You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de May

Enquanto governante, Ferreira Leite distinguiu-se pela dureza social das suas políticasManuela Ferreira Leite venceu as directas no PSD, tendo obtido 37,67 por cento dos votos segundo dados oficiais e quando faltam apurar apenas 25 secções. Pedro Passos Coelho e Santana Lopes disputam o segundo lugar taco a taco, com ligeira vantagem para o primeiro, ambos com votações muito próximas dos 30%. A abstenção foi maior do que a esperada: votaram apenas 43% dos militantes com quotas em dia.

Artigo | 31 de May

O empreendimento inclui um aparthotel de 16 andares. Clica para ampliar. Foto de arquivo da LusaUm movimento de cidadãos promoveu este sábado um buzinão contra uma polémica urbanização em construção na Figueira da Foz, conhecida por projecto do Vale do Galante. O empreendimento, que inclui um aparthotel de 16 andares e sete prédios de apartamentos, está a ser investigado pela Polícia Judiciária e levou recentemente à constituição como arguido do presidente da autarquia do PSD. A viabilização da obra contou ainda com o beneplácito do governo de José Sócrates, em 2006.
 

Artigo | 31 de May

Alberto João Jardim acompanhado por Jaime RamosAlém de Joe Berardo e de Horácio Roque, também Jaime Ramos - vice-presidente do PSD Madeira - está a ser investigado por branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos, no âmbito da "operação furacão". O número dois de Alberto João Jardim classifica as investigações como "uma manobra para desviar a atenção da má governação do país". Entretanto, também a Câmara Municipal do Funchal foi alvo de buscas da Polícia Judiciária.
 

Artigo | 31 de May

Fumadores pressionados para evitar pausas para o cigarro. Foto de Ludmila Tavares, no flickrHá empresas a ameaçar com processos disciplinares os trabalhadores que interrompem a actividade laboral para fumar um cigarro. Os patrões falam em quebras de produtividade de 15 por cento e admitem penalizações laborais mas os sindicalistas alertam que a nova lei do tabaco está a ser usada como "instrumento" para dispensar funcionários indesejados, sem qualquer suporte legal.
 

Artigo | 31 de May

Gasolina pode atingir os 3 euros em 2012A gasolina e o gasóleo podem atingir os três euros por litro no ano de 2012. A revelação vem na edição deste sábado do jornal Expresso, a partir de um estudo sobre cenários da Shell. Entretanto, os protestos contra o aumento dos combustíveis sucedem-se em todo o mundo. Em Portugal, o boicote às principais gasolineiras promovido por vários blogues e sites da internet começa já este Domingo e prolonga-se até terça-feira.
 

Artigo | 31 de May

Mercado da Figueira da Foz 30 de Maio 2008. JOSÉ LUIS SOUSA/LUSANo segundo dia de greve contra o aumento dos preços dos combustiveis os barcos continuam em terra e o preço do peixe já começou a subir. O governo começa a dar sinais de cedência e marcou uma reunião com pescadores e armadores para terça-feira, altura em que se decide continuar ou não a greve. Durante a manhã de sábado, os pescadores mobilizaram-se para impedir a venda de peixe nas docas de Olhão e Matosinhos. A situação complicou-se nesta última cidade, tendo um polícia e um pescador ficado feridos durante a invasão da doca.
 

Artigo | 30 de May

Sócrates queria tirar aos deputados o poder de fiscalizar a distribuição das competências na PJA distribuição das competências das unidades internas da PJ deve ser um acto legislativo e não apenas regulamentar. Foi este o entendimento da maioria dos juízes do Tribunal Constitucional, que chumbaram a lei, dando assim razão às reservas da oposição e do presidente da República.

Artigo | 30 de May

Os pescadores distribuíram 20 toneladas de peixe fresco durante uma manifestação em Madrid no primeiro dia desta greve. Foto EPA/mondelo

A subida em flecha do preço dos combustíveis uniu no protesto pescadores de Portugal, Espanha e Itália numa "greve ilimitada". Juntam-se assim ao protesto que em França já dura há várias semanas, e conta com o reforço dos agricultores e camionistas. Os governos dos quatro países preparam-se para fazer a Bruxelas um pedido conjunto de mais apoios.

Artigo | 30 de May

O fundador do SNS alerta para apetite dos grupos privados pelo O fundador do Serviço Nacional de Saúde e antigo ministro do PS diz-se preocupado "com os ataques" de que é alvo o sistema público de saúde. Mas António Arnaut acredita que o SNS vai sobreviver, apesar de "haver muita gente à espera de receber o seu cadáver".

Artigo | 30 de May

Relatório da OCDE e da FAO não traz boas perspectivasA OCDE e a FAO apresentaram o  "OECD-FAO Agricultural Outlook 2008-2017 ", onde prevêem aumentos até 80% dos produtos básicos nos próximos 10 anos, causando a fome a mais 130 milhões de pessoas. Estes organismos internacionais propõem travar o uso de biocombustíveis, já que estes explicam "em grande parte o aumento do preço dos produtos agrícolas". Leia a notícia no ecoblogue.

