You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de September

Francisco Louçã, Arménio Carlos e Carvalho da Silva. Foto de André Beja O secretário-geral da CGTP, Manuel Carvalho da Silva, definiu como chocante a actual crise financeira, e defendeu a "inversão" de todas as "políticas de mentira" para resolvê-la. Já Francisco Louçã comparou as perdas de Wall Street à "queda do muro de Berlim do capitalismo". Uma delegação da CGTP reuniu-se com o Bloco de Esquerda, a pedido da central, para discutir estratégias de luta. Carvalho da Silva adiantou que foi feita "uma reflexão sobre os problemas da economia", em especial no plano social e laboral.

Artigo | 30 de September

CTTOs trabalhadores dos CTT estão em greve nestas terça e quarta-feira e manifestam-se em Lisboa em defesa do Acordo de Empresa, dos direitos adquiridos e de "aumentos justos para todos". Este ano, os trabalhadores dos CTT já fizeram cinco dias de greve. Em comunicado distribuído, o sindicato SNTCT alerta para a perda de poder de compra que sofreram os trabalhadores nos últimos dois anos: a inflação acumulada foi de 6,1%, e milhares de trabalhadores só foram aumentados 1,5%, e outros tantos 4,3%.

Artigo | 30 de September

O FERVE - Fartos/as d'Estes Recibos Verdes denuncia que o Instituto Nacional de Estatística (INE) está a preparar-se para "mascarar os números e claramente ludibriar a realidade" da precariedade em Portugal, através das suas instruções para a implementação do CENSOS 2011. O movimento pede que quem discordar desta orientação proteste para o mail censos2011teste@ine.pt.

Artigo | 30 de September

Manifestação contra o bailout (pano de salvação). Foto de public citizen, FlickRA raiva contra o plano de salvação das instituições financeiras espalhou-se como um rastilho de pólvora na Internet e teve o seu papel de pressão sobre os deputados que querem reeleger-se nas próximas eleições para o Congresso dos EUA (simultâneas às presidenciais) e que, na sua maioria, acabaram por votar contra. As petições vieram de todos os quadrantes, de sindicatos, de posições mais à esquerda ou conservadoras.

Artigos dossier | 30 de September

É possível que o Congresso dos EUA volte a votar o plano de resgate de Wall Street na quinta-feira. Os votos "não", analisa o Wall Street Journal, vieram de republicanos e de democratas predominantemente de distritos habitados por população de baixo rendimento, pessoas furiosas por o plano ajudar os banqueiros mas não as pessoas que já perderam as suas casas (por não poder pagar a hipoteca) ou estão em riscos de perdê-las. Baseados num artigo da BBC, preparámos um resumo das disposições do plano rejeitado na segunda-feira.

Artigos dossier | 30 de September

Em entrevista a Marcello Musto, o historiador Eric Hobsbawm analisa a actualidade da obra de Marx e o renovado interesse que vem despertando, mais ainda agora após a nova crise de Wall Street. E fala sobre a necessidade de voltar a ler o pensador alemão: "Marx não regressará como uma inspiração política para a esquerda até que se compreenda que os seus escritos não devem ser tratados como programas políticos, mas sim como um caminho para entender a natureza do desenvolvimento capitalista".

Artigo | 29 de September

Não a cheques em branco à Wall Street - manifestação de 25/09/2008 - foto leesean/flickrA Câmara de Representantes dos EUA recusou o plano da administração Bush de apoio aos mercados financeiros, apesar da Casa Branca ter anunciado previamente que contava com os apoios necessários à aprovação. A votação foi suspensa quando se registavam 228 votos contra e 205 a favor. As bolsas caem drasticamente em todo o mundo.
Consulte o dossier crise financeira mundial, em actualização constante.

Artigo | 29 de September

RTP não mostra vontade em corrigir falta de pluralismo no comentário políticoA Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), no relatório de avaliação do pluralismo político partidário no serviço público de televisão no primeiro semestre de 2008, critica a falta de pluralismo político nos programas de comentário político, afecto apenas ao PS e PSD, e a falta de correcção desta situação, apesar de o relatório de 2007 já a ter salientado.

Artigo | 29 de September

Rafael Correa tem razões para estar satisfeitoO "sim" obteve mais do dobro dos votos do "não" no referendo ao projecto de nova Constituição defendida pelo presidente do Equador. Com 80% dos votos contabilizados, 64% votou a favor e 28% contra. Esta é a quarta vitória nas urnas de Rafael Correa, que fica assim com luz verde para implementar reformas socialmente avançadas e que desafiam o pensamento único neoliberal.
 

