actual administrador do BCP, elogiou a honestidade da autarca e relembrou o apoio que lhe deu em 2001: "Ainda hoje acho que fiz aquilo que pareceu certo". Mesquita Machado, Mário Almeida e Narciso Miranda também se solidarizaram com a autarca acusada.

Artigo | 9 de April

Vigília dos trabalhadores à porta da fábrica. Foto do JNOs trabalhadores da fábrica de calçado Lusolindo, em S. João da Madeira, mantêm-se, há três dias, em vigília junto às instalações para impedir a saída das máquinas e do recheio da empresa. A administração anunciou o encerramento da fábrica mas o Bloco de Esquerda fala em processo fraudulento, dado que "a Lusolindo tem encomendas e crédito na banca". Alguns trabalhadores suspeitam que as encomendas estão a ser desviadas para uma empresa com ligações a um dos sócios. Leia o requerimento e o comunicado do Bloco de Esquerda.

Artigo | 9 de April

São cada vez mais os professores que contrariariam as ordens do MinistérioApesar do recuo dos Conselhos Executivos de Coimbra que decidiram proceder à avaliação "simplificada" dos contratados, são cada vez mais as escolas a recusarem seguir os ditames do Ministério da Educação. Agora foi a vez da Assembleia da Escola Secundária Conde de Monsaraz recomendar a todos os órgãos da escola "a suspensão dos procedimentos em matéria de avaliação de professores", recusando-se igualmente a acatar o novo diploma de gestão das escolas que impõe um director.
 

Artigo | 9 de April

Mairia de Lurdes Rodrigues recusa suspender o actual modelo de avaliação de professores.Fot de Arquivo da LUSAÀ saída da reunião com os sindicatos, a Ministra da Educação anunciou que quem tiver uma classificação de "regular" ou "insuficiente" na primeira avaliação de professores terá uma segunda oportunidade no ano seguinte. Contudo, e apesar das críticas, recusa alterar o conteúdo do modelo de avaliação imposto, admitindo apenas algumas "simplificações" na sua aplicação este ano lectivo. Os sindicatos consideram um passo insuficiente e mantêm todos os protestos.

Artigos dossier | 9 de April

Mais três vídeos: reportagem realizada da SIC sobre a precariedade; despedimento de uma jornalista precária do Expresso; Mayday Lisboa 2008 lança oficialmente do Certificado de Precariedade.

Artigos dossier | 9 de April

Selecção de vídeos contra a precariedade: Acção do grupo Mayday na baixa de Lisboa, a 15, Março 2008; Entrega de uma petição com cerca de 5000 assinaturas do movimento Fartos/as d'Estes Recibos Verdes (FERVE ) para acabar com o silêncio sobre a situação laboral dos precários; André Soares fala ao Esquerda.net sobre como nasceu e o que pretende o FERVE

Artigos dossier | 9 de April

Intermitência trabalho/não-trabalho, subemprego, alteração permanente do tipo de vínculo (estágio, ETT, recibo verde, contrato a prazo...) - a descontinuidade é a única regra do mundo do trabalho liberal. Em Portugal, um em cada quatro está ‘por conta própria', um em cada três não tem contrato permanente. Precariedade significa menos salário: em média, os precários recebem menos 26% do que os trabalhadores permanentes [1]. É por isso que um em cada sete trabalhadores vive na pobreza [2].

Texto do blogue Precários Inflexíveis

Artigos dossier | 9 de April

"Como é possível continuarem a proliferar contratos de trabalho a termo incerto e certo (à semana, mês, etc.) através de ETT's e Outsourcings quando efectivamente se tratam de serviços permanentes de telecomunicações, como é o caso do Apoio ao Cliente nos Call e Contact Centers?
Artigo de José Casimiro