You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de April

O LSD seria proibido em 1966

Albert Hoffman, o químico suíço que descobriu o LSD, faleceu esta terça feira com 102 anos, vítima de ataque cardíaco, segundo informou um comunicado divulgado pela Associação Multidisciplinar para Estudos Psicadélicos. Nascido em 11 de janeiro de 1906, Hoffman descobriu o LSD (dietilamida do ácido lisérgico, que se tornaria a substância predilecta da contracultura "hippye" dos anos 1960) quando uma pequena quantidade da substância caiu na sua mão durante um experiência em laboratório, em 1943.

Artigo | 30 de April

Louçã acusou Sócrates de governar para os poderososNo debate parlamentar desta quarta feira com o governo, o Bloco de Esquerda questionou as medidas do governo para combater a precariedade laboral. José Sócrates reagiu colocando uma série de perguntas a Francisco Louçã, que o viria a acusar de tentar legitimar a generalização dos recibos verdes, aplicando "uma multinha" pela sua utilização. Veja também os vídeos deste debate.

Artigo | 30 de April

Greve começa na quarta feira e continua na sexta

Os funcionários dos CTT iniciam nesta quarta feira uma greve que poderá afectar os serviços centrais, de atendimento e distribuição de correio. A greve foi convocada por cinco sindicatos representativos dos trabalhadores dos CTT e será retomada na sexta-feira, incidindo no tratamento e transporte da correspondência e abrangendo trabalhadores cedidos a outras empresas.

Artigo | 30 de April

Apenas 18 dos 400 trabalhadores da Yazaki ficam com emprego

A unidade de Gaia da Yazaki Saltano encerra neste final de mês a sua actividade e, segundo informações veiculadas pelos sindicatos, "é residual o número de trabalhadores que têm novo emprego", apesar das promessas feitas pelo Governo, autarquia e empresas privadas. Este despedimento colectivo abrangeu 382 trabalhadores da unidade de Gaia, tendo a empresa transferido 18 para o pólo de Ovar.

Artigo | 30 de April

Revendedores dizem que o aumento não se justifica

Os preços dos combustíveis vão aumentar à meia-noite desta quarta feira pela décima quarta vez em apenas quatro meses. O aumento será de 3 cêntimos para o gasóleo e de 2,1 cêntimos a gasolina sem chumbo de 95 octanas, segundo informação veiculada pela Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis, que considera o aumento "escandaloso". O governo anunciou que vai pedir à Autoridade da Concorrência que investigue o caso, mas a AdC esclarece que já o estava a analisar desde Março.

Artigo | 30 de April

Bloco quer mais justiça no acesso às reformas - Foto de Paulete Matos

O Bloco apresentou algumas propostas para corrigir as actuais desigualdades no acesso à reforma em Portugal, que prejudicam quem trabalhou toda a vida. “O que o Bloco de Esquerda quer é o reconhecimento de que uma vida inteira de trabalho dá, por si só, o direito à reforma”, explicou Francisco Louçã. Para o BE, 40 anos de trabalho devem ser suficientes para se ter direito à reforma.

Artigo | 30 de April

A linha do Tua vai ser submergida pela barragemO Bloco de Esquerda apresenta esta quarta feira na Assembleia da República uma proposta de resolução que visa suspender a decisão governamental de construir dez novas barragens em território nacional. Em particular, o Bloco propõe que o governo recue na decisão de construção de três dessas barragens (Foz Tua, Fridão e Baixo Sabor). Na semana passada, o BE já tinha apresentado outra proposta na área do aproveitamento energético, no sentido de rejeitar a incorporação de 10% de biocombustíveis nos transportes exigida pela União Europeia.

Artigo | 30 de April

Francisco Loução encontrou-se com trabalhadores de 3 empresas com problemas

O Coordenador da Comissão Política do Bloco de Esquerda esteve esta terça feira em Matosinhos, reunido com trabalhadores de várias empresas. Durante a manhã Francisco Louçã encontrou-se com um conjunto de maquinistas da TRANSDEV (empresa ao serviço da Metro do Porto) e na parte de tarde o deputado do BE manteve encontros com as Comissões de Trabalhadores da EFACEC e da UNICER, cuja administração da UNICER impediu que o encontro se realizasse nas instalações da empresa.

Artigo | 30 de April

Campo de arroz na Indonésia. Foto de Kurnasawa, FlickR O secretário-geral da ONU, BanKi-moon, anunciou que as Nações Unidas vão criarum grupo de emergência para apresentar soluçõescoordenadas face à crise provocada pelo aumento dos preçosdos alimentos no mercado internacional. Os preços de alimentoscomo arroz, grãos, óleo e açúcar estãopelo menos 50% mais altos do que há um ano. A ONU estima que100 milhões de pessoas já foram atingidas pela recenteescalada de preços em todo o mundo, e o Programa Mundial deAlimentos diz que vai precisar de mais U$ 755 milhões este anosó para atender às pessoas que precisam de ajuda.

Artigos Opinião Esquerda | 30 de April

A notícia é devastadora: " Chumbos no básico e secundário custam mais de 600 milhões de euros por ano", titulam os jornais. A porta-voz do escândalo é a ministra da educação.

