You are here

Pesquisar

Artigo | 21 de March

Foto Arimoore/FlickrA análise dos processos de construção identitária de um grupo de mulheres residentes no Norte do país revela que o estigma continua a ser um aspecto central da dificuldade em lidar com a experiência homo-erótica na primeira pessoa.

Por Ana Brandão, publicado na revista Vírus.  

Artigo | 21 de March

Até o Estado tem dinheiro em off-shores...Em dez anos aumentou mais de dez vezes o valor dos capitais que são retirados do país para contas nos paraísos fiscais. São os particulares, e só a seguir as seguradoras e bancos, que mais os usam. Mas até o Estado tem mais de 150 milhões de euros aplicados nestas zonas à margem da lei. O ministério das Finanças não comenta esta notícia que surge menos de 10 dias depois do PS ter chumbado uma lei do Bloco que obrigava ao registo dos movimentos transfronteiriços de capitais.

Artigo | 21 de March

Foto Filipe Dâmaso Saraiva/FlickrA confusão no processo de avaliação dos professores continua a crescer. Há escolas que suspenderam todo o processo, outras que nem sequer o chegaram a calendarizar, e muitas a pedir que seja o ministério a tomar essa iniciativa. No meio da guerra estão os professores contratados, que a Fenprof considera "reféns" da estratégia do ministério, sujeitos a pressões nas escolas para que aceitem ser avaliados.

Artigo | 21 de March

Plano para barragem no TejoDoze organizações ambientais juntaram-se numa carta ao presidente da Comssão Europeia para deixar um alerta a Durão sobre o andamento do plano que prevê construir doze barragens em Portugal. Os ambientalistas dizem que o plano vai custar mais de mil milhões de euros para uma produção de electricidade equivalente a 3.3% da energia consumida em Portugal e que apenas diminui em 1% a emissão de gases com efeito de estufa.

Artigo | 21 de March

Foto haydnseek/FlickrNa próxima quinta-feira, o Bloco de Esquerda leva ao parlamento duas propostas para mudar as regras do divórcio em Portugal, criando o divórcio a pedido de um dos cônjuges e reduzindo os prazos de separação exigidos para obter o divórcio. É o regresso de um debate que no ano passado dividiu o Partido Socialista, com a disciplina de voto a obrigar ao chumbo da proposta e a prometer uma solução que nunca chegou para mudar uma lei que já não faz sentido.

Artigos dossier | 21 de March

A doutrina - não perder tempo com o que se faz mal - percebe-se melhor quando é remunerada. Precisamente, Vitalino Canas é um assalariado da associação das Empresas de Trabalho Temporário, que o nomearam "provedor do trabalho temporário".
Opinião de Jorge Costa.