You are here

Pesquisar

Artigo | 29 de April

Luís FazendaO deputado Luís Fazenda, líder parlamentar doBloco de Esquerda, pediu a três ministros explicaçõessobre a "incompreensível multa de 7 mil euros" passadapela Inspecção Geral das Finanças à Juntade Freguesia da Ericeira, a propósito da utilizaçãopor esta de óleos reciclados como combustível para oscarros de recolha de lixo. A multa foi aplicada com o argumento deque a freguesia, ao "deixar de comprar combustíveis fósseis"estava a lesar o Estado em perda de receitas fiscais.

Artigo | 29 de April

João PachecoDepois de ter sido convidado com váriosdias de antecedência a participar do programa Prós eContras, da RTP, o jornalista João Pacheco, dos PrecáriosInflexíveis, foi avisado ao chegar que afinal já nãopodia falar no programa dedicado ao novo código de trabalho deontem à noite. Quando ainda assim tentou intervir, foiconvidado a sair, tendo a apresentadora, Fátima CamposFerreira, dito que ele não fora convidado. Os restantesmembros dos Precários Inflexíveis presentes tambémabandonaram o programa.

Leia o relato do sucedido no blogue dosPrecários Inflexíveis.

Artigo | 29 de April

Gianni AlemannoGianni Alemanno, do partido AliançaNacional, de inspiração neofascista, foi eleitopresidente da Câmara de Roma ao derrotar no segundo turno umadversário da coligação de centro-esquerda quegovernou a cidade nos últimos 15 anos. Alemanno obteve 53,6%dos votos. A vitória do aliado de Silvio Berlusconi estáa ser definida como um terremoto pela imprensa italiana.

Artigo | 29 de April

Cerâmica TorreensePedro Jorge é electricista daCerâmica Torreense, em Torres Vedras. No dia 28 de Janeiro, foiconvidado a participar no programa da RTP Prós e Contras edisse que não recebe aumento desde 2003. Dois meses depois,recebeu da empresa uma nota de culpa com vista ao despedimento, porcausa do que disse. Ontem, uma centena de sindicalistas concentrou-seem solidariedade, exigindo o arquivamento do processo.

Artigo | 29 de April

Professores concentram-se em frente ao Ministério da Educação durante um protesto sobre o entendimento entre a Plataforma Sindical e o Ministéro da Educação promovido pelo Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, 28 de abril de 2008. MANUEL DE ALMEIDA / LUSAMais de 500 professores protestaram na noite de segunda-feira em frente ao Ministério da Educação,em Lisboa, empunhando bandeirinhas pretas em que se lia "Aministra chumbou!" e "Assim não se pode ser professor".O protesto foi convocado pela Fenprof contra o estatuto da carreiradocente, a avaliação e o novo modelo de gestãodas escolas.

Artigo | 29 de April

Mercado de CabulO forte aumento no preço dosalimentos, especialmente da farinha, desencadeou distúrbios esaques em varias cidades do Afeganistão. Na semana passada,manifestantes bloquearam a principal estrada que une a cidade deJalalabad, no leste, com a capital Cabul e exigiram do governo queimponha o controle de preços. Nos mercados de Kunduz e nosarredores de Cabul, os comerciantes denunciaram que os clientesroubaram sacos de farinha.

Por Anand Gopal, de Cabul para aIPS

Artigo | 29 de April

Manuela Ferreira LeiteA ex-ministra das FinançasManuela Ferreira Leite formalizou a sua candidatura àliderança do Partido Social Democrata num discurso em quepediu: "Não esperem de mim uma campanha com espectáculoque não sei fazer". Referindo-se à crise do PSD, que,disse, se "deixou enlear numa teia de sucessivas crises internasque o debilitaram e reduziram a sua respeitabilidade perante o país",alertou que "os portugueses começam a já nãonos ouvir", e afirmou ter sido movida por "um sentido deresponsabilidade".

Artigo | 29 de April

Caças F-16 israelitasNo dia 6 de Setembro do ano passado,quatro aviões israelitas invadiram o espaço aéreosírio e bombardearam um local a cercade 90 milhas a norte da fronteira com o Iraque. Apesar de se tratar de um acto de guerra, o governo de Israel nãofez qualquer declaração sobre o assunto. A Síria denunciou ainvasão, mas nos dias que se seguiram multiplicou asinformações contraditórias: negou obombardeamento, depois admitiu que existira mas disse que nãoatingira nada, e só dias depois o presidente Bashar Assadreconheceu que houvera instalações bombardeadas.