Artigo | 29 de April

Luís FazendaO deputado Luís Fazenda, líder parlamentar doBloco de Esquerda, pediu a três ministros explicaçõessobre a "incompreensível multa de 7 mil euros" passadapela Inspecção Geral das Finanças à Juntade Freguesia da Ericeira, a propósito da utilizaçãopor esta de óleos reciclados como combustível para oscarros de recolha de lixo. A multa foi aplicada com o argumento deque a freguesia, ao "deixar de comprar combustíveis fósseis"estava a lesar o Estado em perda de receitas fiscais.

Artigo | 29 de April

João PachecoDepois de ter sido convidado com váriosdias de antecedência a participar do programa Prós eContras, da RTP, o jornalista João Pacheco, dos PrecáriosInflexíveis, foi avisado ao chegar que afinal já nãopodia falar no programa dedicado ao novo código de trabalho deontem à noite. Quando ainda assim tentou intervir, foiconvidado a sair, tendo a apresentadora, Fátima CamposFerreira, dito que ele não fora convidado. Os restantesmembros dos Precários Inflexíveis presentes tambémabandonaram o programa.

Leia o relato do sucedido no blogue dosPrecários Inflexíveis.

Artigo | 29 de April

Gianni AlemannoGianni Alemanno, do partido AliançaNacional, de inspiração neofascista, foi eleitopresidente da Câmara de Roma ao derrotar no segundo turno umadversário da coligação de centro-esquerda quegovernou a cidade nos últimos 15 anos. Alemanno obteve 53,6%dos votos. A vitória do aliado de Silvio Berlusconi estáa ser definida como um terremoto pela imprensa italiana.

Artigo | 29 de April

Cerâmica TorreensePedro Jorge é electricista daCerâmica Torreense, em Torres Vedras. No dia 28 de Janeiro, foiconvidado a participar no programa da RTP Prós e Contras edisse que não recebe aumento desde 2003. Dois meses depois,recebeu da empresa uma nota de culpa com vista ao despedimento, porcausa do que disse. Ontem, uma centena de sindicalistas concentrou-seem solidariedade, exigindo o arquivamento do processo.

Artigo | 29 de April

Professores concentram-se em frente ao Ministério da Educação durante um protesto sobre o entendimento entre a Plataforma Sindical e o Ministéro da Educação promovido pelo Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, 28 de abril de 2008. MANUEL DE ALMEIDA / LUSAMais de 500 professores protestaram na noite de segunda-feira em frente ao Ministério da Educação,em Lisboa, empunhando bandeirinhas pretas em que se lia "Aministra chumbou!" e "Assim não se pode ser professor".O protesto foi convocado pela Fenprof contra o estatuto da carreiradocente, a avaliação e o novo modelo de gestãodas escolas.

Artigo | 29 de April

Mercado de CabulO forte aumento no preço dosalimentos, especialmente da farinha, desencadeou distúrbios esaques em varias cidades do Afeganistão. Na semana passada,manifestantes bloquearam a principal estrada que une a cidade deJalalabad, no leste, com a capital Cabul e exigiram do governo queimponha o controle de preços. Nos mercados de Kunduz e nosarredores de Cabul, os comerciantes denunciaram que os clientesroubaram sacos de farinha.

Por Anand Gopal, de Cabul para aIPS

Artigo | 29 de April

Manuela Ferreira LeiteA ex-ministra das FinançasManuela Ferreira Leite formalizou a sua candidatura àliderança do Partido Social Democrata num discurso em quepediu: "Não esperem de mim uma campanha com espectáculoque não sei fazer". Referindo-se à crise do PSD, que,disse, se "deixou enlear numa teia de sucessivas crises internasque o debilitaram e reduziram a sua respeitabilidade perante o país",alertou que "os portugueses começam a já nãonos ouvir", e afirmou ter sido movida por "um sentido deresponsabilidade".

Artigo | 29 de April

Caças F-16 israelitasNo dia 6 de Setembro do ano passado,quatro aviões israelitas invadiram o espaço aéreosírio e bombardearam um local a cercade 90 milhas a norte da fronteira com o Iraque. Apesar de se tratar de um acto de guerra, o governo de Israel nãofez qualquer declaração sobre o assunto. A Síria denunciou ainvasão, mas nos dias que se seguiram multiplicou asinformações contraditórias: negou obombardeamento, depois admitiu que existira mas disse que nãoatingira nada, e só dias depois o presidente Bashar Assadreconheceu que houvera instalações bombardeadas.

Artigo | 28 de April

João Cordeiro e José SócratesEm entrevista ao jornal Expresso, de Sábado 26 de Abril, o
presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF), João Cordeiro, diz que o
primeiro ministro José Sócrates "manteve uma atenção muito especial para com o
sector" e que, "em fases decisivas, soube mostrar o carinho, o interesse e a
avaliação positiva do sector". O presidente da ANF considera que o PCP é o
partido que melhor compreende o sector das farmácias.

Artigo | 28 de April

Câmara Municipal de LisboaO Presidente da CML, António Costa, e os representantes de três sindicatos (STML, STAL e SINTAP) assinaram o acordo para a integração dos trabalhadores precários, que têm um efectivo vínculo laboral à autarquia, mas que trabalham a recibo verde, sendo de facto "falsos recibos verdes". Pelo acordo, é constituído um Tribunal Arbitral que irá definir a situação de cada trabalhador. Os cerca de 800 trabalhadores que se encontram nessa situação têm agora 90 dias para aderir a este processo e subscrever a "convenção de arbitragem".

Pages