Artigo | 24 de June

Não ao Tratado de LisboaUma sondagem realizada na Irlanda entre os dias 13 e 15 de Junho pelo instituto Gallup para o Eurobarómetro mostra que o voto "não" ao Tratado Europeu no referendo de 12 de Junho foi maioritariamente feminino, jovem e trabalhador. Os eleitores do "não" consideram que a Irlanda, depois do referendo, está numa posição mais forte para renegociar um melhor tratado. E 80% destes eleitores defendem a participação da Irlanda na União Europeia.

Artigo | 24 de June

Pássaro canta na cidade. Foto de JustUptown, FlickRMuitas aves silvestres são capazes de imitar os timbres mais simples dos telemóveis, segundo comprovaram ornitólogos alemães numa nova demonstração da influência humana na evolução das espécies. Essas aves podem "entoar até 78 estrofes diferentes, e muitos dos timbres mais simples dos telefones coincidem com elas", disse ao Terramérica o ornitólogo Matthias Werner, da agência estatal de protecção de aves. "O chapim-real (Parus major) pode entoar 32 cantos diferentes", exemplificou.

Por Julio Godoy, de Berlim, para a IPS e a Terramérica

Artigo | 24 de June

Um prato de quibesDois jantares muito especiais, acompanhados de conversa a propósito, são atracções particulares do evento 1001 Culturas, que a Esquerda Unitária Europeia/ Esquerda Verde Nórdica (GUE/GNL) organiza nos próximos dias 4 e 5 de Julho em Lisboa, na Fábrica Braço de Prata. São as conversas com paladar. A primeira terá sabores do Líbano, a segundo queijo da Serra e vitela de Lafões. Como as vagas são limitadas, é bom fazer já a sua inscrição pelos telefones 213510510 ou 969826373

Leia mais no blogue de Miguel Portas.

Artigo | 24 de June

Congresso FeministaA sessão de abertura do Congresso feminista é já na quinta-feira, dia 26 de Junho, no auditório da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa. A organização já conta com cerca de 500 pessoas inscritas. Ainda são aceitas inscrições por email, para o congresso e para o jantar de dia 27 de Junho em Braço de Prata. Consulte o site do Congresso.

Artigo | 24 de June

Campnha de denúncia da Amnistia Internacional sobre os voos da CIA. Foto de ramblingrovers, FlickRA Amnistia Internacional divulgou o relatório "Estado de negação: O papel da Europa nas rendições e detenções secretas", onde alerta para o facto de não ter sido tomada qualquer medida que impeça a continuação do envolvimento da Europa nas detenções secretas levadas a cabo pelos Estados Unidos, e apelou para que seja urgentemente instaurado um inquérito independente a esta matéria.

Artigo | 24 de June

O Ministro do Trabalho, Vieira da Silva. Foto de luismiguelmartins, FlickRO Governo pode abdicar de uma das mais controversas alterações ao Código do Trabalho, o despedimento por inadaptação funcional, já apelidado de "despedimento simplex". O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, em reunião à porta fechada na segunda-feira com as centrais patronais e sindicais, terá levantado a hipótese de deixar cair esta proposta. A discussão final entre o ministro do Trabalho e os parceiros sociais foi adiada desta terça para quarta-feira, para dar tempo aos sindicatos para analisar a proposta. Esta reunião final contará com a presença do primeiro-ministro.

Artigo | 24 de June

Desembarque de imigrantes no centro de detenção de Lampedusa. Foto de noborder network, FlickRA Comissão Nacional Justiça e Paz considera que os principais dispositivos da directiva de retorno, aprovada na semana passada pelo Parlamento Europeu, como a possibilidade de detenção de imigrantes ilegais por até 18 meses, "representa um desproporcional e discriminatório atentado ao direito à liberdade". Em comunicado, a CNJP une-se à voz de outros organismos católicos e de outras denominações cristãs, bem como de associações de defesa dos direitos dos imigrantes, para protestar e alertar contra a directiva.

Artigos dossier | 24 de June

O Congresso Feminista nos dias 26 e 27 de Junho terá lugar na Fundação C. Gulbenkian e no Sábado, 28 de Junho, na Faculdade de Belas Artes.
Sessão de abertura será na Quinta-Feira, 26 de Junho, às 9,30h no Auditório 2 da F. C. Gulbenkian, seguindo-se, entre as 11h e as 13h, a Conferência de Abertura e Homenagem à feminista Madalena Barbosa.

Artigos dossier | 24 de June

A necessidade de desafiar as estruturas patriarcais da sociedade que ainda mantêm as amarras das mulheres a situações de discriminação e opressão e a importância de construir um "outro mundo possível" também feminista constituem a essência deste impulso de criar um forte movimento que conduza à realização de um Congresso Feminista em 2008.

Artigos dossier | 24 de June

O 2º Congresso Feminista, intitulado, tal como o 1º em 1924, "Congresso Feminista e da Educação", decorreu em Lisboa, durante cinco dias, no mês de Junho de 1928.