You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de July

Manifestação democrática em IstambulMais de 7.000 pessoas participaram numa marcha organizada por diversas organizações da sociedade civil. "Intitulada "70 milhões de passos contra o golpe de Estado", a manifestação decorreu em Istambul, entre Tünel e Taksim. As pessoas, que desfilaram, pensavam participar assim numa acção destinada a prevenir qualquer golpe de Estado.
Artigo de Oral Çalislar, publicado no jornal Radikal, traduzido para francês por Marillac e publicado no site turquieeuropeenne.eu.

Artigo | 31 de July

Ehud OlmertO primeiro ministro de Israel Ehud Olmert decidiu que não
vai concorrer nas eleições internas do Kadima, o seu partido, que vão ter lugar
em Setembro próximo. O partido de direita Likud já exigiu eleições antecipadas.
No entanto, o mais natural é que Olmert, que enfrenta uma acusação judicial de
corrupção, fique ainda vários meses como primeiro ministro.

Artigo | 31 de July

GasolinaO Governo Regional da Madeira decidiu definir preços máximos dos combustíveis, devido à "instabilidade dos mercados" e por considerar que a liberalização dos preços "é ineficaz".
O Bloco de Esquerda da Madeira já tinha exigido que o IVA e o ISP, mais baixos na Madeira do que no continente, se reflectissem no preço dos combustíveis na região.

Artigo | 31 de July

Sócrates apresenta "Magalhães" - Foto da LusaO computador "Magalhães", anunciado como o "primeiro portátil português", afinal só tem de português o local onde é feito e o capital investido. O computador foi anunciado, como "novidade mundial", a 3 de Abril em Shangai no Intel Development Fórum, com o nome de "Classmate PC". O portátil já está mesmo à venda na Índia e na Inglaterra.

Artigo | 31 de July

Base das LajesOs trabalhadores portugueses da Base das Lajes nos Açores têm vindo a apresentar queixas das autoridades norte-americanas, por actuação ilegal e prepotente. Em comunicado de imprensa, o Bloco de Esquerda dos Açores questiona o Presidente do Governo Regional, Carlos César: "quando cumpre e faz cumprir o estado de direito, na sua totalidade, nos Açores?"

Artigo | 31 de July

Alda Macedo com os trabalhadores da Transdev em greve Os trabalhadores da Transdev (Metro do Porto) estão em greve, de 28 de Julho a 5 de Agosto, pela negociação de um Acordo de Empresa. A administração recusa-se a negociar e usa a intimidação e a chantagem contra os trabalhadores. Nesta Quarta feira, os deputados do Bloco de Esquerda Alda Macedo e José Soeiro foram à estação da Senhora da Hora solidarizar-se com os trabalhadores da Transdev. Leia notícia no site da distrital do Porto do BE, em porto.bloco.org

Artigo | 31 de July

Junta de Freguesia de BenficaPara esta Quinta feira às 17 horas está convocada uma concentração de solidariedade com uma trabalhadora da Junta de Freguesia de Benfica (Lisboa), que foi suspensa pelo respectivo presidente, do PSD.
A trabalhadora queixa-se de "perseguição por puro racismo", o presidente ameaça com mais processos disciplinares. O Bloco de Esquerda local diz que o actual presidente da junta "se tem destacado pela sua actuação arrogante e autoritária" e apoia a concentração.

Artigo | 31 de July

Manifestante contra a OMCAs negociações comerciais da Rodada de Doha
fracassaram estrepitosamente arrastadas pelas mesmas discrepâncias entre países
ricos e pobres que a caracterizaram durante os seus quase sete anos de vida. Uma
discordância irreparável entre os Estados Unidos, por um lado, e China e Índia,
por outro, precipitou o final da conferência de ministros convocada pela
Organização Mundial do Comércio, que havia chegado ao nono dia de sessões.
Artigo de Gustavo Capdevila da IPS.

Artigo | 31 de July

Avião da TAP - Foto da Lusa (arquivo)Em Novembro passado, os sindicatos dos trabalhadores de terra da TAP apresentaram queixa ao governo por falta de revisão salarial. Os mediadores do ministério do Trabalho propuseram um aumento salarial de 1,8%, mas a administração recusou na passada Segunda feira. Perante esta situação, os trabalhadores reúnem em plenário nesta Quinta feira e José Simão dirigente sindical do Sitava diz que os trabalhadores "não vão abdicar dos direitos e estão dispostos a ir até às últimas consequências".

Artigo | 30 de July

Monica Goodling era uma das funcionárias conservadoras encarregues de fazer a selecção dos juízesTrês altos cargos do Departamento de Justiça dos EUA converteram dezenas de entrevistas de trabalho em interrogatórios políticos que incluiam questões sobre o aborto e o casamento homossexual. Só eram contratadas as pessoas inequivocamente conservadoras, apesar dos cargos em questão serem "de carreira" e não de nomeação política, violando assim as leis federais.
 

