You are here

Pesquisar

Artigo | 16 de May

Foto Jesús VR/FlickrVárias associações não governamentais, que preparam o III Fórum Social Mundial das Migrações , denunciaram o ataque das forças de segurança de Marrocos a um barco que se dirigia para a costa espanhola, transportando mais de 60 pessoas. Pelo menos 36 morreram afogadas e as ONG dizem que não se trata de um caso isolado.

Artigo | 16 de May

Gestor promovido sem pôr os pés na empresa. Foto take that yo/FlickrO Banco de Portugal promoveu o gestor Vitor Bento "por razões de gestão e equidade interna". Uma decisão que causou o espanto por entre os trabalhadores do Banco e que fez a Comissão de Trabalhadores pedir esclarecimentos sobre a promoção deste gestor. Vítor Bento está desde 2000 fora do Banco, com licença sem vencimento. “Como se pode promover por mérito alguém cujo mérito é não estar no banco?”, pergunta Francisco Louçã.

Artigo | 16 de May

Mil kwanzasO velho Marx dizia (cito de cor): - 'Historicamente, o
capitalismo nasceu com as mãos sujas de sangue'. A frase pode parecer
exagerada, mas basta lembrar os desenvolvimentos das revoluções burguesas na
Europa para confirmá-lo. Para aqueles que acham que 'ler muito atrapalha as
ideias', recomendo um western qualquer, para apreciarem como nasceu o grandioso
capitalismo americano.
Artigo de João Melo, publicado no Jornal de Angola,
disponível no site Página Um

Artigo | 16 de May

Foto Supermariolx/FlickrNeste sábado, 17 de Maio, a partir das 15h, os professores voltam às ruas de Lisboa, Porto, Coimbra e Évora. Apesar de terem assinado o "Memorando de Entendimento" com o ministério da Educação, as organizações representadas na Plataforma Sindical mantêm os protestos agendados na Marcha da Indignação.

Artigo | 16 de May

Feira do Cãnhamo quer pôr a planta no mapa dos negócios legaisDe sexta a domingo, realiza-se no Mercado Ferreira Borges, no Porto, a primeira Feira do Cânhamo no nosso país. Para além de mostrar os avanços tecnológicos nas mais diversas utilizações da planta, o programa inclui também debates sobre o proibicionismo e sobre o potencial agrícola e industrial da canábis.

Artigo | 16 de May

Câmaras inventam taxas para cobrar o que a lei proíbeA nova Lei dos Serviços Públicos Essenciais, que entra em vigor a 26 de Maio, proíbe a cobrança de tarifas de aluguer dos contadores de água, electricidade e gás. Mas as autarquias estão a contornar a lei, substituindo essa tarifa por outra com outro nome. O Bloco de Esquerda quer que o governo tome medidas para que o dinheiro indevidamente cobrado seja devolvido aos consumidores.

Artigo | 16 de May

Foto fulbert05/FlickrVárias manifestações e greves marcaram o dia de protesto dos funcionários públicos contra a proposta de Sarkozy de despedir mais de 22 mil funcionários, metade deles no sector da educação. "É o desmantelamento dos serviços públicos", dizem os sindicatos, que levaram 200 mil pessoas às ruas de França.

Artigo | 16 de May

Foto bobster1985/FlickrNuma votação renhida (4-3), os juízes do Supremo Tribunal californiano decidiram seguir os passos do Estado do Massachusets e garantir que os casais do mesmo sexo têm o direito constitucional ao casamento. Enquanto os apoiantes dos casamentos gay festejavam nas ruas, os grupos religiosos e conservadores que se opuseram à decisão anunciaram que irão levar o tema a referendo.

Artigo | 16 de May

Foto Migufu/FlickrA FENPROF e o SNESup dão sete dias ao ministro do Ensino Superior para retomar o diálogo. A última reunião foi em Julho e os sindicatos ameaçam ir para a greve se o ministro continuar sem os querer ouvir sobre as mudanças que afectam as suas carreiras.

Artigo | 16 de May

Foto Mario's Planet/FlickrOs funcionários públicos vêem este ano o salário real diminuir pelo oitavo ano consecutivo. Desde o ano 2000, os salários da Função Pública sobem sempre menos que a inflação. E o ministro das Finanças recusa aumentos intercalares para travar a quebra do poder de compra. No debate parlamentar sobre o aumento dos preços, o deputado Luís Fazenda voltou a exigir do governo aumentos intercalares de salários e pensões que reponham o poder de compra perdido este ano.