Artigo | 25 de December

Caricatura da homofobia de Ratzinger feita por estudantes italianosA ILGA Portugal, associação de defesa dos direitos dos homossexuais, acusou a Igreja Católica de estar "possuída por uma espécie de loucura homofóbica". Em causa estão as recentes declarações do Papa Bento XVI que disse que salvar a humanidade do comportamento homossexual ou transexual é tão importante quanto salvar as florestas.

Artigo | 25 de December

Os trabalhadores temem perder direitos com a privatizaçãod a recolha do lixo no PortoA greve do lixo na cidade do Porto começou esta quarta-feira e só termina às 6h de sexta-feira. Em causa está a transferência de 270 trabalhadores para empresas privadas, com contratos individuais de trabalho e reduções salariais. O Sindicato acusa ainda a Câmara de ter violado a lei dos serviços mínimos ao convocar mais trabalhadores do que o estipulado pelo Ministério do Trabalho.

Artigo | 25 de December

Familiares choram a morte de um militante do Hamas, vítima de ataque aéreo israelita na passada terça-feira. Foto LUSA/EPA

Nos últimos três dias intensificaram-se os confrontos entre Israel e o Hamas. A trégua de seis meses terminou a 19 de Dezembro e Israel promete uma "resposta substancial e dolorosa contra o Hamas", acusando o movimento de disparar dezenas de rockets contra as cidades fronteiriças. Para já os projécteis causaram apenas danos materiais, registando-se quatro mortes do lado do Hamas provocadas pela resposta aérea de Israel, que se recusa a abrir a fronteira de Gaza para a entrada de ajuda humanitária.

Artigos dossier | 25 de December

A morte de um jovem atingido por uma bala policial foi o rastilho para uma explosão social sem igual nos últimos 20 anos na Grécia. Os primeiros motins de jovens encapuzados contra a polícia deram lugar a manifestações estudantis e de trabalhadores a pedir a demissão do governo e a uma greve geral que paralisou o país.

Artigos dossier | 25 de December

No plano de reconstrução do Iraque já foram gastos 100 mil milhões de dólares, mas os níveis de desenvolvimento do país estão abaixo dos que tinha antes da invasão dos EUA. O relatório oficial ainda não é conhecido, mas a conclusão foi divulgada dias antes da visita de Bush ao Iraque, onde conseguiu desviar-se de um par de sapatos lançado na sua direcção, mas não da humilhação que se seguiu.

Artigos dossier | 25 de December

O ano de 2008 conheceu a mudança de inquilino na Casa Branca, com a eleição de Barack Obama e o mundo acompanhou as presidenciais norte-americanas com atenção redobrada.