Artigo | 30 de May

Foto c-monster/FlickrA agência norte-americana de regulação dos mercados de matérias-primas está a investigar suspeitas de manipulação dos preços nos mercados de energia nos EUA. Estas investigações são sempre guardadas no segredo dos deuses, mas desta vez a agência quebrou a regra "porque as condições actuais do mercado não têm precedentes".

Artigo | 30 de May

Foto 2008 in ny/FlickrO Governador David Paterson quer ver o Estado de Nova Iorque a reconhecer os mesmos direitos a pessoas casadas, independentemente da orientação sexual. E deu instruções aos organismos do Estado para rever as suas orientações e regulamentos, reconhecendo direitos aos gays casados noutros Estados, como o Massachusssets, California ou Canadá.

Artigo | 30 de May

Negócios da gestão de Horta e Costa envolviam comissões a políticosO caso da alienação do edifício dos CTT em Coimbra em 2003, comprado por 14,7 milhões pela empresa Demagre e vendido meia hora depois por 20 milhões ao Grupo Espírito Santo, já motivou dezenas de buscas da Judiciária, que suspeita agora que as mais-valias tenham sido repartidas em luvas pagas a políticos do PS, PSD e CDS e funcionários públicos com intervenção no negócio.

Artigo | 30 de May

Foto roman-man/Flickr

Pescadores e armadores iniciaram esta sexta-feira uma greve, em simultâneo com espanhóis e italianos. Os principais portos de pesca registam uma adesão total ao protesto face ao aumento dos preços dos combustíveis". Os 20 mil pescadores em greve exigem soluções, quer do governo quer da União Europeia, e não descartam outras formas de luta, se os poderes não lhes derem ouvidos.

Artigo | 30 de May

Manuel Alegre fará a intervenção final na festa de dia 3 de Junho no Teatro da Trindade, em Lisboa.Em entrevista à SIC-Notícias, Manuel Alegre disse que a iniciativa "Abril e Maio - Agora Aqui " juntará "pessoas que têm andado desencontradas e que querem iniciar um diálogo para procurar novas soluções para a nossa vida democrática". O deputado socialista falou ainda da pobreza e do estado das pescas, na véspera da greve nacional dos pescadores. Veja o vídeo da entrevista: parte 1 , parte 2 .

Artigos Opinião Esquerda | 30 de May

Estamos diante tempos turbulentos politicamente, na América Latina e noutros lados. Mas a esquerda está numa posição muito mais forte para travar estas batalhas hoje na América Latina do que jamais esteve no último meio século.

Artigo | 29 de May

Vieira da Silva e Proença de Carvalho explicaram aos socialistas do Porto as virtudes das propostas do governoNo momento mais agressivo do debate quinzenal no parlamento, Sócrates acusou Louçã de "mentir" aos deputados. Mas a notícia do Público desmente o primeiro- ministro e confirma as palavras do bloquista:  João Proença participou de facto em reuniões do PS destinadas a convencer os militantes socialistas das virtudes das alterações do Governo ao Código de Trabalho.

Artigo | 29 de May

Sorria, está a ser gamado. retirado do blogue Troll UrbanoO coordenador do Bloco de Esquerda manifestou a simpatia pelo boicote ao abastecimento de gasolina nos primeiros dias de Junho, convocado por movimentos de cidadãos e sites na Internet . Para Louçã, enquanto os aumentos se tornam diários, o governo finge que está à espera de um relatório da Autoridade da Concorrência. "Mas a Galp, que teve 777 milhões de euros de lucro, deve ser obrigada, por um sistema sensato de controlo de preços, a comprimir as suas margens", disse.

Artigo | 29 de May

Protesto de pescadores francesesNa madrugada desta quinta-feira,
centenas de agricultores juntaram-se aos profissionais da pesca em
acções de bloqueio das estradas de acesso aos depósitos
de gasolina em várias cidades, usando dezenas de tractores e
camiões. Os manifestantes exigiam medidas de urgência
para minimizar os efeitos do aumento dos combustíveis,
reivindicando um gasóleo profissional sem impostos. Os
manifestantes disseram esperar o apoio dos transportadores, dos
taxistas e de todos os cidadãos que sofrem com os preços
altos dos combustíveis.

Artigo | 29 de May

Ana BenaventeA socióloga e investigadora Ana Benavente, ex-secretária de estado da Educação do governo de António Guterres, associou-se ao apelo cujos primeiros subscritores são Manuel Alegre, Isabel Allegro Magalhães e José Soeiro. O apelo faz um diagnóstico crítico da actual situação social do país, e convoca para terça-feira uma sessão/festa no Teatro da Trindade. Recentemente, Ana Benavente publicou um artigo de opinião no Público intitulado "Sete notas de ressentido protesto", onde traçou um balanço demolidor do governo Sócrates.

Pages