Artigo | 30 de July

O Presidente e o Pirmeiro Ministro da Turquia têm razões para estar satisfeitosO Tribunal Constitucional da Turquia rejeitou hoje o pedido para a ilegalização do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), no poder desde 2002 e acusado de actividades anti-laicas. Ainda assim, o Tribunal decidiu-se pela aplicação de sanções financeiras ao AKP. Numa primeira reacção, o ministro do Trabalho turco, Faruk Celik, sublinhou que o veredicto representa "uma vitória para a democracia turca".
 

Artigo | 30 de July

O Bloco de Esquerda quer acabar com a discirminação dos seropositivosUm relatório recente da ONU dá conta de que o número de seropositivos em Portugal aumentou 15% entre 2001 e 2007, sendo agora de 34 mil. Mas as estimativas mais altas admitem que possam ser 63 mil. Entretanto, o Bloco de Esquerda apresentou um projecto de lei para acabar com a discriminação dos infectados com HIV em áreas fundamentais como o trabalho, saúde, seguros e educação.  

Artigo | 30 de July

Tribunal ConstitucionalO Tribunal Constitucional declarou nesta Terça feira que oito normas do Estatuto Político Administrativo da Região Autónoma dos Açores são inconstitucionais. O Bloco dos Açores considera que essas inconstitucionalidades são "secundaríssimas" e defende que o texto seja rapidamente expurgado dessas inconstitucionalidades, para que possa ser aprovado pela Assembleia da República antes das próximas eleições regionais.
Leia comunicado do BE-Açores.

Artigo | 30 de July

Protesto à porta do Tribunal de Sintra em 2007O Tribunal de Sintra considerou improcedente a acção da Junta de Freguesia de Monte Abraão contra a linha de muito alta tensão entre Fanhões e Trajouce, autorizando a REN a voltar a ligar a linha. Este foi o mesmo e único tribunal que recusou a primeira providência cautelar contra a REN, que acabou por ser aceite pelos restantes tribunais superiores. A Junta de freguesia de Monte Abraão vai recorrer da sentença.
 

Artigo | 30 de July

Câmara de Lisboa já integrou 21 falsos recibos verdesA Câmara Municipal de Lisboa já decidiu integrar 21 trabalhadores a recibos verdes que exerciam funções permanentes na autarquia. Estas foram as primeiras deliberações positivas dos 23 casos já julgados pelo Tribunal Arbitral, que recebeu até agora 681 processos. O dia 4 de Agosto é o prazo limite para os trabalhadores precários enviarem o seu caso ao Tribunal Arbitral.  

Artigo | 30 de July

Trabalhadores estão ocntra a segmentação da empresaOs trabalhadores de terra da SATA, companhia aérea açoriana, iniciam esta quarta-feira uma greve às horas extraordinárias, que se prolonga até 10 de Agosto. O protesto pode comprometer a pontualidade das ligações. Os trabalhadores estão contra a segmentação da empresa, que alegam permitir isolar áreas de negócio apetecíveis ao investimento privado, como a assistência em escalas (handling).
 

Artigo | 30 de July

O regime chinês sempre censurou o acesso à internet aos seus próprios cidadãosOs jornalistas que já começaram a trabalhar nos centros de imprensa para cobrir os jogos olímpicos de Pequim constataram que não conseguem aceder a vários sites, como o da BBC ou de jornais de Hong Kong. A Amnistia Internacional também já tem o seu site bloqueado, depois de ter denunciado o aumento da repressão sobre activistas e acusado o governo chinês de não ter cumprido as promessas de melhorar os direitos humanos na região.
 

Artigo | 30 de July

Metade dos agricultores do Alentejo que experimentaram o milho transgénico já desistiramDe todas as explorações agrícolas do Alentejo que em 2007 cultivaram Organismos Geneticamente Modificados, 48% já abandonaram tal opção em 2008. Para a Plataforma Trangénicos Fora estes dados mostram que, apesar da forte promoção dos transgénicos, os agricultores preferem tecnologias e práticas mais eficazes, que apresentem menores riscos para o ambiente, para a saúde humana e para a sua própria economia.
 

Artigo | 29 de July

Buñuel indignou o Vaticano com Luis Buñuel faleceu há 25 anos na cidade do México. A sua impar obra cinematográfica tinha começado com o contacto com jovens artistas em Madrid e desenvolveu-se em Paris, Estados Unidos e México. Buñuel foi um dos mestres do movimento surrealista e assumiu sempre uma contundente crítica social ao longo da sua obra.

Artigo | 29 de July

A consulta popular não tem carácter vinculativoNuma consulta popular realizada em 11 dos 32 estados mexicanos, 86% da população votou contra a entrada de capital privado na maior empresa petrolífera do país. A consulta foi promovida pela oposição ao governo de Felipe Calderón, que apresentou uma proposta de reforma energética com privatização parcial da maior petrolífera mexicana.

Pages