Artigo | 29 de September
Artigo | 29 de September

Slavoj Zizek - Foto de andymiah/flickrA partir de agora, a aposta é saber qual o discurso que ganhará
a disputa para explicar o que levou os EUA à beira do colapso. Terá a crise
financeira total sido um momento que realmente provocou reflexão sóbria, o
despertar de um sonho?

Artigo de Slavoj Zizek, publicado por Folha de S. Paulo,
disponível no blogue Socialismo y
Democracia
.

Artigo | 29 de September

"Cheques em branco não", Manifestação em Wall Street a 25 de Setembro de 2008 foto leesean/flickrDurante todo este fim de semana, nos Estados Unidos e na
Europa, multiplicaram-se as reuniões, entre ministros, administradores dos
bancos centrais e banqueiros para tentar salvar os mercados financeiros e
diversas instituições bancárias, em risco de falência eminente. Intervenções
maciças dos bancos centrais, nacionalização de dívidas dos bancos, garantia
estatal sobre venda de activos a outras instituições, são algumas das medidas
tomadas pelos governos e administrações dos bancos centrais.

Artigos dossier | 29 de September

Num artigo bombástico publicado no seu blogue, Nouriel Roubini, professor de economia na Universidade de Nova York, afirma que o plano de resgate aprovado nesta segunda-feira nos EUA é uma desgraça e um roubo, que privatiza os ganhos e socializa as perdas, e significa a salvação e o socialismo para os ricos. O Esquerda.net vai publicar regularmente artigos sobre a crise financeira mundial, reunidos num dossier em actualização permanente.

Artigo | 28 de September

Não há chapéu de chuva que proteja o banco Bradford & Bingley da crise internacionalOito meses depois de nacionalizar o banco Northern Rock, o governo britânico prepara-se para aplicar a mesma receita ao banco Bradford & Bingley, gravemente afectado pela crise financeira. A BBC assegura que a nacionalização já está decidida, embora só na manhã de segunda-feira haja uma decisão oficial. Incontestável é o facto de a crise estar a afectar fortemente a Europa: também o grupo financeiro belga-holandês Fortis, parceiro do Milenium BCP no sector dos seguros, enfrenta grandes dificuldades.  

Artigo | 28 de September

torneira_agua_2.jpgOs constantes cortes no abastecimento público de água na Ilha Terceira levaram o Bloco de Esquerda a acusar os Serviços Municipalizados de Angra do Heroísmo de cederem a pressões políticas, escondendo os verdadeiros motivos que já obrigaram a população a ficar privada durante 24 horas daquele bem essencial. A construção a contra-relógio de uma "via rápida", obra emblemática do governo regional, pode estar na origem do problema. Leia a notícia no site BE/Açores

Artigo | 28 de September

"A web 2.0, com as suas comunidades interactivas e sem as barreiras da censura e da propriedade, deveria ser o espaço de informação e debate em que a esquerda se moveria melhor. É quase tudo aquilo que ela defende. Mas nele, o que ela defende tem menos espaço do que seria de esperar. Porquê?". Leia aqui o texto de Daniel Oliveira na edição de Setembro da Vírus.

Artigo | 28 de September

Queda do Muro de Berlim em 1989Para o prémio Nobel de Economia de 2001, a crise financeira que atingiu Wall Street e os mercados financeiros de todo o mundo equivale, para o fundamentalismo de mercado, ao que foi a queda do Muro de Berlim para o comunismo. "Ela diz ao mundo que esse modelo não funciona. Esse momento assinala que as declarações do mercado financeiro em defesa da liberalização eram falsas", diz Stiglitz.
Entrevista a Joseph Stiglitz, publicada na Carta Maior
 

Artigos dossier | 28 de September

Para o prémio Nobel de Economia de 2001, a crise financeira que atingiu Wall Street e os mercados financeiros de todo o mundo equivale, para o fundamentalismo de mercado, ao que foi a queda do Muro de Berlim para o comunismo. "Ela diz ao mundo que esse modelo não funciona. Esse momento assinala que as declarações do mercado financeiro em defesa da liberalização eram falsas", diz Stiglitz.

Artigo | 27 de September

Abbiati o guarda-redes do AC Milan é fascistaChristian Abbiati, guarda-redes do AC
Milan, o clube de Berlusconi, declarou em entrevista ao diário
La Gazzetta dello Sport que é fascista: "Não
tenho vergonha de manifestar a minha fé política.
Partilho ideais do fascismo como a pátria, a ordem social e os
valores da religião católica". Abbiatti declarou
ainda que votou na direita nas últimas eleições
em Itália.

Pages